25.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 25, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesCRAS Brasil expande sua atuação no agronegócio

CRAS Brasil expande sua atuação no agronegócio

Empresa passa a produzir e comercializar sementes próprias de amendoim com objetivo de ajudar a aumentar a qualidade da produção nacional. Expectativa é alcançar 16% desse mercado em cinco anos

CRAS Brasil
Plantação de amendoim da CRAS Brasil

A CRAS Brasil, líder nacional na exportação de óleo de amendoim com mais de 28% de participação, realizou um importante movimento de expansão dos seus negócios ao anunciar nesse mês o lançamento da Semente CRAS Agro. O início da produção e distribuição do novo produto, que segue rigorosamente os critérios e normas técnicas do RENASEM e do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), tem como objetivo atender às crescentes demandas dos produtores de amendoim por sementes certificadas e com alta pureza e taxa de germinação.

“Ingressar nesse mercado e começar a produzir as nossas próprias sementes de amendoim vai permitir o desenvolvimento das características ideais dos grãos que desejamos, com maior teor de óleo e resistência a pragas. Além disso, teremos mais independência e pleno controle sobre o processo, nos aproximando ainda mais dos produtores, proporcionando um atendimento melhor e assistência completa em campo”, comenta Rodrigo Chitarelli, diretor-presidente da CRAS Brasil.

Para produzir a sua própria semente, a CRAS Agro implantou um rigoroso controle de qualidade, que inclui testes de germinação e vigor do plantio até a chegada na empresa, de forma a assegurar que as características das sementes sejam preservadas. No total, foram investidos R$ 4,5 milhões para a construção de uma unidade de beneficiamento, tratamento e armazenagem de sementes, além de equipamentos e infraestrutura necessários para suportar a produção e a distribuição.

A Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) da CRAS Agro tem capacidade de produção 5.000 toneladas/ano, local onde a semente é separada e armazenada até a sua debulha, classificação, testes, tratamento e embalagem. Na primeira fase serão produzidas 800 toneladas/ano, com planos de expansão para atingir 2.000 toneladas/ano em dois anos, e gradativamente alcançar o volume total. “Esse crescimento será cuidadosamente planejado para assegurar uma multiplicação com qualidade e a satisfação dos produtores”, ressalta Chitarelli.

CRAS Brasil
Rodrigo Chitarelli, diretor-presidente da CRAS Brasil

Inicialmente, a venda e distribuição das sementes serão realizadas pela própria CRAS Agro junto aos seus produtores parceiros atuais, podendo se estender a novos interessados. Todos terão acesso à assistência em campo dos técnicos da empresa, para garantir o máximo aproveitamento do produto.

O lançamento da Semente CRAS Agro será promovido nos eventos de finalização e abertura da safra de amendoim, que acontecem, respectivamente, em junho e agosto. “Reservas já estão sendo realizadas para avaliar o potencial de vendas e planejar futuras ações de marketing. Esperamos um crescimento gradativo nas vendas, com perspectivas de atingir até 16% do mercado de sementes certificadas em cinco anos”, comenta Ilton Nomura, diretor industrial da CRAS Agro.

O desenvolvimento do projeto é fruto de anos de pesquisa em parceria com instituições renomadas, como o IAC e a Embrapa, que foram fundamentais para fazer com que as novas sementes CRAS Agro alcançassem, entre as diversas variedades testadas, os melhores índices de produtividade, resistência a pragas e tolerância ao estresse hídrico. O controle de qualidade rigoroso que evita qualquer mistura varietal e a formulação de tratamento, para garantir melhor germinação e vigor, foi desenvolvido em conjunto com a Syngenta.

ARTIGOS RELACIONADOS

Valor da Produção de 2016 fecha em R$ 527,9 bilhões

            Resultado se deveu principalmente à quebra de safra por razões climáticas O ano de 2016 encerrou com Valor Bruto da...

Farelo de amendoim conquista espaço na nutrição de ruminantes

Maior disponibilidade do produto durante o ano, menor custo e alta qualidade atraem pecuaristas e produtores de aves, suínos e peixes

Efeito da temperatura e do fotoperíodo no desenvolvimento do mofo preto da cebola

Leandro Luiz Marcuzzo leandro.marcuzzo@ifc.edu.br Jaqueline Cargnin Marques Fitopatologista - Instituto Federal Catarinense - IFC/Campus Rio do Sul Diversas doenças incidem sobre a cultura da cebola, entre elas o...

CRAS Agro lidera produção de óleo de amendoim

A empresa fechou 2023 na liderança nacional na exportação de óleo de amendoim, com mais de 27 mil toneladas comercializadas, alcançando 28,6% de market share, além de 42 mil toneladas de farelo de amendoim.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!