22.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosDefensivos biológicos são utilizados no controle de pragas e doenças?

Defensivos biológicos são utilizados no controle de pragas e doenças?

A agricultura orgânica é realizada sem a utilização de insumos sintéticos, radiação ionizantes e organismos geneticamente modificados. Para tanto, os produtores orgânicos utilizam estratégias como a rotação de culturas, cultivo mecânico, adubação verde, estercos animais, compostagem e novas tecnologias provenientes do controle biológico.

O manejo integrado de pragas, que utiliza os defensivos biológicos, reduz a população de pragas e doenças, mantendo essas populações em níveis aceitáveis de acordo com os princípios do sistema orgânico de produção agropecuária. Porém, de acordo com a legislação brasileira, para a comercialização dos produtos orgânicos, é necessário que seus insumos sejam certificados por órgãos credenciados pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A Koppert, líder em controle biológico no Brasil e no mundo, possui quatro produtos certificados pelo IBD, a maior certificadora da América Latina de produtos orgânicos e a única certificadora brasileira com credenciamento da Federação Internacional de Movimentos da Agricultura Orgânica (IFOAM). Esses biodefensivos são: Boveril, Metarril, Diplomata e Trichodermil, inseticidas e fungicida microgiológicos. Além disso, seus demais produtos também são indicados para esse tipo de cultivo.

Agricultura orgânica no Brasil e no mundo

De acordo com o diretor comercial da Koppert do Brasil, Gustavo Herrmann, o mercado de produtos orgânicos está crescendo muito no país e no mundo e é de extrema importância estar inserido nessa realidade. “Ajudamos a agregar valor aos produtos agrícolas, além de ajudarmos a agricultura a ser mais sustentável e em harmonia com a natureza”, explica.

Nos últimos anos, o número de produtores orgânicos registrados no Brasil triplicou. Segundo levantamento do MAPA, havia, em 2012, 5,9 mil produtores registrados e, em março de 2019, esse número chegou a 17,7 mil.

Dados da IFOAM, de fevereiro deste ano, mostram que o número global de produtores orgânicos chega a 3 milhões e estão distribuídos em 181 países. O levantamento também mostrou que a agricultura orgânica ocupou, em 2017, uma área de 69.8 milhões de hectares no mundo.

Em relação à área destinada para a agricultura orgânica, o Brasil ficou em terceiro lugar na América Latina com 1,1 milhão de hectares, atrás da Argentina (3,3 milhões de hectares) e do Uruguai (1,8 milhão de hectares), e em décimo segundo lugar no mundo.

Sobre a Koppert:

A Koppert Biological Systems está presente no Brasil desde 2011, quando iniciou seus primeiros registros. Atualmente, conta com duas modernas instalações fabris: a unidade de microbiológicos, localizada na cidade de Piracicaba, e a de macrobiológicos na vizinha Charqueada, ambas no estado de São Paulo.

A empresa possui infraestrutura completa para atender à crescente demanda do mercado agrícola por defensivos biológicos, tornando a agricultura brasileira mais sustentável, saudável e em harmonia com a natureza.

Com processos produtivos padronizados, seguros e altamente tecnificados, garante confiabilidade e qualidade dos seus mais de 15 produtos. A empresa conta ainda com departamento próprio de Pesquisa & Desenvolvimento para aperfeiçoamento de tecnologias de controle biológico para a agricultura tropical.

ARTIGOS RELACIONADOS

Bacillus spp. é um gênero de bactérias para muitas tecnologias

O gênero Bacillus spp. destaca-se como uma valiosa fonte de inovação para diversas tecnologias, oferecendo soluções biotecnológicas que impactam positivamente setores variados.

Aminoácido garante vigor e desenvolvimento vegetativo da batata

Douglas José Marques Doutor e professor de Olericultura e Melhoramento Vegetal da Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS. douglas.marques@unifenas.br   A batata é uma fonte cada...

Inoculante para fixação biológica de nitrogênio na cana

Nitrospirillum amazonense é uma espécie de bactéria encontrada na natureza que possui a propriedade de fixar nitrogênio do ar. Embora 78% do ar seja composto de nitrogênio, sua composição na forma de N2 é indisponível para as plantas. As bactérias que possuem um complexo enzimático denominado de nitrogenase transformam este N2 gasoso em NH3, por meio de um processo redutor.

Calagem – Recomendações para o repolho

O repolho pertence à espécie Brassica olerácea e duas variedades são as mais conhecidas no mercado nacional - são elas a B. oleracea L. var. capitata L. (Repolho Liso) e a B. oleracea L. var. sabauda Martens (repolho crespo). As formas mais conhecidas são alba (repolho branco) e rubra (repolho roxo).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!