Relatório da ProChile, instituição do Ministério das Relações Exteriores do Chile, constatou um aumento na exportação de vinho e alguns alimentos em 2020. A bebida chilena seja no tipo tinto ou branco se destaca. Em 2020, houve crescimento de 24% a mais de exportação de vinho envasado em relação a 2019, atingindo, no total, US$ 185 milhões de dólares.
A avelã chilena é outra iguaria que caiu no gosto do brasileiro e as vendas saltaram de US$ 1,32 milhão para US$ 10,43 milhões no comparativo com 2019, o que representa um acréscimo de 690%. “As exportações chilenas desse produto têm aumentado nos últimos anos, devido ao interesse que temos vistos nos importadores considerando a qualidade do produto e a proximidade para chegar ao mercado local”, analisa María Julia Riquelme, diretora comercial do ProChile Brasil.
Em relação às frutas, a ameixa desidratada puxou a alta registrando volume exportado de US$ 6,12 milhões em 2020 versus US$ 2,83 milhões em 2019, 116%. As maças frescas representaram vendas de US$ 36,81 milhões, alta de 111% na exportação, comparada com o ano anterior, e o kiwi FRESCO US$ 17,35 milhões, um aumento de 17%.
A cebola e o alho , elementos indispensáveis na cozinha do brasileiro, também se sobressairam. O volume de exportação da cebola chilena alcançou US$ 8,65 milhões versus US$ 5,78 milhões do ano anterior, com alta de 50%. O alho, por sua vez, registrou o maior crescimento dos últimos cinco anos com US$ 8,77 milhões versus US$ 3,58 milhões. A carne de porco também incrementou o volume de exportação totalizando US$ 4,03 milhões.
“O ProChile, diante da crise provocada pela pandemia da Covid-19, rapidamente se organizou para promover ações conectadas com o novo cenário, articulando encontros virtuais dos produtores com o mercado consumidor brasileiro. O resultado foi extremamente positivo, superando as expectativas”, explica a executiva.
Sobre ProChile
ProChile é uma instituição do Ministério das Relações Exteriores do Chile responsável por promover o fornecimento exportável de bens e serviços chilenos e contribuir para o desenvolvimento do país, por meio da internacionalização de empresas chilenas, da promoção da imagem do país, do investimento estrangeiro e do turismo.
Exportação de alimentos 2020
(milhões US$)
Produto | 2019* | 2020* | % |
Avelã | 1,32 | 10,43 | 690% |
Alho fresco | 3,58 | 8,77 | 145% |
Ameixa desidratada | 2,83 | 6,12 | 116% |
Maçã fresca | 17,45 | 36,81 | 111% |
Cebola | 5,78 | 8,65 | 50% |
Kiwi fresco | 14,80 | 17,35 | 17% |
Carne de porco | 3,74 | 4,09 | 8% |