22.6 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosFórum de Espécies Nativas em Campinas

Fórum de Espécies Nativas em Campinas

Evento gratuito será realizado no dia 19 pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo realizará, no próximo dia 19, a partir das 9h, o “Fórum Espécies Nativas”, no auditório do Instituto Agronômico (IAC), em Campinas.
O evento é gratuito e destinado aos técnicos e pesquisadores das Secretarias de Agricultura e Abastecimento e de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), bem como aos profissionais que estão desenvolvendo novas tecnologias para os Sistemas Agroflorestais Integrados.

A programação incluirá a apresentação de cases de sucesso, como o Projeto Verena – de Valorização Econômica do Reflorestamento com Espécies Nativas, modelos de restauração e pagamento por serviços ambientais (PSA) e estudo de caso do Polo Florestal do Vale do Paraíba, iniciativa que transforma florestas nativas em oportunidade econômica e ecológica para produtores rurais.

Programação

9h – Recepção e Abertura
Palestrante: Edwin Montenegro, Assessor do Gabinete da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

9h30 – Projeto VERENA
Palestrante: Alan Batista, Engenheiro Florestal pela ESALQ/USP, com mestrado em economia florestal pelas Universidades do Leste da Finlândia e de Freiburg na Alemanha. Atuou na associação das indústrias de base florestal – Ibá (indústria brasileira de árvores), atualmente é especialista em investimentos no WRI Brasil. Alan é um CFA charterholder.

10h – Modelos de Restauração e PSA
Palestrante: Marina Campos, Graduada em Ciências Biológicas (licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em Gestão Ambiental pela ESALQ/USP e mestre em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica de São Paulo.

10h30 – Estudo de Caso Polo VPS
Palestrante: Linda Murusawa, Graduada em computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), pós-graduada em Administração pelo Instituto Mauá de Tecnologia, Planejamento Estratégico no Insper e Liderança de Sustentabilidade – Universidade de Cambridge. Com 17 anos de atuação em negócios sustentáveis, foi Head de Sustentabilidade no Santander (2013-2017) e diretora da Comissão de Sustentabilidade da Febraban (2010-2017). Atual sócia diretora da Fractal Assessoria e Desenvolvimento de Negócios.

11h – Rodada de Perguntas
11h30 – Encerramento
Serviço: Fórum Espécies Nativas

Data: 19/09/2019 (quinta-feira), das 9h às 11h30
Local: Instituto Agronômico (IAC) – Av. Barão de Itapura, 1481 – Botafogo, Campinas – SP
Inscrições: (11) 5067.0320 ou no e-mail luzia.lopes@codeagro.sp.gov.br.

ARTIGOS RELACIONADOS

Reguladores vegetais na propagação de frutíferas

Reguladores de crescimento são compostos químicos de origem sintética que influenciam no desenvolvimento dos vegetais (Taiz & Zeiger, 2013). Além de sua utilização em fruticultura (Hawerroth et al., 2016), são também utilizados em outras áreas da agricultura, como na produção de plantas ornamentais, pois sua utilização antecipa a produção comercial dessas espécies, no manejo de plantas forrageiras, servem como ferramenta de manejo com o objetivo de aumentar a produção, aperfeiçoar e potencializar o desenvolvimento inicial das plantas com a superação da dormência de sementes e enraizamento (Almeida et al., 2015).

ICL lança livro “Manejo de Fertirrigação“

O livro aborda uma série de questões comuns ao manejo de fertirrigação que ocorrem rotineiramente são discutidas de forma didática, em linguagem clara e...

Adubação com fósforo à taxa variável – Uma visão geral

  Fabiano Pacentchuk Engenheiro agrônomo e mestrando em Agronomia - UNICENTRO " Guarapuava, Paraná fabianopacentchuk@gmail.com Na agricultura, as lavouras apresentam áreas com diferentes características físico-químicas, logo, necessitam de...

Integração de métodos de controle – A realidade do mamoeiro

Hermes Peixoto Pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura O manejo integrado de pragas e doenças do mamoeiro tem como objetivo geral atender às exigências...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!