22 C
Uberlândia
sábado, novembro 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioAnimaisEmbrapa Pantanal oferece curso de coleta de sementes florestais e produção de...

Embrapa Pantanal oferece curso de coleta de sementes florestais e produção de mudas

 

Capacitação será realizada na primeira semana de setembro em Corumbá

 

Mudas produzidas no Pantanal de MS_Foto de Nicoli Dichoff
Mudas produzidas no Pantanal de MS_Foto de Nicoli Dichoff

Do dia primeiro (terça-feira) ao dia cinco (sábado) de setembro, a Embrapa Pantanal e parceiros irão oferecer o curso gratuito “Técnicas de coleta e conservação de sementes florestais, produção de mudas e restauração ecológica ” Bioma Pantanal”. A capacitação ” voltada para estudantes da área ambiental, técnicos agrícolas e produtores rurais da região dos assentamentos próximos a Corumbá (MS) ” deverá abordar técnicas para se coletar, conservar sementes e produzir mudas de espécies nativas dentro das exigências do novo Código Florestal.

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Pantanal e coordenadora do curso, Catia Urbanetz, a capacitação irá abordar os vários estágios da coleta e conservação de sementes: de que forma se realiza e qual é a época mais adequada para coletar o material, como se verifica o ponto de maturação, quais são os diferentes tipos de viveiros, as melhores formas de armazenamento e como selecionar as árvores que serão as matrizes fornecedoras. Segundo a pesquisadora, os alunos irão ter acesso a essas informações por meio de aulas teóricas e práticas.

Catia ressalta outros aspectos importantes a serem tratados no curso, como técnicas de recuperação florestal, produção de mudas de plantas apícolas (para fornecer recursos para as abelhas) e o Código Florestal brasileiro. “A lei do Código Florestal prevê que, em certas condições, os produtores precisam recuperar algumas áreas. E para essa recuperação, muitas vezes, eles vão precisar de mudas e sementes“, diz a pesquisadora. “Para evitar que se produza mudas e sementes na ilegalidade, a gente vai abordar essa questão da legislação também“.

Esta capacitação é uma atividade prevista no projeto especial “Soluções tecnológicas para adequação da paisagem rural ao Código Florestal Brasileiro“, conduzido pela Embrapa, que visa atender as possíveis demandas advindas da aplicação da lei do novo Código Florestal no país. “Este vai ser o primeiro curso e a gente pretende repeti-lo nos próximos dois anos. Em 2016, vão estar prontas as cartilhas sobre produção de mudas de, pelo menos, 30 espécies nativas do Pantanal. A gente vai poder passar o conteúdo dessas cartilhas para quem participar das próximas edições e essas pessoas vão poder agir como multiplicadores daí por diante“, finaliza a pesquisadora.

 Viveiro de mudas no Pantanal_Foto de Nicoli Dichoff

Serviço

O que: Curso gratuito “Técnicas de coleta e conservação de sementes florestais, produção de mudas e restauração ecológica ” Bioma Pantanal”

Quando: de 01 a 05 de setembro

Horário: de terça a sexta-feira, das 12h30 às 18h30. Sábado, das 08h30 às 12h30

Onde: escola Monte Azul, assentamento Taquaral ” Corumbá (MS)

ARTIGOS RELACIONADOS

Tomate Compack possui elevado potencial produtivo

A área total do mercado de tomate de mesa no estado de São Paulo corresponde a aproximadamente 3.500 ha. Desse valor, 2.100 ha são de tomate...

Uso de fosfitos de potássio em seringueira

  O uso de fosfitos de potássio aumenta a resistência a doenças devido à maior produção de fitoalexinas   O cancro da seringueira é causado principalmente...

Doenças em viveiros: Preocupação de produtores de eucalipto e seringueira

As principais doenças de viveiros de mudas são o oídio (Erysiphe) (eucalipto clonado), a mancha foliar de Cylindrocladium pteridis e outras espécies como: Cylindrocladium candelabrum, C. ilicicola, C. parasiticum, e C. quinqueseptatum.. Eucaliptus urophylla, E. citriodora, E. cloeziana e E. grandis (algumas procedências) as mais suscetíveis. Existem outras espécies associadas aos principais gêneros e espécies de eucalipto e também mogno.

Dia da Abelha: tecnologia contribui para preservação de agentes polinizadores aliados do agronegócio

Espécies que já eram consideradas fundamentais para o equilíbrio ecológico ganham importância ainda maior favorecendo aumento da produtividade agrícola

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!