Como apoiadores da presença feminina no agronegócio, a Agrex do Brasil, em parceria com a Mosaic Fertilizantes e o programa NutriVantagens, teve expressiva participação no 8º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, o maior encontro de mulheres do setor no país. A Agrex, subsidiária da Mitsubishi Corporation, realizou a ação Agro&Elas, levando para o evento cinco produtoras que se destacam em suas regiões. Além do Congresso, elas também participaram de uma visita à sede da Mosaic e conversaram sobre temas importantes como sustentabilidade e a força da mulher no campo.
Graciele Guedes é produtora rural no estado do Tocantins e foi uma das convidadas pela Agrex para representar o poder feminino na ação Agro&Elas. “Foi muito gratificante participar dessa iniciativa, porque um evento como esse é fonte de inspiração para todas nós mulheres. Esse Congresso foi uma ponte entre nós, as produtoras, e os fornecedores dos produtos que nós usamos nas propriedades’, explica.
No 8º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, realizado nos dias 25 e 26 de outubro, a Agrex também levou parte de sua equipe feminina (líderes de áreas como ESG, Marketing, Gestão de Insumos e Inteligência de Mercado) e a Mosaic Fertilizantes apresentou o NutriVantagens, o Programa de fidelidade da empresa que oferece benefícios aos agricultores que utilizam os produtos da linha Performance da companhia. “Somos uma empresa que acredita que apoiar a jornada de nossos clientes e proporcionar ações com resultados diferenciados dentro e fora de campo, de forma sustentável, inovadora e inclusiva. Proporcionar uma experiência diferenciada a essas mulheres traz o estreitamento de nosso relacionamento e oportuniza conhecê-las cada vez mais para aprimorar o programa de fidelidade”, afirma Marcela Loyarte, gerente de CRM da Mosaic Fertilizantes.
Letícia Fontana, Gestora de Insumos da Agrex do Brasil, acredita que a presença feminina nas propriedades rurais tem aumentado porque as oportunidades estão sendo criadas para elas em setores que antigamente eram quase 100% masculinos. “Entre os diferenciais das mulheres no agro, estão a facilidade de implantar novas tecnologias e também o cuidado com os detalhes de todo o processo de produção agrícola”, avalia.
Mulheres no Agro
De fato, o agronegócio é responsável por grande parte da economia brasileira. De acordo com os pesquisadores do Cepea/CNA, o PIB do agronegócio pode alcançar R$ 2,63 trilhões em 2023, respondendo por 24,4% do PIB do país.
E a cada ano, a presença das mulheres na liderança das fazendas aumenta sua expressividade. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres são responsáveis por 30 milhões de hectares de produção agrícola e pecuária, representando aproximadamente 8,5% da área ocupada por fazendas no país.