23.1 C
São Paulo
quinta-feira, janeiro 20, 2022
- Publicidade -
- Publicidade -
Inicio Revistas Grãos Ênfase em pesquisa impulsiona Satis na oferta soluções para o campo

Ênfase em pesquisa impulsiona Satis na oferta soluções para o campo

Café – Fotos: Shutterstock

A combinação de pesquisas e tecnologias nunca esteve tão presente nas rotinas do campo, especialmente quando o objetivo é promover soluções mais assertivas com impacto direto em produtividade e redução de custos. Conectada a este cenário de inovação, a Satis vem ampliando seu portfólio a partir de estudos voltados a diferentes culturas, demandas e características regionais. Exemplo disso são os produtos Vitaphol Soymax e o Tatic – este último, o grande lançamento da marca na temporada 21/22.

Conforme o CEO da Satis, Endrigo Bezerra, a oferta de novas soluções reforça a inovação como pilar principal na estratégia de negócio da marca, visando especialmente o desenvolvimento de tecnologias que facilitem a vida do produtor. “Estamos diante de um agronegócio cada vez mais dinâmico e a empresa vem acompanhando essa transformação. Ao identificar as demandas do campo como oportunidades, nossa cultura prioriza a promoção contínua de pesquisas que apontem soluções diferenciadas e sustentáveis ao mercado”.

Solução a base de cobre

Lançado em setembro, o Tatic é um fertilizante foliar elaborado a partir do cobre (Cu) para fortalecer as defesas naturais da planta e otimizar o manejo de lavouras. Por meio de uma técnica chamada “indução de resistência”, este elemento químico favorece o sistema imunológico natural das plantas, auxiliando os fungicidas no manejo das principais doenças. Isso reduz a possibilidade de gerar resistência dos microrganismos aos produtos – um desafio recorrente dos produtores. O Tatic ainda funciona como ativador ou componente de enzimas, atuando na fotossíntese e transpiração da planta, auxiliando na resistência a doenças.

O cobre é essencial ao funcionamento normal das células vegetais que participa de inúmeras reações bioquímicas e fisiológicas. No caso específico de algumas culturas como a soja, por exemplo, o elemento possui ainda mais influência na fixação de nitrogênio. O novo fertilizante é voltado a culturas como cerais, hortaliças, frutas, café e algodão.

Estudos recentes da empresa apontam que áreas tratadas com Tatic apresentaram uma média de 75% no manejo das doenças, frente aos 56% para lavouras que utilizaram apenas soluções tradicionais. Outro indicador refere-se ao índice de produtividade: áreas onde houve associação do uso de fungicidas com a aplicação do Taticrenderam 11 sacas a mais por hectare. Ou seja, maior assertividade resulta em mais eficácia, menos aplicações e, repectivamente, menor custo de produção.

Nutrição estratégica

Outro exemplo de nutrição estratégica voltada à produtividade no campo é o Vitaphol Soymax. Rico em cobalto, molibdênio, zinco e aminoácidos, o fertilizante mineral desenvolvido pela Satis para aplicação foliar garante às lavouras de soja proteção aos nódulos das raízes contra os efeitos de herbicidas, aumentando a absorção do nitrogênio. Além disso, o produto atua contra a fitotoxidade – provocada pelos herbicidas no metabolismo das plantas, especificamente na cultura da soja.

Estudos da empresa avaliaram primeiramente os efeitos visuais de fitotoxidez em áreas tratadas com o glifosato. Aos 10 dias após a aplicação, as plantas apresentavam uma percentual de 41% na escala de fitotoxidez (sintomas visuais), enquanto na área onde o glifosato foi aplicado junto com o Vitaphol Soymax este percentual foi de apenas 9,4%.

Nesta mesma pesquisa, o número de nódulos da raiz principal da soja na área com reforço nutricional foi em média 70% maior em relação à lavoura que recebeu somente glifosato. Sobre produtividade geral, os números foram ainda mais expressivos. Lavouras tratadas com Vitaphol Soymax em associação a outros insumos apresentaram rendimento de 61,9 sacas por hectare, frente à uma média de 49,4 alcançada em áreas que não receberam o produto.

“Desde a criação das moléculas iniciais até o lançamento destes novos produtos, desenvolvemos diversos estudos científicos, muitos deles em parcerias com organizações como universidades e consultorias regionais. A partir destes trabalhos, podemos constatar o alto potencial que tanto o Tatic quanto o Vitaphol Soymax possuem, a exemplo das outras soluções que integram o portfólio da Satis. São duas ferramentas que chegam para ajudar o produtor em demandas muito específicas”, comenta o gerente do Departamento Técnico da Satis, engenheiro agrônomo Aedyl Lauar.

Sobre a Satis

Com sede em Araxá (MG), a Satis é especializada em produtos de nutrição vegetal cuja principal característica é proporcionar uma absorção mais rápida para melhorar o rendimento das lavouras. Com soluções da raiz às folhas, seus produtos estão presentes em mais de 80% do território nacional. A empresa trabalha com tecnologia própria para o desenvolvimento de soluções especialmente em lavouras como milho, café, soja, feijão, trigo, arroz, algodão e HF. Esses produtos são formulados com combinações e dosagens diferentes de nutrientes com o objetivo de garantir a saúde da planta, contribuindo para seu ganho de produtividade.

Nos últimos cinco anos, a Satis intensificou a realização de pesquisas em lavouras de todo o País para entender as principais carências de cada uma das culturas e, desta forma, desenvolver produtos específicos. A estratégia tem dado certo. A empresa com capital 100% nacional registrou neste período crescimento médio de 19% ao ano, chegando a 43% somente em 2020 – desde 2012, a empresa cresceu cinco vezes em faturamento. O desempenho foi atingido a partir de duas frentes: desenvolvimento contínuo de novos produtos diferenciados que atendam às demandas do campo e abertura de novos mercados, a partir da busca de novos parceiros.

Acompanhe a Satis no Instagram: @satisnocampo

Inicio Revistas Grãos Ênfase em pesquisa impulsiona Satis na oferta soluções para o campo