24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosCooxupé lidera ranking ESG entre cooperativas de todo o Brasil

Cooxupé lidera ranking ESG entre cooperativas de todo o Brasil

Café – Créditos: shurtterstock

Melhores e Maiores da Exame 2021 levou em consideração práticas ambientais, sociais e de gestão e cooperativa alcançou nota 10

A Cooxupé é líder nacional no quesito ESG do ranking de Melhores e Maiores 2021 da Exame. Com nota dez em métricas relevantes de práticas ambientais, sociais e de responsabilidade corporativa, a empresa lidera o ranking de sustentabilidade das cooperativas do Brasil.

Neste ano, o ranking de Melhores e Maiores mudou para comportar o conceito ESG, com 21 questões relacionadas ao tema nas empresas, sendo sete ambientais, sete Sociais e sete de Governança, a fim de compor a nota desse indicador.

Após a avaliação dos pontos, foi feita uma normalização dos dados dentro de cada um dos 18 setores, com notas que iam de 1 a 10. Assim, quanto maior a nota conquistada, melhor resultado na comparação com os pares do setor.

A Cooxupé levou a pontuação máxima, 10, por ter se destacado em relação às concorrentes do setor de Cooperativas em todos os critérios de análise. As outras duas empresas “nota 10” foram, a Gol, do setor de Transporte, Logística e Serviços Logísticos, e a AES Brasil, no setor de energia.

Os dados servem para a elaboração final do ranking de Melhores e Maiores, mas são notas que permitem, principalmente, a comparação de empresas e de setores em estágios diferentes de adoção de práticas Ambientais, Sociais e de Governança.

“Entendemos a relevância do ESG e reforçamos aos nossos cooperados de que este tripé já vem sendo cumprido na Cooxupé, analisando parâmetros e ações da cooperativa, de modo que a Cooxupé permaneça cada vez mais saudável e competitiva frente aos desafios e dinamismo do mercado. Isto nos traz solidez, com credibilidade reconhecida, pois somos uma cooperativa que cumpre seriamente os fatores de sustentabilidade ambiental, social e econômica”, diz o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo.

No resultado geral do Melhores e Maiores, a Cooxupé ficou na 7ª colocação entre as maiores cooperativas do Brasil. A metodologia da atual edição de Melhores e Maiores foi concebida e desenvolvida pelo Ibmec, que avaliou todas as companhias que estão no ranking deste ano

ARTIGOS RELACIONADOS

Como a densidade influi na produtividade dos cafezais

A cultura do café sofreu inúmeras modificações quanto à densidade de plantio (número de pés de café por hectare) com o passar dos anos.

Frutos verdes de café são mais sensíveis ao frio

Confira no artigo o panorama, as consequências e a recomendação para esse tipo de situação.

Fertilizantes enriquecidos aumentam a produtividade do cafeeiro

Daniela Andrade Mestre em Fitotecnia/Cafeicultura e coordenadora de operações agrícolas na Ac Café S.A daniela.agronomia@outlook.com João Paulo Teixeira Bacharel em Agronomia e supervisor de operações Agrícolas na Ac...

Ferrugem do cafeeiro – Qual a situação real?

A ferrugem é a doença mais grave e prejudicial na lavoura cafeeira. O ciclo de evolução da ferrugem, nas condições da cafeicultura brasileira, tem se mostrado bem definido, repetindo-se ano a ano. A doença evolui em função do clima, com aumento da infecção a partir de novembro/dezembro até abril/maio, com o “pico” acontecendo em julho/agosto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!