20.7 C
Uberlândia
sábado, novembro 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosEmbrapa destaca diferenciais de bioinsumo na Agrishow 2022

Embrapa destaca diferenciais de bioinsumo na Agrishow 2022

Divulgação

Imagine um produto capaz de mitigar os efeitos causados pela seca e também de conferir às lavouras propriedades que auxiliam no combate as altas temperaturas. A solução já existe e será apresentada em detalhes pela Embrapa Meio Ambiente, durante a Agrishow 2022, a ser realizada em Ribeirão Preto, entre os dias 25 e 29 de abril.

Trata-se do AURAS®, tecnologia da Embrapa em parceria com a NOOA Ciência e Tecnologia Agrícola, que tem como base uma rizobactéria isolada da raiz do mandacaru.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Dr. Itamar Melo, o isolado CMAA 1363, que é a única cepa de Bacillus aryabhattai validada pela Embrapa, apresenta propriedades que contribuem para o sólido desenvolvimento dos cultivos em momentos de estresse abióticos.  

“Os resultados, após 12 anos de pesquisas, comprovaram a eficácia da rizobactéria como base de um bioinsumo para aumentar a resiliência das lavouras e a capacidade de tolerar longos períodos de estiagem e altas temperaturas”, destaca o pesquisador da Embrapa.

Sistema radicular mais ativo – Glauco Bahia, Diretor de Desenvolvimento de Produtos da empresa brasileira NOOA, acrescenta que o AURAS® estimula a produção de um sistema radicular mais ativo, com maior volume de radicelas, e profundo, proporcionando maior absorção de água.

“O aumento de temperatura na planta acima de 30 °C já traz efeitos negativos na fotossíntese, o que afeta diretamente a produtividade. Com o AURAS®, o aproveitamento da água e sua absorção são maximizados, possibilitando a planta um melhor controle da temperatura foliar e, consequentemente, uma redução do estresse térmico, em comparação com as lavouras que não utilizam a solução da NOOA”, pontua Bahia.

O Diretor de Desenvolvimento de Produtos da NOOA acrescenta que o AURAS® propicia a produção de substâncias que reduzem o acúmulo de estresse nas células. “Com o estresse térmico ocorre a produção de compostos tóxicos resultantes do metabolismo oxidativo da planta. Se acumulados, esses compostos interferem em diversos processos, como, por exemplo, na atividade da fotossíntese da planta que, consequentemente, impacta a produtividade da lavoura. Com a aplicação do AURAS®, temos maior produção de substâncias protetoras”, explica.

Segurança no ambiente de produção – De acordo com Dr. Carlos Marcelo Soares, Diretor Técnico da empresa brasileira NOOA, a rizobactéria propicia outros importantes benefícios para os produtores rurais, por meio do produto AURAS®.

“Além de maior segurança no ambiente de produção, a solução da NOOA promove maior estabilidade do ambiente biológico do solo e otimiza o uso de água da planta, possibilitando a expressão do potencial das lavouras”, explica.

Avaliações de campo comprovam o excelente desempenho do AURAS® após períodos de estiagem. “O uso da tecnologia permitiu que as plantas inoculadas percebessem o efeito da estiagem dias após as plantas da área sem a tecnologia, contribuindo para o sólido desenvolvimento dos cultivos em que o AURAS® foi aplicado”, acrescenta o diretor da NOOA.

Outros estudos realizados pela NOOA em parceria com a Fundação MS apontam também a alta eficácia do AURAS® na redução do estresse hídrico do cultivo de milho, devido ao melhor desenvolvimento radicular, à retenção de água na planta e a produção de substâncias que protegem e hidratam o sistema radicular.

Para saber mais sobre o AURAS, acesse o e-book gratuito.

Sobre a NOOA

Fundada em 2016 e com sede em Patos de Minas (MG), a NOOA é uma empresa brasileira que nasceu e se desenvolveu à partir de soluções e tecnologias biológicas, com intuito de produzir e comercializar produtos biológicos.

Ao longo dos anos, a NOOA estabeleceu parcerias com renomadas instituições de pesquisa, como Embrapa Meio Ambiente, Embrapa Cenargen, Universidade Federal de Uberlândia e Instituto Biológico. Para saber mais, acesse

ARTIGOS RELACIONADOS

Sistemas pecuários sustentáveis é tema de Dia de Campo da Embrapa

Conheça práticas sustentáveis na pecuária.

MIP promove cafeicultura sustentável

Laila de Carvalho Henrique Coordenadora de Ensino e Extensão do Gefit - Universidade Federal de São João del Rei lailah94@gmail.com Gilberto Pereira Lopes Gabriela Diniz Amorim Assistentes...

Fosfito reduz o pH da calda de pulverização do cafeeiro

Wesley Devair Bittencourt Machini Engenheiro agrônomo da AgroBR Consultoria Agrícola wdevair@hotmail.com   O uso do fosfito na lavoura de café reduz o pH da água/calda de pulverização,item de...

Bancos de germoplasma: o que são? Para que servem?

Existem diversos bancos de germoplasma no mundo, que em geral são mantidos pelos governos dos países interessados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!