20.5 C
Uberlândia
sábado, novembro 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesDrone para agricultura é destaque no lançamento do Plano Safra 2024-2025

Drone para agricultura é destaque no lançamento do Plano Safra 2024-2025

Foto: Embrapa Soja

Uma solução de baixo custo que pode ser usada por pequenos produtores e que contribui com o controle biológico, em substituição da aplicação de agroquímicos, foi apresentada na manhã desta quarta-feira, dia 3 de julho, na programação de anúncio do Plano Safra 2024/2025, em Brasília (DF).

Desenvolvido em parceria entre a Embrapa e a empresa paulista BirdView, e o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o Orbio é um projeto de uso de drones com sistema de otimização de planos de voo, com dispenser para liberação de insetos, destinados ao combate de pragas e doenças, sem comprometer o meio ambiente.

A tecnologia foi uma das principais novidades da exposição, organizada na Praça dos Três Poderes. Os lançamentos do Plano Safra da Agricultura Familiar 2024-2025 e do Plano Safra 2024-2025 contou com a presença do presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, e ministros, entre eles o do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; da Agricultura, Carlos Fávaro, da Fazenda, Fernando Haddad; do Meio Ambiente, Marina Silva, além de autoridades e representações do setor e produtores rurais. Entre os dois lançamentos, o presidente da República conheceu a tecnologia de aspersão de instetos por drones, apresentada pela presidente da Embrapa, Sílvia Massruhá.

“Pragas e doenças agrícolas causam prejuízos financeiros de milhões por ano, por isso o controle biológico, que é um processo natural para mitigação de danos, com o apoio do uso de drones, é tão promissor e vantajoso para os produtores”, explica o pesquisador Lúcio Jorge, da Embrapa Instrumentação (SP), responsável pelo desenvolvimento da tecnologia dos drones. Entre as vantagens, além do baixo custo operacional, ele lembra a alta eficiência e o potencial de alcance da faixa de aplicação nas propriedades.

Segundo o pesquisador, o uso de drones é fundamental ainda na otimização do planejamento de rotas de cobertura para controle biológico, como a identificação da área de cobertura, determinação de distâncias, tipo de aplicação do agente biológico em uso, altitude de voo. Experimentos iniciais com o uso da tecnologia constataram redução no tempo de planejamento comparado aos planos gerados manualmente por um profissional, além da diminuição das possibilidades de erro humano, graças à automatização. O pesquisador lembra que, atualmente, softwares existentes no mercado não dispõem do recurso de otimização de rotas, com base em parâmetros configurados pelo usuário e exigem maior experiência do operador na geração dos planos de voo. 

De acordo com Jorge, a parceria com a BirdView possibilitou a conciliação de experiências na área para que o projeto fosse desenvolvido. “A empresa é especialista na aplicação com drones de biodefensivos para controle biológico de pragas desde 2015, licenciada no Brasil, África do Sul, Índia e México”, completou. O protótipo de produto está em fase final em testes em algumas fazendas e permitirá à empresa oferecer ao mercado um produto que aumentará a gama potencial de clientes, inclusive no âmbito de agricultura familiar.

Destaque para a Embrapa

Em sua fala durante a solenidade de lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/2025, o ministro Paulo Teixeira destacou a importância da Embrapa, citando a presidente Silvia Massruhá, e relacionou como exemplo a contribuição no setor leiteiro, contribuindo com as pesquisas relacionadas a melhoramento genético, recuperação de pastagens e aquisição de embriões.

Ao conhecer o projeto de dispersão de insetos para controle biológico por drones, o presidente Lula pediu informações sobre a acessibilidade dessa tecnologia aos produtores familiares. “O Plano Safra é uma ótima oportunidade para que as tecnologias da Embrapa cheguem a todos os produtores rurais”, declarou a presidente da Embrapa, Sílvia Massruhá. Para ela, as linhas de crédito também são um forte estímulo à adoção de práticas sustentáveis como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta.

ARTIGOS RELACIONADOS

EPAMIG inicia comercialização de sementes de café da safra 2022/2023

A disponibilização das sementes acontece, especialmente, no período de colheita, entre os meses de maio e agosto.

Safra de grãos 2022/2023 pode atingir 313 milhões de toneladas

Em segunda estimativa, especialistas apontam possível crescimento de 15,5% em relação à primeira pesquisa

Mercado do Milho: Panorama da semana (10/03)

O mercado apresenta estabilidade na semana que se encerra.

Estiagem e calor extremo exigem planejamento com soluções nutricionais

Períodos de estresse climático durante o verão podem afetar lavouras de ciclo curto, como a do milho, gerando perdas que podem ser evitadas com uma boa estratégia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!