Diversificar é preciso

0
9

Anna Carolina Abreu Francisco e Silvaannacabreufs@gmail.com

Igor Botega Junqueiraigorbotega@gmail.com

Graduandos em Agronomia – Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Letícia Silva Pereira BasílioDoutoranda em Agronomia/Horticultura – UNESPleticia.ufla@hotmail.com

Crédito Fábio Aquino

Na monocultura, a repetição de determinadas técnicas de manejo pode gerar danos, como a extração dos nutrientes do solo em grandes quantidades, o que promove desequilíbrio e esgotamento e acarreta o empobrecimento do solo; a diminuição e perda da biodiversidade presente na área e favorece a propagação e persistência de pragas e doenças, danos estes que podem promover a degradação definitiva do solo e consequente queda na produtividade.

Desta forma, buscar por novos sistemas de produção que possibilitem uma maior sustentabilidade é necessário. Exemplo deste tipo de técnica é o sistema de plantio direto (SPD) que tem como princípios básicos o não revolvimento do solo, a presença permanente de cobertura vegetal no solo e a rotação de culturas.

A rotação de culturas é uma técnica de manejo adotada pelos produtores associada ao SPD e consiste na busca pelo equilíbrio entre os atributos biológicos, químicos e físicos do solo a partir do uso de diferentes espécies em uma mesma área agrícola e em um mesmo período do ano.

O objetivo é reduzir os impactos ambientais e a exaustão do solo, podendo ainda minimizar a ocorrência de doenças, pragas e plantas daninhas e promovendo a diversificação da renda da propriedade.

Diversidade botânica

A seleção da espécie a ser adotada deve levar em conta sua diversidade botânica, nas quais é necessário adotar plantas com sistemas radiculares, hábitos de crescimento e exigências nutricionais diferentes umas das outras, para que ocorra a interrupção dos ciclos das pragas e doenças, além de reduzir os custos e aumentar a produtividade da cultura principal. 

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.