Os produtos feitos à base de plantas consomem 96% menos água e 78% menos energia do que os tradicionais, o que tem contribuindo para a busca por alimentos saudáveis e com menor impacto ambiental pelos consumidores. Nesse cenário, a Fazenda Futuro, primeira foodtech da América Latina voltada à produção de carne à base de plantas sem nada de origem animal, acaba de anunciar o lançamento da sua primeira bebida à base de aveia, o Futuro Aveia.
O produto utiliza uma tecnologia diferenciada na enzima da aveia, que além de garantir mais sabor, trazendo uma bebida mais neutra, branca e cremosa, se aproximando do leite de vaca, é uma rica fonte de cálcio e fibras, sem lactose, livre de glúten e possui menor potencial alergênico do que o leite de vaca e até mesmo de outras bebidas vegetais, como as feitas à base de castanhas e oleaginosas. A bebida de aveia ainda tem a vantagem de ser a mais sustentável com um menor gasto de água em sua produção versus as demais bebidas vegetais.
No início do ano, a foodtech criou um calendário de sustentabilidade que incorpora o ESG como um de seus pilares estratégicos na jornada da empresa até 2025. A marca tem apostado no uso da tecnologia para auxiliar com o impacto das suas embalagens no meio ambiente. Em parceria com a eureciclo, a empresa promove a compensação ambiental de resíduos que coloca no mercado. Também em 2023, a Fazenda Futuro, lançou o projeto “Pack 2.0”, iniciativa que visa a troca das embalagens atuais, para um material 100% reciclável e reciclado feitos de PET PCR classificação #1. O objetivo é priorizar o uso de materiais reciclados e recicláveis. Com essas atualizações, a empresa inicia o projeto de inventário de carbono (escopos 1, 2 e 3) de toda a operação, desenvolvendo assim um plano de descarbonização com metas de neutralização da companhia como um todo.
A linha Futuro Aveia conta com cinco versões: Original, Baunilha, Chocolate, Barista e Receitas, um dos grandes diferenciais, possui apenas dois ingredientes (água e aveia), com sabor neutro e zero gordura, é para ser utilizada tanto em receitas doces quanto salgadas, sendo ideal para criar molhos, cremes, pudins, bolos e/ou qualquer preparação como substituto 100% vegetal para o leite de vaca. Três lançamentos da linha (Original, Baunilha e Receitas) já estão sendo disponibilizados em mercados que a Fazenda Futuro tem atuação com um valor médio de R$ 15,75. Já a versão Chocolate e a Barista, devem chegar às gôndolas em agosto.
Líder no mercado brasileiro na categoria plant-based com 44% de marketshare, segundo levantamento da Scanntech, a Fazenda Futuro entra no promissor mercado de laticínios vegetais, que deve crescer pelo menos 130% até 2025 (Tetrapack). “Estamos entrando em um novo ciclo de vida na empresa, Fazenda Futuro 2.0, e o nosso objetivo é nos tornar a fazenda do futuro. Seguindo nosso propósito de mudar a maneira que o mundo come, queremos revolucionar o setor fornecendo produtos no setor alimentício, de qualidade. A Fazenda Futuro está se transformando em um balcão único onde os consumidores podem encontrar tudo o que encontrariam em uma fazenda real, mas à base de plantas”, aponta Marcos Leta, fundador da startup. A ideia, segundo Leta, é continuar trabalhando mais inovações em produtos como mel, queijo, manteiga e iogurte, todos pensados com a mais recente tecnologia de ponta para produzir alimentos inovadores em textura e sabor.