28.6 C
Uberlândia
quarta-feira, abril 24, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesFusão de atrações na ‘Espírito Madeira 2023’

Fusão de atrações na ‘Espírito Madeira 2023’

Créditos: Divulgação

A feira “Espírito Madeira 2023- Design de Origem”, de 14 a 16 de setembro, em Venda Nova do Imigrante (ES), vai reunir duas atrações imperdíveis no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”. Uma delas é o Espaço Maker, um verdadeiro paraíso para os entusiastas da marcenaria, com palestras, demonstrações e uma xiloteca de madeiras de reflorestamento. Outra atração será a Fábrica de Pios Maurílio Coelho, com mais de cem anos de tradição. A entrada no evento é gratuita.

O Espaço Maker é o local onde os entusiastas da madeira encontrarão sua paixão. A área será uma vitrine para apresentações com grandes nomes do cenário nacional e empresas do setor (*Confira programação no site https://espiritomadeira.com.br/). No local, uma marcenaria em pleno funcionamento será palco de palestras, produção de objetos e demonstrações de produtos, ao longo dos três dias do evento. Uma xiloteca com várias madeiras de reflorestamento também estará disponível. Tudo isso em colaboração com a Makita, fornecedora de equipamentos para as atividades.

Eduardo Stehling
Créditos: Divulgação

De acordo com o coordenador do Espaço Maker, Eduardo Stehling (Fuste Consultoria Florestal), ao todo serão nove apresentações com conteúdo prático e teórico, abrangendo áreas de conhecimento da marcenaria, com noções de produção florestal, secagem da madeira, afiação de ferramentas, acabamentos, marchetaria, tornearia, marcenaria básica e negócios. “O público terá a oportunidade única de interagir com os palestrantes durante suas apresentações, trocar ideias e aprender diretamente com os especialistas”, diz.

A cultura capixaba também terá espaço na Espírito Madeira com a participação da centenária fábrica de pios, de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado. A exposição será comandada por Fábio Coelho, bisneto do criador da fábrica, fundada em 1903, que também se apresentará artisticamente no palco principal na sexta-feira (15), às 13h, e no sábado (16), às 16h.

Imbuído de respeito pela tradição e uma busca incessante pela excelência, Fábio Coelho assumiu a gestão da fábrica em 2009, tornando-se um artesão habilidoso na fabricação de pios de aves. Recentemente, ele lançou um livro sobre a Fábrica de Pios, perpetuando o legado histórico.

Fábio Coelho é também um empreendedor apaixonado, participando de eventos e feiras por todo o Brasil. Ele tem levado a rica tradição dos pios de aves de sua fábrica a locais como São Paulo, Belo Horizonte e Olinda. A jornada do artista, do palco à bancada da fábrica, reflete a interseção entre a música e a produção artesanal. Na “Espírito Madeira- Design de Origem”, ele trará à luz essa fusão, celebrando a tradição e inovação em performances únicas que ressoam com a alma capixaba.

E AINDA:

Olimpíadas da Madeira- A competição vai destacar a habilidade, a força e a técnica de quem trabalha com grupiões e machados, ferramentas tradicionais no corte de toras de madeira, combinando técnicas antigas com o espírito esportivo moderno. Está prevista para quinta-feira (14), às 18 horas, sexta (15), às 18h30, e sábado (16), às 19h30. A inscrição é gratuita e pode ser feita no site oficial do evento. Haverá premiação para os primeiros colocados.

Créditos: Divulgação

Rodadas de Negócios- A 4ª Rodada de Crédito da Findes acontecerá dia 15 de setembro, a partir das 16h30. O encontro tem o intuito de aproximar micro, pequenos e médios empresários das instituições financeiras da região, para que conheçam as linhas de crédito adequadas à realidade de seus negócios. Instituições financeiras confirmadas: BNDES, Bandes, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banestes, Sicoob e Sicredi. As inscrições foram encerradas e só há vagas disponíveis ainda para a Rodada de Crédito do NAC/Findes. Inscrições: https://acesse.one/y5Mni.

44 especialistas- Com 44 especialistas confirmados, o evento será um caldeirão de conhecimento e inovação, abrangendo uma variedade de campos profissionais e experiências enriquecedoras. Os conteudistas convidados são uma mistura de talentos que abraçam a madeira como um fio condutor, mas que também se estendem a outras esferas do empreendedorismo, gestão, tecnologia, educação e muito mais. Cada um deles traz consigo um conjunto único de habilidades e conhecimentos, tornando a “Espírito Madeira” uma experiência imperdível para quem busca aprender e crescer.

Missões técnicas- Oportunidade de conhecer um centro referência em desenvolvimento sustentável e uma serraria de alto padrão. Na programação extra, confira os dias e horários das missões técnicas “Guaçu Virá e Plantio Brasil” (plantio de mudas nativas) e “Águia Equipamentos e Donna Madeiras (Vargem Alta)”. Além disso, sábado (16), às 19h, acontecerá a reunião do Fórum Capixaba de Agroflorestas e Madeira.

Oficinas Sesi e Senai- Continuam abertas as inscrições para as oficinas de produção de socol, medalhão suíno ao molho de alho e polenta das Montanhas Capixabas a serem oferecidas nas unidades móveis do Sesi e do Senai – Cozinha Brasil e Frigorífica. Inscrições com vagas limitadas: https://forms.office.com/r/pdx1UxVWSJ.

A Feira

Créditos: Divulgação

Idealizada por Antônio Nicola Brazolino e Paula Maciel, a “Espírito Madeira – Design de Origem 2023” vai reunir conhecimento, criatividade e cultura da madeira. Um evento que promete cativar a todos que buscam se aprofundar na essência da madeira e na riqueza de sua expressão criativa. A expectativa é receber cerca de 3.000 visitantes por dia.

A realização está a cargo do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com correalização da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante. Além disso, conta com o apoio do Sebrae/ES, Aderes, IEL e Governo do Estado do Espírito Santo e tem patrocínio do da Findes/Sesi/Senai, Sicoob e Placas do Brasil.

O objetivo da “Espírito Madeira” é conectar toda a cadeia produtiva, desde o produtor florestal até o design, envolvendo diversos profissionais do setor, como arquitetos, designers, engenheiros e empresários, além de atrair grandes stakeholders do mercado e empresas de outros Estados. Para tanto, o planejamento ocorre há quase dois anos, considerando as necessidades e expectativas do mercado e dos empresários.

Espírito Madeira- Design de Origem 2023”

Data: Dias 14, 15 e 16 de setembro

Local: “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante (ES)

Credenciamento gratuito e programação atualizada: https://espiritomadeira.com.br/

*Entrada gratuita

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!