21.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 15, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioEventosEficiência agronômica dos biodefensivos

Eficiência agronômica dos biodefensivos

Shutterstock

Os produtos biológicos são insumos agrícolas desenvolvidos a partir de organismos ou substâncias naturais, considerados ativos biológicos. Esses ativos agem com o objetivo de eliminar a praga alvo beneficiando o meio ambiente, permitindo a manutenção de insetos benéficos na lavoura – os chamados inimigos naturais – e diminuindo a dependência de aplicações constantes de outros produtos. Esse e outros assuntos foram abordados durante o whorkshop – Uso dos produtos biológicos no sistema de produção de café, na 25ª Edição da Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura (Fenicafé), de 05 a 07 de abril. Na ocasião, o engenheiro agrônomo Alexandre Pisoni, coordenador regional de Fitossanidade da SLC Agrícola, falou sobre os “Desafios dos biológicos on farm”.

“A ideia é instalar na própria propriedade uma biofábrica para multiplicação de microrganismos para uso próprio, seja como inoculante ou para controle de pragas e doenças”.

Pisoni garante que os biológicos já estão entre os pilares para o caminho da sustentabilidade. “A sociedade presa por alimentos saudáveis nas grandes culturas, por isso, nos últimos tempos o uso dos biodefensivos triplicou. Sem contar que são produtos mais baratos que os químicos, chegando a média de redução dos preços de cerca de 30%”.

O especialista explica que o uso dos biodefensivos na lavoura proporciona uma produção sem contaminação de solo, mantendo a qualidade do produto.  

Existem vários tipos de biofábricas de biológicos, que variam de caixa tanque, com um custo mais baixo, até os tanques de inox. “Na SLC estamos implantando um sistema de comodato, onde a empresa instala por sua conta todo sistema dentro da propriedade. Assim o produtor fica isento do alto custo inicial da biofábrica, tendo que arcar só com o custo de sua produção”

ARTIGOS RELACIONADOS

Adubação biológica é alternativa para redução de custo

  Camila Leite Santos Técnica em Florestas e Agropecuária, e graduanda em Engenharia Florestal na Universidade Federal de Lavras (UFLA) camila_leite96@hotmail.com A compactação vem trazendo diversos problemas...

Univap desenvolve processo inovador para melhorar a produção de biocombustíveis com bagaço de cana

O bagaço da cana-de-açúcar é um valioso recurso para a geração de energia limpa e está em estudo pela Universidade do Vale do Paraíba...

Bayer investe significativamente na agricultura tropical

  Empresa destinou cerca de R$ 22 milhões em seu centro de inovações no Brasil em 2015 Estratégia inclui uma abordagem inovadora para a agricultura tropical,...

Spodoptera frugiperda – Feijão em estado de alerta

As diferentes populações de insetos que ocorrem nos agroecossistemas apresentam grandes desafios na pesquisa de métodos de controle. Com a extensão das monoculturas, essas populações tornaram-se mais expressivas devido à grande disponibilidade de alimento, resultando no aumento populacional e consequentes perdas de produção e impacto econômico aos agricultores. Dentre os insetos-praga agrícolas, encontram-se o grupo das lagartas, que pertencem a diferentes famílias, de acordo com suas características.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!