20.6 C
Uberlândia
sábado, maio 11, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiNematoides: diagnose começa no campo

Nematoides: diagnose começa no campo

Thiago Feliph Silva Fernandes
thiago.feliph@unesp.br
Engenheiro agrônomo e mestre em Produção Vegetal – Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Lucas Guilherme Araujo Soares
Vinicius Lima Cardoso
Graduandos em Engenharia Agronômica – Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Crédito: Mário Inomoto

Os nematoides presentes nos solos brasileiros afetam diversas culturas, com prejuízos aproximados de R$ 35 bilhões por ano, de acordo com a Sociedade Brasileira de Nematologia (SBN).

Se não forem tomadas medidas de controle, pode haver grande proliferação desses patógenos, o que é um problema critico na produção agrícola, tendo em vista que, ao se alimentarem do sistema radicular das plantas, a absorção de água e nutrientes fica comprometida.

Danos

Os nematoides causam inúmeros prejuízos para a horticultura, no início destruindo as radicelas das plantas e, posteriormente, em um caso mais grave e sem a tomada de medidas de controle, parasitando todo o sistema radicular das plantas cultivadas.

Isso implica em uma reação em cadeia, tendo menor absorção ou quase nenhuma de água e nutrientes, comprometendo o desenvolvimento vegetativo e, dessa forma, a fotossíntese.

Plantas atacadas

Segundo a Embrapa, o nematoide-das-galhas, Meloidogyne incognita, é uma das espécies mais comumente relatadas causando danos em HF. Possui ampla gama de hospedeiros, que incluem principalmente hortaliças da família das solanáceas, como pimentão, jiló, berinjela e tomate, além da cenoura e batata.

Principais espécies de nematoides

NematoideCulturas atacadas
Meloidogyne spp.Hortaliças tuberosas em geral: batata inglesa, batata yacon, cenoura, beterraba, inhame e gengibre.
  
Pratylenchus spp.Tubérculos em geral.
DitylenchusdipsaciAlho e cebola.
ScutellonemabradysInhame.

Diagnose e controle

A diagnose visual, em um primeiro momento, é difícil, sendo muitas vezes confundida com outros problemas, alguns de origem abiótica, como deficiência de nitrogênio ou déficit hídrico.

No entanto, algumas características, quando a lavoura é observada com cuidado, mostram o aparecimento de reboleiras, círculos bem delimitados em uma área de ocorrência do ataque dos nematoides.

A observação do sistema radicular é a melhor forma de diagnose, podendo ser observadas principalmente galhas e nódulos nas raízes, sendo um sinal bem claro do ataque.

Uma das formas mais eficientes de controle é a prevenção, adotando medidas como a rotação de culturas. Dessa forma, uma espécie em especifico hospedeira de determinada cultura não conseguirá atingir níveis populacionais suficientes para causar danos à cultura. 

Outras formas de controle se dão quando os organismos estão em altos níveis no solo, sendo usados microrganismos ou até plantas hospedeiras alopáticas, como a crotalária.

LEIA TAMBÉM:

ARTIGOS RELACIONADOS

Pragas e doenças da couve-flor: o manejo acertado

Os insetos-praga que atacam a couve-flor são comuns às outras brássicas.

PulsFOG: eficiência no controle de pragas

A PulsFOG é expositora na Hortitec há sete anos e estará apresentando a linha de termonebulizadores e atomizadores

Arroz melhora desenvolvimento com bioestímulo e controle de invasoras

Plantas mais sadias e colheita de grãos de melhor qualidade estão entre os diferenciais transferidos pela aplicação de novas soluções, destaca empresa

Manejo de pragas na cana

A cana-de-açúcar é uma das culturas mais importantes no mundo e cada vez mais o sucesso e aumento na produção é atribuído ao uso de controle biológico no seu cultivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!