20.6 C
Uberlândia
sábado, abril 20, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGerenciamento por software e câmeras com IA

Gerenciamento por software e câmeras com IA

Entre os destaques estão softwares de gerenciamento florestal e câmera com Inteligência Artificial (IA) embarcada em caminhões, para aumento da segurança dos motoristas e de produtividade.

A Trimble, companhia global de tecnologia, apresentou soluções em software e hardware que são tendências para as áreas de silvicultura e logística na Expoforest 2023. O evento foi realizado de 07 a 09 de agosto em Guatapará (SP), na região de Ribeirão Preto.

Crédito: Depositphotos

Entre os destaques, estavam opções que vão de ponta a ponta na cadeia de produção do setor, desde programas de gerenciamento voltados ao segmento florestal e de gestão industrial até o transporte, como uma câmera embarcada nos caminhões que utiliza Inteligência Artificial (IA) para aumento da segurança dos motoristas e de produtividade da frota.

Para os gestores que atuam com silvicultura, a companhia apresentou o Connected Forest, um sistema Enterprise Resource Planning (ERP) que dá suporte para gerir todas as áreas do negócio, habilitado espacialmente para quem realiza a gestão de florestas plantadas ou nativas.

Com o software é possível aumentar as ações proativas voltadas à ESG, com uso mais eficiente dos recursos e uma tomada de decisão mais precisa e rápida.

Já o software Trimble Wedge, de análise de dados, é voltado para a gestão de processos produtivos contínuos, e se destaca por ser adotado por diversas empresas do ramo de celulose e papel, devido à otimização de recursos em um só ambiente virtual.

Demanda

“Nossas soluções são adotadas por empresas que se preocupam em ter um fluxo ágil e atualizado com o ritmo do mercado. A Expoforest é uma oportunidade para apresentarmos todo o nosso portfólio, e demonstramos como cada opção se encaixa e pode ser aprimorada e adaptada a cada rotina de trabalho”, explica Fátima Gonçalves, diretora da Trimble Florestal e da Divisão de Novos Negócios da companhia.

IA na logística florestal

A Trimble Transportation, divisão da companhia que oferece soluções em tecnologia para transporte e logística, leva à Expoforest o Vmov+, um equipamento de videomonitoramento com Inteligência Artificial (IA) embarcado capaz de identificar fadiga e distração por uso de celular ao volante.

“Quem atua no setor florestal sabe que tão importante quanto extrair uma boa matéria-prima é garantir que o transporte não comprometa a qualidade dela. Uma particularidade deste setor é que os caminhões que fazem a logística da madeira são obrigados a trafegar em baixa velocidade, o que gera mais possibilidade de sonolência ou distração do motorista. A solução da Trimble atua para que a entrega seja efetiva, com segurança para o motorista e mais eficiência para a empresa”, explica Rony Neri, diretor geral da Trimble Transportation Latam.

ARTIGOS RELACIONADOS

Assistência e suporte técnico são os principais diferenciais

Ferramenta fundamental para a tomada de decisão mais acertada e rentável pelo produtor rural, o software de gestão de fazendas coloca na palma da mão todas as informações das atividades agrícolas como plantio, colheita, clima, aplicação de defensivos e fertilizantes e estoque de insumos, em tempo real e com possibilidade de compartilhamento de dados.

Recomendações de calagem e adubação

Um sistema desenvolvido pela Embrapa em conjunto com a Universidade Federal ...

Dia do agricultor

O avanço tecnológico tem se refletido em mudanças para muitas profissões e, no campo ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!