20.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasFazenda Futuro lança bebida vegetal sustentável

Fazenda Futuro lança bebida vegetal sustentável

Futuro Aveia chega ao mercado em cinco versões; lançamento integra calendário sustentável da marca, que está apostando na tecnologia para reduzir impacto no meio ambiente.

Os produtos feitos à base de plantas consomem 96% menos água e 78% menos energia do que os tradicionais, o que tem contribuindo para a busca por alimentos saudáveis e com menor impacto ambiental pelos consumidores. Nesse cenário, a Fazenda Futuro, primeira foodtech da América Latina voltada à produção de carne à base de plantas sem nada de origem animal, acaba de anunciar o lançamento da sua primeira bebida à base de aveia, o Futuro Aveia.

Créditos: Divulgação

O produto utiliza uma tecnologia diferenciada na enzima da aveia, que além de garantir mais sabor, trazendo uma bebida mais neutra, branca e cremosa, se aproximando do leite de vaca, é uma rica fonte de cálcio e fibras, sem lactose, livre de glúten e possui menor potencial alergênico do que o leite de vaca e até mesmo de outras bebidas vegetais, como as feitas à base de castanhas e oleaginosas. A bebida de aveia ainda tem a vantagem de ser a mais sustentável com um menor gasto de água em sua produção versus as demais bebidas vegetais.
 

No início do ano, a foodtech criou um calendário de sustentabilidade que incorpora o ESG como um de seus pilares estratégicos na jornada da empresa até 2025. A marca tem apostado no uso da tecnologia para auxiliar com o impacto das suas embalagens no meio ambiente. Em parceria com a eureciclo, a empresa promove a compensação ambiental de resíduos que coloca no mercado. Também em 2023, a Fazenda Futuro, lançou o projeto “Pack 2.0”, iniciativa que visa a troca das embalagens atuais, para um material 100% reciclável e reciclado feitos de PET PCR classificação #1. O objetivo é priorizar o uso de materiais reciclados e recicláveis. Com essas atualizações, a empresa inicia o projeto de inventário de carbono (escopos 1, 2 e 3) de toda a operação, desenvolvendo assim um plano de descarbonização com metas de neutralização da companhia como um todo.

A linha Futuro Aveia conta com cinco versões: Original, Baunilha, Chocolate, Barista e Receitas, um dos grandes diferenciais, possui apenas dois ingredientes (água e aveia), com sabor neutro e zero gordura, é para ser utilizada tanto em receitas doces quanto salgadas, sendo ideal para criar molhos, cremes, pudins, bolos e/ou qualquer preparação como substituto 100% vegetal para o leite de vaca. Três lançamentos da linha (Original, Baunilha e Receitas) já estão sendo disponibilizados em mercados que a Fazenda Futuro tem atuação com um valor médio de R$ 15,75. Já a versão Chocolate e a Barista, devem chegar às gôndolas em agosto.

Líder no mercado brasileiro na categoria plant-based com 44% de marketshare, segundo levantamento da Scanntech, a Fazenda Futuro entra no promissor mercado de laticínios vegetais, que deve crescer pelo menos 130% até 2025 (Tetrapack). “Estamos entrando em um novo ciclo de vida na empresa, Fazenda Futuro 2.0, e o nosso objetivo é nos tornar a fazenda do futuro. Seguindo nosso propósito de mudar a maneira que o mundo come, queremos revolucionar o setor fornecendo produtos no setor alimentício, de qualidade. A Fazenda Futuro está se transformando em um balcão único onde os consumidores podem encontrar tudo o que encontrariam em uma fazenda real, mas à base de plantas”, aponta Marcos Leta, fundador da startup. A ideia, segundo Leta, é continuar trabalhando mais inovações em produtos como mel, queijo, manteiga e iogurte, todos pensados com a mais recente tecnologia de ponta para produzir alimentos inovadores em textura e sabor.

ARTIGOS RELACIONADOS

O futuro do agronegócio brasileiro pode avançar com as aceleradoras de startups

É preciso ampliar o investimento em tecnologia para o agronegócio brasileiro ampliar a produção.

Produção de café robusta

O documentário “Robustas Amazônicos - Aroma, sabor e histórias que vêm ...

A importância da floresta para o futuro da humanidade

A floresta não é apenas uma coleção de árvores; é o coração verde que pulsa vida para o futuro da humanidade, sustentando ecossistemas vitais.

Sistema Caramuru: Por uma produção mais sustentável

No Sistema Caramuru tratamos primeiramente o solo, para melhoria contínua ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!