A Frutas Katira, grande empresa do setor citrícola nacional, projeta ampliar em 20% a produção de limões tahiti, de laranja pera e de lima da pérsia este ano em relação ao ano passado, sem ampliar a área de cultivo, a partir do uso de novas tecnologias e estratégias no campo. Em 2023, a empresa registrou aumento de 24% na produção de laranja pêra e lima da pérsia, em relação a 2022 e de 4,0% na produção de citrus em geral. Os avanços da companhia, uma das maiores fornecedoras de limão do mercado nacional, destacam o compromisso com a qualidade e inovação.
Em 2023, a empresa colheu 10,3 mil toneladas de laranjas e limas, ante 8,3 mil toneladas do ano anterior. No geral, a produção foi de 29,6 mil toneladas de citrus no ano passado e de 28,6 mil toneladas em 2022.
A Katira tem feito investimentos em especialização, infraestrutura e tecnologia, que possibilitam o avanço contínuo de crescimento no mercado, visando também cada vez mais sustentabilidade. Entre as inovações tecnológicas e estratégias de processo estão o sistema de recirculação interna de ar, a não utilização de defensivos químicos e a inclusão de biológicos e sanitizantes no packing, a construção de cinco usinas de energia fotovoltaicas e o tratamento de reciclagem de resíduos das propriedades.
“Vamos construir um novo packinghouse para processar a quantidade necessária de citros com o objetivo de fornecer frutas de qualidade com segurança a todos os nossos atuais e futuros clientes”, explica Júlio Del Grossi, presidente da Katira, reafirmando os valores de seleção e qualidade assegurados pela empresa.
A Katira Frutas já é reconhecida no mercado pela alta qualidade, boa procedência dos produtos que comercializa e pelos cuidados rigorosos, desde o cultivo até a entrega final aos consumidores. A expectativa de Del Grossi é que a taxa de crescimento seja mantida nos próximos anos. “Nossas expectativas continuam sendo de crescimento mínimo de 20% ao ano, apostando na força de nosso mercado interno e no crescimento da economia para alavancar esses números”, afirma o presidente da Katira.
A empresa de citricultura identificou oportunidades de crescimento principalmente devido à redução na oferta de laranjas e na falta de limões de maior qualidade no mercado nacional, causada por pragas, doenças e condições climáticas adversas. Esse cenário tem potencial para impactar os preços dessas frutas, principalmente das laranjas, nos próximos anos, segundo Del Grossi.
Para manter o ritmo de crescimento e alcançar as metas para o próximo período, a Katira vai continuar investindo em qualificação da equipe e novos processos de controle. A empresa manteve sua oferta alinhada com a demanda do mercado, justamente expandindo a presença em redes mercadistas nos estados de Minas Gerais, Paraná, Brasília e São Paulo, local de predominância.
Atualmente, a companhia conta com a parceria com o Pão de Açúcar, futuramente com marca própria e também pelo fornecimento das frutas de marca própria do Carrefour e OBA. Além dessas três grandes potências do varejo nacional, a Katira também realiza parcerias de distribuição de frutas com as principais redes varejistas do Estado de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Distrito Federal.
“Acreditamos muito na qualidade e procedência da nossa mercadoria. Devido à tecnologia que empregamos e o cuidado desde o campo, respeitamos todos os princípios para termos um ótimo produto e alimento seguro na mesa do consumidor”, afirma Del Grossi.