26.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 23, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesFungicida tem eficácia sobre cercosporiose

Fungicida tem eficácia sobre cercosporiose

Solução multicultura está registrada também para patógenos que atingem cerca de 20 cultivos de relevância econômica, informa fabricante

Créditos: Divulgação

Lançado no mercado brasileiro em 2021, após passar por mais de 50 avaliações em nível de campo, o fungicida Vitene® avança entre as ferramentas estratégicas do produtor de milho para controlar às doenças cercosporiose e ferrugem polissora. De acordo com o engenheiro agrônomo José de Freitas, da área de desenvolvimento de mercado da Sipcam Nichino Brasil, empresa fabricante, a solução tem sido aplicada com êxito na cultura.

Segundo Freitas, em um dos campos experimentais recentes, no qual Vitene® foi criteriosamente estudado, houve registro de produtividade de 9.869 quilos de milho por hectare, “acima de todos os chamados tratamentos-padrão do produtor”, salienta o agrônomo. “Esse resultado veio atrelado ao controle de doenças da cultura, sobretudo cercosporiose e ferrugem polissora, ambas marcadas pelo alto potencial de danos à lavoura”, acrescenta.

“Tais doenças se caracterizam pela alta severidade no milho. Nas cultivares suscetíveis à cercosporiose e à ferrugem, as perdas em produtividade podem atingir até 80% de uma lavoura”, continua Freitas.

Segundo José de Freitas, os principais sintomas da cercosporiose são manchas retangulares de cor cinza, lesões que acompanham as ‘nervuras’ do milho. A ferrugem polissora, por sua vez, ele complementa, ocorre inicialmente nas folhas mais baixas e se manifesta através de pústulas de cor amarela ou dourada.

“Em ambos os casos recomendamos que o tratamento com Vitene® seja feito preventivamente, com a primeira aplicação na fase vegetativa da cultura”, diz Freitas. “Do grupo das estrobilurinas e dos triazois e com ação sistêmica, Vitene® penetra e se distribui rapidamente na planta. Apresenta ainda efeitos satisfatórios nos tratamentos preventivo e curativos iniciais”, conclui.

Conforme a Sipcam Nichino, Vitene® constitui um produto multicultura e está registrado ainda para os cultivos de algodão, amendoim, arroz, aveia, batata, berinjela, beterraba, cebola, cevada, citros, feijão, girassol, goiaba, mamão, manga, melancia, melão, milho, morango, pepino, pimentão, soja, tomate e trigo.

ARTIGOS RELACIONADOS

Bayer apresenta fungicida inédito na Tecnoshow Comigo

Visitantes podem ver avanços em soja, milho, proteção de cultivos, agricultura digital e sustentabilidade, além de obter recomendações com especialistas do setor.

Inoculação reduz uso de inseticidas e fungicidas nas lavouras

Diferentes técnicas são usadas para assegurar que o agricultor terá à sua disposição cultivares resistentes a variados tipos de doenças

Fungicida entrega eficácia próxima a 90% no controle de cercosporiose e ferrugem

Fungicida de marca Vitene®, da companhia de origem ítalo-japonesa Sipcam Nichino Brasil, é descrito como uma ferramenta estratégica para produtores de milho.

Resultados a campo respaldam novo fungicida

Solução recomendada ao manejo de patógenos danosos à cultura demonstra melhor adesividade, maior tempo de controle e entrega mais vigor às plantas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!