A Copercampos realizou no dia 04 de dezembro, no Galpão Crioulo, em Campos Novos/SC, o tradicional jantar com os associados multiplicadores de sementes de soja e trigo. O evento celebrou o sucesso da safra 2023/2024 e marcou a distribuição dos valores do Programa de Bonificação de Sementes, que neste ano ultrapassaram os R$ 16 milhões.
Na safra 2023/2024, a Copercampos produziu mais de 1,3 milhão de sacas de 40 kg de sementes de soja, com a multiplicação de 68 cultivares realizada por 470 agricultores. A quebra de produção foi de 36,6%, devido aos impactos climáticos. Em relação à produção de sementes de trigo, foram produzidos 100 mil sacos na safra 2023.
Durante o evento, o Diretor Executivo, Laerte Izaias Thibes Júnior, apresentou os números da safra e destacou o comprometimento de todos os elos da cooperativa na busca por resultados de excelência. O diretor também apresentou as projeções para a safra 2024/2025.
A Copercampos planeja produzir mais de 2,2 milhões de sacas de sementes de soja, com 54,5 mil hectares inscritos como campos sementeiros e o envolvimento de 24 filiais, 70 técnicos de campo e mais de 500 agricultores associados. Atualmente, a cooperativa colabora com 13 empresas detentoras de tecnologias de sementes de soja e trigo, fortalecendo sua posição como referência no mercado.
O Diretor Presidente Luiz Carlos Chiocca agradeceu a contribuição dos associados para alcançar os resultados na safra. “O Programa de Bonificação de Sementes é mais uma prova do reconhecimento ao trabalho e à dedicação dos agricultores que, safra após safra, contribuem para fortalecer este negócio tão importante para a cooperativa”.
Os valores referentes ao Programa de Bonificação 2022/2023 serão creditados nas contas dos multiplicadores de sementes em 17 de dezembro. Além das sementes de soja e trigo, a Copercampos também produz sementes de aveia branca, aveia preta, triticale, azevém, centeio, nabo forrageiro, capim-sudão e milheto.
Evento carbono neutro
O jantar do programa foi evento carbono neutro. Isso significa que as emissões de Gases de Efeito Estufa associadas a ele foram quantificadas e, posteriormente, compensadas com a compra de créditos de carbono. Assim, a Copercampos neutralizou o impacto climático do evento, demonstrando publicamente e perante seus associados o compromisso com a sustentabilidade e o futuro do planeta. As fontes de emissão identificadas incluíram o deslocamento da equipe organizadora e dos participantes, o consumo de energia elétrica do local onde o evento foi realizado e os resíduos gerados.
Palestra especial e sorteio
O evento contou ainda com uma palestra de Alexandre Weimer, empreendedor e investidor, que trouxe uma reflexão sobre as dinâmicas do mercado com o tema: “O mercado não vai mudar por você; ele muda o tempo todo por ele mesmo”. A apresentação proporcionou debates valiosos para os agricultores adaptarem suas estratégias frente às constantes transformações do setor.
Em um momento especial de confraternização, a Copercampos sorteou uma viagem com pescaria em Paso de La Patria, na Argentina. 16 associados foram contemplados e terão a oportunidade de viver uma experiência única de lazer e integração. Os ganhadores foram: Darci Nicolau Berwig; Matheus Josué Nhoato; Robson Ribeiro Lopes; Márcia Ribeiro de Carvalho; Vinicius Rodrigues Spiazzi; Osni Amorin; Jhossefer Martins Chaves; Damares de Morais; Luiz Enio Cominetti Júnior; Sélio Hoffmann; Lucas de Almeida Chiocca; Jean Martendal; Agostinho Redante; Anildo Carvalho; Manuel Francisco Figueroa e Hérico Esmério de Oliveira. Os associados Ulisses Lemos França Júnior; Marcos Adriano Godel Chiochetta e Rudimar Osmar Neitzke ficaram como suplentes, em caso de desistências.
Fotos: Divulgação