26.6 C
Uberlândia
sábado, abril 26, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioAnimaisApiculturaHorizontina sedia o 1º Seminário de Meliponicultura

Horizontina sedia o 1º Seminário de Meliponicultura

Divulgação

A região Noroeste do Rio Grande do Sul vai receber pela primeira vez um seminário voltado às abelhas sem ferrão. Promovido pela Associação de Meliponicultores do Vale do Alto Taquari (Amevat), o evento contará com uma programação diversificada na cidade de Horizontina. Além de palestras com nomes renomados, serão oferecidas diversas oficinas relacionadas às atividades da meliponicultura, como a confecção de cosméticos com produtos e subprodutos dessas abelhas também conhecidas como nativas. Ocorrerão, ainda, ações de conscientização sobre a importância em preservar as mais de 300 espécies existentes no Brasil, fundamentais para a manutenção da biodiversidade e conservação do meio-ambiente.

O Primeiro Seminário Noroeste de Meliponicultura vai acontecer nos dias 29 e 30 de abril e contará com uma exposição de mais de 25 espécies de abelhas sem ferrão e degustação dos diversos tipos de méis. Já as palestras abordarão temas relevantes para o setor. O engenheiro agrônomo Paulo Conrad vai falar sobre “A realização harmoniosa entre plantas e abelhas, polinizações, comportamentos e etapas de vida das abelhas”. O doutor Mikhael Marques, professor da pós-graduação de Fitoterapia e plantas Medicinais da Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, e a doutora em Ciências Agrárias, Genna Souza, coordenadora do Setor de Meliponicultura da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, trarão o tema “Confecção de cosméticos, meliproduto: Propriedades terapêuticas dos produtos das abelhas sem ferrão”. E o doutor Althen Teixeira Filho, professor do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), vai palestrar sobre “Sistema nervoso, Fauna, Edáfica, Abelhas e Agrotóxicos”.

O presidente da Amevat, Nelson Angnes, informa que durante o seminário ocorrerá o Primeiro Concurso Estadual do Melhor Mel das ASF”. O público que participar do evento também terá a oportunidade de ganhar mudas de árvores, estacas e sementes apícolas. O evento será realizado no CTG Carreteiros de Horizonte.

ARTIGOS RELACIONADOS

EPAMIG divulga novidades da programação da Expocafé 2023

Espaços Produtor Inovador e Aromas e Sabores terão atividades inéditas durante a edição deste ano.

Região do Cerrado Mineiro realiza primeiro Leilão Virtual

Iniciativa visa intensificar a internacionalização da marca Região do Cerrado Mineiro

Technes – Tecnologia em harmonia com a natureza

Completando 30 anos, a Technes foi fundada pelo japonês Yoshio Tsuzuki, um dos membros fundadores da Associação de Agricultura Orgânica (AAO). Visionário, ele observou...

Microquimica Tradecorp na Hortitec

A Microquimica Tradecorp, resultado da fusão das duas empresas após aquisição da nacional pelo Grupo Rovensa, holding com sede em Portugal, passa adotar o nome Tradecorp. Como resultado desta união, “a divisão de bionutrição do Grupo Rovensa oferece uma nova geração de portfólio de produtos que responde às tendências atuais do mercado globalmente, garantindo uma produção sustentável, de alto rendimento e extrema qualidade em todo o mundo”, explica José Alfredo García, COO de Bionutrição da Rovensa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!