13.6 C
Uberlândia
quarta-feira, maio 29, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosEficiência agronômica dos biodefensivos

Eficiência agronômica dos biodefensivos

Shutterstock

Os produtos biológicos são insumos agrícolas desenvolvidos a partir de organismos ou substâncias naturais, considerados ativos biológicos. Esses ativos agem com o objetivo de eliminar a praga alvo beneficiando o meio ambiente, permitindo a manutenção de insetos benéficos na lavoura – os chamados inimigos naturais – e diminuindo a dependência de aplicações constantes de outros produtos. Esse e outros assuntos foram abordados durante o whorkshop – Uso dos produtos biológicos no sistema de produção de café, na 25ª Edição da Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura (Fenicafé), de 05 a 07 de abril. Na ocasião, o engenheiro agrônomo Alexandre Pisoni, coordenador regional de Fitossanidade da SLC Agrícola, falou sobre os “Desafios dos biológicos on farm”.

“A ideia é instalar na própria propriedade uma biofábrica para multiplicação de microrganismos para uso próprio, seja como inoculante ou para controle de pragas e doenças”.

Pisoni garante que os biológicos já estão entre os pilares para o caminho da sustentabilidade. “A sociedade presa por alimentos saudáveis nas grandes culturas, por isso, nos últimos tempos o uso dos biodefensivos triplicou. Sem contar que são produtos mais baratos que os químicos, chegando a média de redução dos preços de cerca de 30%”.

O especialista explica que o uso dos biodefensivos na lavoura proporciona uma produção sem contaminação de solo, mantendo a qualidade do produto.  

Existem vários tipos de biofábricas de biológicos, que variam de caixa tanque, com um custo mais baixo, até os tanques de inox. “Na SLC estamos implantando um sistema de comodato, onde a empresa instala por sua conta todo sistema dentro da propriedade. Assim o produtor fica isento do alto custo inicial da biofábrica, tendo que arcar só com o custo de sua produção”

ARTIGOS RELACIONADOS

Jaguacy Brasil lança Avocados em bowl colecionável em 6 divertidas versões

  Embalagens: Avocado Baby com 800g, Bowl exclusivo para colecionar com 500g e Avocado Clam Shell com 500g   Avocado Bowl A Jaguacy Brasil criou bowls...

Feijão guandu – Fonte de nitrogênio para as florestas

Elaine Bahia Wutke Engenheira agrônoma, doutora em Agronomia e pesquisadora científica do Instituto Agronômico " IAC, Centro de Grãos e Fibras ebwutke@gmail.com   Por estar adaptado aos solos...

Químicos e biológicos: Juntos para o sucesso na lavoura

O mundo agrícola vive hoje uma nova transformação: a expansão do uso de produtos biológicos em complementariedade a produtos químicos.

Algas favorecem pegamento de frutos do mamoeiro

Em função da importância econômica e da necessidade do aumento na produtividade e qualidade do produto final, novas tecnologias vêm sendo pesquisadas e adotadas pelos produtores. Entre as opções está o uso das algas marinhas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!