23.6 C
Uberlândia
segunda-feira, abril 28, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasFloresta com Propósito: Instituto propõe investimento sustentável para transformar o futuro

Floresta com Propósito: Instituto propõe investimento sustentável para transformar o futuro

Estratégia une investimentos que promovam impactos socioambientais e econômicos, alinhados aos valores pessoais e objetivos financeiros

Divulgação

A sustentabilidade é uma tendência que domina o mercado financeiro em 2024. Em tempos onde os recursos naturais estão em pauta, o investimento florestal tem ganhado destaque, sendo visto como uma alternativa para minimizar a pressão sobre o ecossistema, contribuindo para a preservação do meio ambiente à medida que também promove o crescimento financeiro.

De acordo com o Mapeamento da Exploração na Amazônia feito pela Rede Simex e divulgado na COP-28, 27% da área de exploração de madeira na Amazônia é ilegal. Essa realidade evidencia a importância de abordagens responsáveis, buscando assegurar a legalidade e sustentabilidade das operações, assim como a necessidade de fortalecer medidas para combater a exploração ilegal de madeira. 

Algumas propostas têm se destacado no mercado, como a do Instituto Brasileiro de Florestas (IBF), que traz o conceito Floresta com Propósito, uma estratégia que tem como referência a conscientização de um investimento que vai além do lucro, e está alinhado aos princípios e valores pessoais de uma forma sustentável, não só econômica, mas também ambiental.

Para Higino Aquino, diretor de desenvolvimento do IBF, os malefícios da extração ilegal da madeira evidenciam a necessidade de uma solução mercadologica. “Floresta com Propósito é uma filosofia que desenvolvemos para transformar o futuro e informar sobre como funciona o trabalho no Instituto, que objetiva suprir a demanda por madeira, focando em uma solução sustentável e consciente.”

Entre as principais consequências da extração ilegal da matéria-prima estão: risco de extinção de animais silvestres devido à perda da biodiversidade ocasionada pela derrubada de árvores e danos ecológicos que afetam a manutenção do clima. 

Neste contexto entra a proposta do instituto com florestas plantadas de Mogno Africano no Polo Florestal de Minas Gerais. “O Mogno Africano é uma espécie que produz madeira nobre de alto valor comercial, que possibilita rentabilidade a longo prazo”, explica Higino. O plantio é legalizado e não afeta a vida de animais silvestres e da flora presente nas florestas nativas. 

De acordo com a projeção do próprio Instituto, 6 hectares de Mogno Africano plantados no Polo Florestal podem gerar um retorno estimado em mais de R$10 milhões ao final do ciclo da floresta, que dura em média 18 anos. A equipe de engenheiros e profissionais especializados em silvicultura são responsáveis pelo preparo de solo, plantio e manejo. “Nós administramos o Polo Florestal de Mogno Afriano em Pompéu, Minas Gerais, com 4,4 mil hectares e mais de 350 investidores”, ressalta. O retorno é de longo prazo e chama a atenção de profissionais, como: médicos, advogados, engenheiros e empresários que fazem parte desta iniciativa focando na aposentadoria ou herança familiar, um público que planeja os investimentos para construir patrimônio.

LEIA TAMBÉM:

ARTIGOS RELACIONADOS

Calcário na medida certa

Antônio LuisSanti Professor da UFSM - Campus Frederico Westphalen, e pesquisador em Agricultura de Precisão Claudir José Basso Professor da UFSM - Campus Frederico Westphalen Lisandra Pinto Della...

Panorama da Vitivinicultura brasileira 2014

  Loiva Maria Ribeiro de Mello Pesquisadora da Embrapa Uva e Vinho loiva@cnpuv.embrapa.br Fazendo uso dos dados do IBGE, observou-se que em 2014 ocorreu aumento de 1,64% na...

Grupo Farroupilha é premiado com sua marca Rio Brilhante Café de Origem

  O Grupo Farroupilha, sediado em Patos de Minas (MG), apresentou durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG), sua marca de...

Com maior demanda por produtos sustentáveis, Koppert deve crescer 40% em 2020

A busca por sustentabilidade e rastreabilidade no agronegócio, que já se mostra urgente no Brasil e nos mercados internacionais compradores de produtos agropecuários nacionais, colocaram os produtos biológicos no dia a dia do produtor rural.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!