19.6 C
Uberlândia
sábado, julho 27, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesFormação de raízes e vigor das mudas

Formação de raízes e vigor das mudas

Liliane Marques de Sousa Graduanda em Agronomia – Universidade Federal da Amazônia (UFRA)liliane.engenheira007@gmail.com

Alasse Marques de SousaTécnico em Agronegócio e graduando em Agronomia – UFRAalasse.oliveira77@gmail.com

Bianca Cavalcante da SilvaDoutoranda em Agronomia/Produção Vegetal – Universidade Estadual Paulista (FCAV/UNESP)bianca.cavalcante@unesp.br

Mudas – Crédito: Sérgio Alves

A fruticultura brasileira é uma atividade econômica de grande importância para o País. É dentro desse segmento que a citricultura se destaca, visto que o Brasil é o maior produtor de frutas cítricas do mundo, gerando emprego e renda, e contribuindo para o crescimento do agronegócio brasileiro (FAO, 2015).

Nesse contexto, visando o desenvolvimento de uma citricultura sustentável, tem-se utilizado bioestimulantes e fertilizantes à base de algas na produção de mudas de citros, sendo que esses produtos começaram a ser comercializados para uso na agricultura desde meados da década de 1940.

Na natureza, existem inúmeras espécies com características potenciais para uso na agricultura como fonte de nutrientes e estimulantes naturais, sendo a Ascophyllum nodosum a mais pesquisada e utilizada.

Entretanto, há outras espécies, como a Laminaria spp, que tem se destacado por aumentar a resistência das plantas a doenças, Ecklonia maxima, Sargassum spp. e Durvillaea spp., assim como as algas verdes Enteromorpha intestinalis e Ulva lactuca e a alga vermelha Kappaphycus alvarezii se apresentam com grande potencial para uso na agricultura.

Mudas citrícolas

Atualmente, o uso de mudas saudáveis e certificadas na citricultura se faz necessário, devido à presença de pragas e doenças que podem dizimar áreas de cultivo de citros. Entre as fases de produção de mudas de citros, a produção dos porta-enxertos corresponde a 60% do tempo demandado, aumentando os custos e tempo de produção das mudas (Sousa et al., 2002).

Vantagens das algas

As principais vantagens do uso de produtos bioestimulantes à base de algas são a promoção do crescimento, desenvolvimento e, sobretudo, o incremento da produtividade das culturas.

Diante disso, a utilização de bioestimulantes à base de algas marinhas, como a Ascophyllum nodosum, é uma alternativa viável para a maior uniformidade da produção de porta-enxertos e diminuição do tempo de produção de mudas de citros, com elevado padrão para serem levadas ao campo.

Outros benefícios proporcionados são: aumento de vigor das plantas, do desenvolvimento radicular e da síntese de clorofila; promoção de florescimento precoce, frutificação e uniformidade dos frutos; retardamento da senescência, prolongamento da vida útil do produto; melhoria da qualidade nutricional; tolerância ao estresse hídrico, salinidade e geada; resistência às bactérias e fungos; auxilia no controle de pragas, insetos e nematoides do solo; além de apresentar ação adjuvante em misturas de pesticidas.

Manejo

[rml_read_more]

Os meios de aplicação desses produtos são: via semente, solo, fertirrigação ou pulverizações na parte aérea das plantas. Esses organismos são ricos em macro e micronutrientes, vitaminas e glicoproteínas, funcionando como bioestimulantes vegetais e estimulantes naturais para as culturas.

No transplantio das mudas em campo, a aplicação desses produtos ajuda a melhorar o enraizamento e pegamento das mudas. Diante disso, o emprego de produtos à base de extratos de algas nos cultivos, além de contribuir com nutrientes, estimula a divisão celular, favorecendo a formação das raízes e promovendo, dessa forma, o melhor aproveitamento da água e dos nutrientes.

ARTIGOS RELACIONADOS

Ácidos húmicos: Mais disponibilidade de nutrientes ao tomateiro

Autores Nilva Terezinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora de Nutrição de Plantas, Bioquímica e Produção Orgânica...

Fitorreguladores – Mais germinação e emergência das plantas

Autora Janaina Marek Engenheira agrônoma, doutora em Agronomia/Produção Vegetal e pesquisadora janainamarek@yahoo.com.br Os fitorreguladores, também conhecidos como bioestimulantes, biorreguladores ou reguladores vegetais, são compostos orgânicos...

Brássicas: Manejo de doenças é urgente

Autores Carlos Antônio dos Santos Engenheiro agrônomo e doutorando em Fitotecnia – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) carlosantoniods@ufrrj.br Margarida Goréte Ferreira...

AgroVivaz se prepara para temporada 2023

A AgroVivaz está entrando no sétimo ano de campanha de vendas de mudas importadas da Espanha. A empresa segue por mais um ano entregando uma muda de alta qualidade, que tem superado as expectativas dos produtores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!