Líder em nutrição especial de plantas no Brasil, a empresa, que leva a inovação como um de seus valores, tem 70% por cento do seu faturamento vindo de produtos lançados há menos de sete anos
A ICL América do Sul foi reconhecida como uma das 150 empresas mais inovadoras do País no Prêmio Valor Inovação Brasil 2021, estando ainda entre as Top 5 na categoria agronegócio. Promovida anualmente pelo jornal Valor Econômico, em parceria com a consultoria PWC Strategy&, a premiação, que está na sua sétima edição, avalia as empresas que mais valorizam a inovação em suas estratégias de negócio, com base em cinco pilares: intenção de inovar, esforço para realizar a inovação, resultados obtidos, avaliação do mercado e geração de conhecimento.
“Esta é a primeira vez que participamos da premiação e sermos apontados como uma das empresas mais inovadoras do agronegócio brasileiro nos enche de orgulho”, comemora Ithamar Prada, diretor de Marketing e Inovação da ICL América do Sul. Líder em nutrição vegetal especializada no Brasil, a empresa investiu, em 2020, cerca de R﹩ 18 milhões em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos para o País – globalmente, são US﹩ 52 milhões anuais. Setenta por cento do seu faturamento vêm de produtos lançados há menos de sete anos. “Estamos empenhados em desenvolver produtos inovadores e soluções que impactarão o futuro de forma sustentável, entregando aos nossos clientes na agricultura, pecuária, alimentos e produtos industriais tecnologias ambientalmente adequadas que auxiliem no aumento da produtividade e qualidade nutricional dos alimentos, tendo por principal foco projetos voltados à próxima geração de fertilizantes, atenuação de estresses e agricultura digital”, destaca.
“Para nós, inovação é buscar compreender as reais necessidades
dos nossos clientes e transformar ideias em produtos e oportunidades. Esse é o nosso compromisso diário”
Ithamar Prada no Centro de Inovação da empresa, em Iracemápolis (SP), único do setor de Nutrição de Plantas credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como instituição de pesquisa do País
Para se ter uma ideia do que a ICL América do Sul vem fazendo e trazendo ao mercado em termos de inovação, neste mês a empresa, que tem parcerias com empreendedores, startups e pesquisadores, colocou à disposição dos agricultores Nutriduo, tecnologia em nutrição de plantas que tem o Selênio associado a outros minerais, tais como Zinco e Magnésio, em aplicação foliar. A tecnologia tem poder antiestresse oxidativo e, ao mesmo tempo, promove a biofortificação de grãos e frutos, o que agrega no desempenho das culturas (tolerância a estresses e maior produtividade). Além disso, contribui para a qualidade de vida das pessoas, já que, ao consumirem esses alimentos, elas ingerem os minerais neles disponíveis, transferidos durante a aplicação dos nutrientes.
No ano passado, a empresa trouxe ao mercado Nutriflow, produto que inaugurou uma categoria, trazendo um novo conceito em nutrição. Além de agir melhorando a fluidez e plantabilidade das sementes, traz nutrientes essenciais ao desenvolvimento inicial do milho: fósforo, zinco e manganês. “Nutriflow permite o fornecimento de nutrientes associado com a facilidade operacional, pelo fato de a aplicação ser realizada diretamente na caixa de plantio. Não há nenhum produto similar no Brasil”, informa Prada.
Centro de Inovação
A ICL América do Sul possui um centro de inovação em Iracemápolis (SP), credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como instituição de pesquisa. O credenciamento permite o uso dos resultados das pesquisas geradas no centro de inovação para o registro de novos fertilizantes, testes para viabilidade de fertilizantes via sementes e realização de bioensaios para registro de biofertilizantes. De acordo com a lista de instituições privadas de pesquisa do MAPA, a empresa é a única que atua exclusivamente na área de Nutrição de Plantas a possuir um centro de pesquisa cadastrado pelo ministério para pesquisa com fertilizantes, o que permite ainda mais agilidade no desenvolvimento de tecnologias únicas e no seu lançamento ao mercado.
Soluções inovadoras
A ICL América do Sul vem buscando soluções inovadoras nas seguintes áreas: biofertilizantes, maior eficiência no uso de nutrientes, agricultura digital e outras soluções que otimizem a produção agrícola por meio da nutrição de plantas e fertilidade do solo.
Torneio com colaboradores e colaboradoras
Desde 2019, a empresa vem promovendo torneios de inovação. A ideia é que os colaboradores e colaboradoras da empresa identifiquem necessidades e determinem a tecnologia ou processo disponível para atendê-la. Cada ideia deve estar alinhada às metas e estratégias centrais de negócios da ICL América do Sul e a comissão julgadora avalia cada uma com base em seu potencial de impacto sobre as áreas que estão diretamente relacionadas aos objetivos centrais da companhia: pessoas, negócios e a experiência do cliente.
Segurança de dados
O Prêmio Valor Inovação Brasil 2021 teve a edição deste ano focada no tema inovação em segurança de dados. Neste quesito, a ICL América do Sul possui todos os procedimentos mínimos para atendimento à LGPD e tem trabalhado constantemente para melhorar os processos e garantir a execução de todos os procedimentos previstos. “Já houve tentativas de fraudes do tipo phishing, hijacking por meio de e-mail eletrônico na empresa. Os ataques não conseguiram obter sucesso graças à identificação de usuários das fraudes aplicadas, seguindo os princípios básicos de avaliação que estão discriminados tanto nas nossas políticas como são reforçados constantemente em workshops e comunicados internos”, finaliza Prada.