A Trimble, companhia global de tecnologia, apresentou soluções em software e hardware que são tendências para as áreas de silvicultura e logística na Expoforest 2023. O evento foi realizado de 07 a 09 de agosto em Guatapará (SP), na região de Ribeirão Preto.
Entre os destaques, estavam opções que vão de ponta a ponta na cadeia de produção do setor, desde programas de gerenciamento voltados ao segmento florestal e de gestão industrial até o transporte, como uma câmera embarcada nos caminhões que utiliza Inteligência Artificial (IA) para aumento da segurança dos motoristas e de produtividade da frota.
Para os gestores que atuam com silvicultura, a companhia apresentou o Connected Forest, um sistema Enterprise Resource Planning (ERP) que dá suporte para gerir todas as áreas do negócio, habilitado espacialmente para quem realiza a gestão de florestas plantadas ou nativas.
Com o software é possível aumentar as ações proativas voltadas à ESG, com uso mais eficiente dos recursos e uma tomada de decisão mais precisa e rápida.
Já o software Trimble Wedge, de análise de dados, é voltado para a gestão de processos produtivos contínuos, e se destaca por ser adotado por diversas empresas do ramo de celulose e papel, devido à otimização de recursos em um só ambiente virtual.
Demanda
“Nossas soluções são adotadas por empresas que se preocupam em ter um fluxo ágil e atualizado com o ritmo do mercado. A Expoforest é uma oportunidade para apresentarmos todo o nosso portfólio, e demonstramos como cada opção se encaixa e pode ser aprimorada e adaptada a cada rotina de trabalho”, explica Fátima Gonçalves, diretora da Trimble Florestal e da Divisão de Novos Negócios da companhia.
IA na logística florestal
A Trimble Transportation, divisão da companhia que oferece soluções em tecnologia para transporte e logística, leva à Expoforest o Vmov+, um equipamento de videomonitoramento com Inteligência Artificial (IA) embarcado capaz de identificar fadiga e distração por uso de celular ao volante.
“Quem atua no setor florestal sabe que tão importante quanto extrair uma boa matéria-prima é garantir que o transporte não comprometa a qualidade dela. Uma particularidade deste setor é que os caminhões que fazem a logística da madeira são obrigados a trafegar em baixa velocidade, o que gera mais possibilidade de sonolência ou distração do motorista. A solução da Trimble atua para que a entrega seja efetiva, com segurança para o motorista e mais eficiência para a empresa”, explica Rony Neri, diretor geral da Trimble Transportation Latam.