22.6 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesEstudos ajudam a mitigar os riscos com nematoides

Estudos ajudam a mitigar os riscos com nematoides

Nematoide – Crédito: Rayane G. da Silva

Dentre os problemas que podem prejudicar o crescimento das plantas de soja, os nematoides são os que, se o produtor não ficar atento, podem ter grande prejuízo. Monitorar frequentemente as áreas é fundamental. Identificar as espécies é outra ação necessária. Quantificar os nematoides também é importante. Com todo o diagnóstico em mãos é hora de decidir qual manejo deve ser adotado para diminuir as populações e evitar perdas de produção.

“Além do manejo com resistência varietal, químicos e biológicos, é importante adotar também conjuntamente as coberturas de solo. Todo cuidado para não disseminar ou evitar a disseminação dentro da fazenda, ou até de uma fazenda (área) para outra são necessários. A escolha dos materiais é um ponto fundamental e a utilização de técnicas eficientes para cada espécie é outra ferramenta que ajuda a ter maior controle dos nematoides”, explica Tatiane Zambiasi, Engenheira Agrônoma, Pesquisadora e Consultora da Agromax.

Muitas vezes os nematoides são considerados inimigos ocultos da lavoura, pois não são visíveis ao olho nú. Isso exige muita atenção, cautela e precaução do produtor e sua equipe. Se não for feito monitoramento constante e eficiente, pode se ter áreas com grandes perdas devido às altas populações dos nematoides.

De acordo com Tatiane, o ideal é mapear as áreas, assim como é feito com relação à fertilidade do solo. “Acredito que ainda temos muito a evoluir na parte genética, principalmente para o nematoide das lesões (Pratylenchus brachyurus); com os nematoides de cisto temos um desafio enorme com relação às raças, que cada vez mudam mais frequentemente e o produtor nem sempre tem essa informação; para o nematoide das galhas (Meloidogyne sp.) temos ainda poucos materiais resistentes.

Mas já evoluímos muito em produtos químicos e biológicos, coberturas e informações de manejo integrado. Cautela e fazer um mapeamento constante, é um bom caminho para quem não quer ter perdas por causa de nematoides.”

Segundo Tatiane, as chuvas contribuíram para a multiplicação dos nematoides nas lavouras de Mato Grosso, causando problemas mais severos em algumas propriedades. “Os nematoides de cisto e das lesões puderam ser vistos com muita frequência e a disseminação foi muito rápida e eficiente”, destacou a especialista.

ARTIGOS RELACIONADOS

São Paulo sedia pela primeira vez a Abertura Nacional do Plantio da Soja

Evento faz parte do Projeto Soja Brasil, iniciativa do Canal Rural em parceria com Aprosoja Brasil. Será na quinta, dia 22.

Controle das Formigas cortadeiras na agricultura orgânica

Autora Camila Rodrigues Alves Casarini Engenheira agrônoma casarini.ca@gmail.com No Brasil, as formigas cortadeiras do gênero Atta são conhecidas popularmente como saúvas e as Acromyrmex...

Qualidade de mudas de cafeeiro

A implantação da lavoura cafeeira é uma das etapas mais importantes no planejamento da produção, pois em se tratando de uma cultura permanente ou perene.

Soja + café: Integração de alto valor

Uma técnica que promete revolucionar a cafeicultura é a consorciação de café com soja ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!