24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesEstudo visa complementar as funções da planta

Estudo visa complementar as funções da planta

Rodrigo Mendes, chefe adjunto de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa/Meio Ambiente

“A agricultura se desenvolveu muito nos últimos 150 anos.  Quando combinamos tecnologia com genótipos melhores, aumentamos o rendimento”. É o que garante o Engenheiro Agrônomo Dr. Rodrigo Mendes, chefe adjunto de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa/Meio Ambiente –  que falou sobre a “Importância da preservação dos microrganismos do solo para o desenvolvimento das plantas”, durante a Fenicafé – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura, que se encerra hoje em Araguari, no Triângulo Mineiro. A palestra faz parte do workshop: “Uso de produtos biológicos no sistema de produção do cafeeiro”

Segundo Mendes, a falta de atenção do componente biológico pode ser um problema grave. “Se olharmos profissionalmente sabemos como manejar a química do solo. Existe uma expectativa com relação a isso. A dimensão biológica é sem dúvida muito mais complexa que a dimensão química”, detalha. Nesse contexto, o estudo do microbioma visa proteger as plantas contra doenças e também no processo de nutrição. “Os estudos da Embrapa usam a mesma técnica usada para o mapeamento do genoma humano, como ideia de criar uma extensão do genoma da planta”, explica, dizendo que são conhecidos apenas 1% de dos microbiomas existentes. “Os outros 99% são desconhecidos e ainda não sabemos para que serve. Os microbiomas vem para complementar as funções da planta” .

A Fenicafé é promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado com apoio da Embrapa Café.

ARTIGOS RELACIONADOS

Aplicação de aminoácido protege a alface do estresse

  Fernando Simoni Bacilieri ferbacilieri@zipmail.com.br Daniel Lucas Magalhães Machado danielmagalhaes_agro@yahoo.com.br Engenheiros agrônomos e doutorandos em Fitotecnia - ICIAG-UFU Roberta Camargos de Oliveira robertacamargoss@gmail.com Engenheira agrônoma e doutora em Fitotecnia A alface (Lactuca sativa)...

Silício reduz requeima em batata

Carla Verônica Corrêa Doutoranda em Agronomia " UNESP cvcorrea1509@gmail.com Luís Paulo Benetti Mantoan Doutorando em Ciências Biológicas (Botânica) " UNESP Pesquisa comprova que a aplicação foliar de silício na...

Superadensamento no cafeeiro: Justifica?

Durante muito tempo foi discutido entre os cafeicultores qual era o manejo mais vantajoso - com espaçamentos maiores entre plantas e entrelinhas (plantios menos densos) ou os espaçamentos menores (plantios adensados ou superadensados).

Genética – Tomate italiano x doenças foliares

O tomate se destaca como uma das hortaliças mais apreciadas pelo brasileiro, sendo cultivado, principalmente, nos Estados das regiões sudeste e centro-oeste. Atualmente, tem se observado a busca dos consumidores por produtos diferenciados com maior valor agregado, como o tomate do tipo italiano, destinado principalmente a um público mais exigente em qualidade e sabor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!