24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosCresce produção de abacates no Brasil

Cresce produção de abacates no Brasil

Irrigação tem colaborado com este incremento.

O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, estima que a produção de abacate no Brasil tenha crescido cerca de 38,59% entre 2017 e 2021, chegando hoje a ocupar 18,1 mil hectares.

Segundo a presidenta da Associação de Abacates do Brasil, Ligia Carvalho, entre janeiro e maio de 2023, cerca de 27,6 mil toneladas de abacate nacional e avocado passaram pela Ceagesp, maior centro de comercialização da fruta no País, onde se estima que seja comercializado cerca de 25% da safra brasileira.

Créditos: Shutterstock

Os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal são os que mais produzem a fruta, mas tem se expandido para outras áreas, como o Ceará, que se beneficia dos momentos de entressafra dos principais produtores brasileiros.

Inovações

Uma das tecnologias que vem contribuindo para este crescimento é a irrigação localizada, conforme afirma o agrônomo Carlos Barth, da área de suporte técnico da Rivulis, pois, segundo ele, a qualidade de um fruto com irrigação é melhor que de uma planta não irrigada”.

Barth defende que se aproveite o sistema de irrigação implantado para acrescentar os fertilizantes, porque traz redução de custos e melhora a performance da planta. Esta técnica, chamada de fertirrigação, propicia o fornecimento dos nutrientes às plantas de forma parcelada e de acordo com a necessidade dela sem aumento de custos pois não há tratores e implementos envolvidos nesta operação, “A produtividade pode crescer em até 30% quando se utiliza a fertirrigação”, afirma o agrônomo.

Irrigação

Para a cultura do abacate, ele recomenda o uso de microaspersores em combinação com sistemas automatizados de controle da irrigação e dispositivo para a injeção de fertilizantes, podendo-se também irrigar com gotejamento em solos de textura mais argilosa.

O especialista diz que faz parte do manejo atender a quantidade de água para o abacateiro, taxa de injeção de fertilizantes compatível com o manejo nutricional da cultura. Barth acrescenta que, em geral, independente se a cultura é exigente em água e nutrientes, sempre que houver controle da água, fornecendo somente a quantidade necessária, bem como um perfeito balanceamento dos nutrientes aplicados junto com a água de irrigação, não só a planta dará o melhor produto, mas também o meio ambiente agradecerá.

“Isso porque os fertilizantes não serão lavados, a água não fará erosões no solo e, com os fertilizantes veiculados junto com a água de irrigação, não haverá tráfego de máquinas compactando a terra e consumindo diesel”, finaliza.

Visão do produtor

Ricardo Muraoka dedica cerca de 140 hectares da Fazenda Glória, que fica em São Gotardo (MG), para a abacaticultura. A produção, segundo ele, é em torno de 23 a 25 toneladas por ano e a colheita começou em julho e vai até o ano seguinte.

“Tem fruto que fica no pé até um ano”, explica. Felipe Santos é o agrônomo responsável pela atividade e, conforme diz, uma das vantagens da irrigação é a de conseguir ficar com a fruta no pé o maior tempo possível. Ele diz, ainda, que em época normal irriga menor tempo e na época da florada ele aumenta, para dar sustento ao crescimento. “É uma ferramenta que nos ajuda muito na produção do abacate”, conclui.

ARTIGOS RELACIONADOS

Safra de algodão 2022/23 de MT pode ter recorde de produtividade

Especialistas que estarão presentes no XV Encontro Técnico Algodão, da Fundação MT, de 28 a 30 de agosto, em Cuiabá, afirmam que boa parte das lavouras do Estado vão alcançar mais de 300 arrobas por hectare.

Lichia: Bom investimento

A lichia (Litchi chinensis) é uma fruta de origem chinesa, adaptada a climas subtropicais.

Qualidade de mudas de cafeeiro

A implantação da lavoura cafeeira é uma das etapas mais importantes no planejamento da produção, pois em se tratando de uma cultura permanente ou perene.

Custos de produção agropecuária caem 6%

Os custos de produção de suínos e de frangos de corte sofreram uma queda significativa, superando os 6%, trazendo alívio para os produtores do setor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!