13.6 C
Uberlândia
quarta-feira, maio 29, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasFertilizante mineral multinutricional alavanca a produtividade da cevada

Fertilizante mineral multinutricional alavanca a produtividade da cevada

Desenvolvida pela MaxiSolo, tecnologia à base de boro, enxofre e cálcio auxilia na nutrição do solo e desempenho da planta

Divulgação

Com a colheita de verão em andamento, o produtor rural começa a planejar os manejos a serem realizados no pós-colheita e na próxima safra, como o preparo do solo e os insumos necessários para as culturas de inverno. Um dos cereais mais cultivados no mundo, a cevada surge como uma opção lucrativa de cultivo para os meses frios, seja para ser utilizada em forragem e ração para animais, ou fonte de nutrientes para a alimentação humana, na forma de farinha, e ainda como matéria-prima para a indústria cervejeira.

O cultivo do grão está concentrado no Sul do Brasil. O Paraná é responsável por cerca de 60% da produção nacional de cevada que, sob irrigação, vem se desenvolvendo bem em estados como São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Bem adaptada ao sistema de plantio direto, a cevada é muito suscetível à acidez, por isso exige solos com boa fertilidade. A utilização de boro, enxofre e cálcio são essenciais para a auxiliar na proteção e bom desempenho do solo e da planta.

Reconhecida no Brasil como referência no desenvolvimento e produção de fertilizantes minerais com alta tecnologia, a MaxiSolo Nutrição Vegetal desenvolveu o fertilizante mineral misto SulfaBor, composto por uma fonte de liberação rápida e outra de liberação gradual do micronutriente boro. Com eficiência aumentada, o multinutriente fornece boro, cálcio e enxofre, conforme detalha o especialista em solo e gerente de marketing da MaxiSolo, Caio Kolling. “Os fertilizantes multinutricionais disponibilizam mais de um nutriente na mesma aplicação. O SulfaBor é uma tecnologia que promove o condicionamento do solo e, consequentemente, a planta exerce um melhor enraizamento, permitindo que sua raiz atinja camadas mais profundas no solo”, resume Kolling.

Para a cevada, o boro é essencial na estabilidade das membranas, favorece o crescimento radicular vigoroso, regula o transporte de açúcares nas plantas e garante o bom florescimento e enchimento de grãos. Já o enxofre é um componente essencial de aminoácidos, como cisteína e metionina, que são fundamentais na síntese de proteínas. Também é necessário para a clorofila e o processo de fotossíntese. Atua na síntese de vitaminas, como glutamina e biotina, e melhora a resistência ao frio. E o cálcio é um componente crucial na formação da parede celular. Está envolvido na sinalização celular em situações de estresses bióticos e abióticos e, ainda, atua na defesa contra patógenos.

O fertilizante mineral SulfaBor vem registrando resultados considerados excelentes em lavouras de cevada. Em Tibagi, região dos Campos Gerais do Paraná, a produtividade na safra 2023 da Fazenda Serra Azul foi de 7.255 kg/ha nos talhões que receberam tratamento de SulfaBor, com aplicação a lanço, na dosagem de 100kg/ha. No comparativo, a cevada testemunha, que recebeu apenas complementação foliar com ácido bórico, rendeu 6.648 kg/ha, uma diferença de quase 10% no resultado final.

SulfaBor integra a Linha Especialidades da MaxiSolo, que reúne também os fertilizantes minerais mistos KB Maxi e SKB Maxi. “Devido às suas características, além da liberação dos nutrientes de modo inteligente, há uma menor perda por lixiviação. Isso significa um maior aproveitamento de cada componente e, por consequência, benefícios como eficiência produtiva, redução de custos e maior rentabilidade”, resume Caio Kolling. O especialista reforça, ainda, que o fertilizante oferece a facilidade operacional de aplicação.

Empresa catarinense referência no desenvolvimento e produção de fertilizantes minerais com alta tecnologia, granulados e briquetados, a MaxiSolo também disponibiliza os já tradicionais produtos da linha Standard que estão consolidados no mercado, como SulfmaiS, Impacto S, e SulfaCal, o fertilizante mineral granulado fonte de cálcio e enxofre solúveis.

LEIA TAMBÉM:

ARTIGOS RELACIONADOS

Tecnologia brasileira ajuda a reduzir custos e prever safras

Com mais de 20 anos de experiência, especialista da Tbit comenta sobre novas soluções para o mercado sementeiro Uso de drones para vistoriar plantações, tratores...

Cervejas artesanais amplia a procura por lúpulo

Lúpulo e cevada são ingredientes essenciais para a fabricação da cerveja e a produção ..

A cevada e os desafios do agro

A cevada enfrenta desafios no setor agro, impulsionando a busca por soluções diversas.

Safra recorde de grãos deve chegar a 240,7 milhões de toneladas

Os números do 10º Levantamento da Safra de Grãos 2018/2019, divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), indicam que a produção no Brasil deve chegar a...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!