21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasCultivar flores comestíveis em casa une beleza, gastronomia e "plantoterapia"

Cultivar flores comestíveis em casa une beleza, gastronomia e “plantoterapia”

Flores Comestíveis – Foto: Divulgação

A campanha “Pratique Plantoterapia” foi criada pela linha de sementes Topseed Garden e incentiva a horta caseira como forma de se conectar com a natureza

A apresentação de um prato faz toda a diferença, mesmo que seja aquela combinação simples do dia a dia, já que antes do sabor, são os olhos que têm que ser conquistados. Num mundo que se volta cada vez mais para o natural, as flores comestíveis, como o amor-perfeito ou a capuchinha, têm atraído a atenção de chefes criativos e dão um toque gourmet até aos pratos feitos por cozinheiros de final de semana.

Em tempos de Covid-19, a jardinagem e o cultivo de hortas caseiras vêm ganhando cada vez mais espaço na casa dos brasileiros como uma forma de se reconectar com a natureza, produzir seus próprios alimentos e inserir uma alimentação variada, livre de defensivos e transgênicos na rotina diária. É o que defende a campanha “Pratique Plantoterapia”, criada pela linha de sementes Topseed Garden, da Agristar do Brasil, voltada para hobby e lazer.

O coordenador de Qualidade de Sementes da Agristar do Brasil e engenheiro agrônomo, Carlos Formoso, explica que no caso das flores comestíveis, o importante é saber quais flores conciliam beleza e sabor e, principalmente, de onde elas vêm. “Certamente não servem as compradas em floricultura, devido ao forte uso de defensivos químicos. Tampouco as ‘encontradas por aí’. Para estar totalmente seguro, o melhor é comer flores que você mesmo cultivou a partir de sementes ou de empresas especializadas no ramo. Só com elas você tem certeza da ausência de contaminantes, e ainda sente o enorme prazer de praticar jardinagem”.

As flores, além de tudo, fazem muito bem para a saúde. A capuchinha, por exemplo, é considerada uma planta medicinal com inúmeras funções, inclusive as de combater a depressão e ajudar na cicatrização de feridas. A maioria das flores comestíveis contém antioxidantes, como a vitamina C, flavonoides e antocianinas. Para saber qual contém o que, basta observar as cores: amarelo e vermelho indicam a presença de carotenoides; azul, roxo, lilás e vermelho estão ligados às antocianinas.

Muitas opções

Estas e muitas outras variedades de flores comestíveis estão presentes na linha Topseed Garden, disponíveis nos envelopes “Tradicional”, linha econômica, e Blue Line, com variedades especiais e maior quantidade de sementes, que trazem dicas de cultivo para cada tipo de produto e um QR Code que possibilita a consulta à ficha do produto e ao portal da empresa, onde há mais informações. 

Confira as informações das variedades disponíveis das linhas Tradicional e Blueline no site https://agristar.com.br/topseed-garden.

Acesse www.plantoterapia.com.br  e saiba mais!

Sobre a Agristar

Fundada em 1958, a Agristar é uma das maiores empresas do país na produção e comercialização de sementes de hortaliças e frutas. Atua no mercado profissional de horticultura com as linhas Topseed Premium, Topseed e Superseed, além da Topseed Garden voltada para o segmento de jardinagem, hobby e lazer. Para mais informações acesse www.agristar.com.br.

ARTIGOS RELACIONADOS

BASF expande Centros de Distribuição de Sementes

Como parte do compromisso de oferecer um serviço de excelência e sementes com a melhor ...

Marcas de sementes da Corteva Agriscience

A Pioneer® e a Brevant™ Sementes, marcas da Corteva Agriscience, marcam presença como patrocinadoras oficiais da quinta edição do Encontro Nacional da Cultura do Sorgo, organizado pela Fealq - Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz e realizado de forma virtual, nos dias 12 e 13 de janeiro, das 18h30 às 21h30.

Dessecação pré-semeadura para uma boa lavoura

AutoresLeandro Paiola Albrecht lpalbrecht@yahoo.com.br Alfredo Jr. Paiola Albrecht ajpalbrecht@yahoo.com.br Engenheiros agrônomos, doutores e professores – Universidade Federal do Paraná (UFPR) Enoir Cristiano Pellizzaro Engenheiro...

Isla Sementes apresenta inovações para o setor

  Há dez anos a Isla participa da Encontro de Hidroponia, ou seja, desde o início do evento. Para Cláudio Nunes Martins, gerente de vendas...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!