A Fenacampo trouxe em sua programação o aumento das atividades
A Fenacampo, Feira de Agronegócios do Alto ParanaÃba, evento realizado em sua 4ª edição entre dias 13, 14 e 15 de julho, no Parque de Exposição de São Gotardo (MG), mostrou que cresceu e concentrou o que há de melhor no mercado agrícola da região.
A Fenacampo acontece, estrategicamente, numa das regiões de maior potencial agrícola do País por concentrar produtores e fornecedores num ambiente favorável para a realização de bons negócios. Em 2014 a Fenacampo reuniu 50 empresas expositoras e quase 300 produtores rurais da região. Em 2015 esse número foi superado em 15%.
O evento
A Fenacampo foi criada pela diretoria do Sindicato Rural de São Gotardo, em 2012, como forma de oferecer ao produtor rural da região uma oportunidade de conhecer novos fornecedores e fazer bons negócios, num evento que reúne produtores, as melhores empresas de produtos para a agropecuária e as agências financeiras.
Com esta nova consciência surgiu a Fenacampo, que não é simplesmente uma feira de exposições, e sim, um momento especialmente preparado para gerar grandes expectativas e oportunizar a realização de bons negócios.
A proposta desta edição foi reunir, num ambiente reservado e estruturado, produtores com poder de compra, fornecedores com produtos de alta tecnologia a preços diferenciados e atrativos, e agentes financeiros fomentando a realização de bons negócios.
Para isso, foi formada uma comissão organizadora composta por parceiros imprescindÃveis para a realização da Feira. O Sebrae, além da assessoria na estruturação do evento, proporcionou a realização de uma “Agenda de Relacionamentos“, integrando fornecedores e produtores.
A Emater-MG e a Prefeitura Municipal assumiram um trabalho importante na busca do agricultor familiar, um dos principais focos da Fenacampo. Além destes, outros parceiros, como as cooperativas locais, Coopadap e Coopacer, também estiveram envolvidos no trabalho.
No papel de fomentadores financeiros estiveram os bancos Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, SICOOB Credisg e Santander. O evento contou também com o total apoio da empresa agrícola Sekita Agronegócios e Associação dos Produtores Rurais de São Gotardo.
Programação favoreceu produtores
A Fenacampo trouxe em sua programação o aumento das atividades. No dia 13 de julho, a partir das 9 horas, a feira já estava aberta ao público, e contou com a Agenda de Relacionamentos formatada pelo Sebrae.
Em 14 de julho aconteceu a palestra sobre “Influência do cenário econômico no agronegócio brasileiro“, com Fabiano Coser, consultor, escritor e mestre em agronegócios pela Universidade de BrasÃlia (UnB), criador e administrador da Coser Agronegócios, que conta com um time de consultores associados voltados para o trabalho em inteligência competitiva no agronegócio.
No dia 15 a Secretaria Municipal de Agricultura, Emater e Fenacampo promoveram um dia de campo voltado para o agricultor familiar de pecuária, oferecendo novos conhecimentos sobre solo, práticas de manejo e outros. Esta dinâmica fez parte do Circuito da Agricultura Familiar, idealizado pela Emater.
E em todos os dias, das 12 às 19 horas, a Fenacampo abriu suas portas para receber os produtores rurais de toda a região e promover, além de novos contatos entre produtores e empresas fornecedoras, a realização de bons negócios. “A Fenacampo cria a oportunidade e você fecha o negócio“.