16.4 C
Uberlândia
quinta-feira, julho 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioAnimaisApiculturaIHARA investe na proteção e valorização dos polinizadores

IHARA investe na proteção e valorização dos polinizadores

Empresa inaugura morada para abelhas em seu novo Centro de Pesquisas, em Sarandi (PR)

Divulgação

As abelhas têm papel muito importante na agricultura. Cerca de 35% do volume de produção mundial dos alimentos é resultado da polinização de insetos, especialmente as abelhas. Com foco em sua missão de promover o desenvolvimento sustentável da agricultura brasileira, a IHARA, empresa de pesquisa e desenvolvimento especializada em defensivos agrícolas, desenvolve iniciativas de proteção destes agentes, e de conscientização de parceiros e colaboradores e à sociedade sobre a sua importância.

Nesta quinta (29/9), a empresa vai inaugurar mais um espaço destinado aos insetos polinizadores. Construída junto ao novo Centro de Pesquisa da IHARA, em Sarandi (PR), a Morada Conviver é uma estrutura especialmente preparada para promover o convívio com insetos polinizadores e para auxiliar na preservação dessas espécies, proporcionando abrigo e nutrição. O espaço foi criteriosamente projetado para garantir a oferta de pólen e néctar, com espécies que florescem o ano todo, além de fontes de água e proteção contra sol e chuva, em um espaço harmônico e funcional.

A Morada Conviver de Sarandi será a segunda dessas estruturas inauguradas pela IHARA em seus Centros de Pesquisa. A primeira, na unidade de Sorocaba (SP), iniciou atividades em 2018. Outra também já está sendo construída na unidade IHARA de Primavera do Leste (MT) e deve ser concluída no início do próximo ano.
Segundo a engenheira agrônoma e consultora de Stewardship da IHARA, Gabriella Botelho, as experiências IHARA com as Moradas Conviver são provas de que a agricultura, seguida de boas práticas agrícolas, pode e deve caminhar junto à apicultura.

PROJETO CONVIVER
As Moradas são ação integrante do Projeto Conviver, um complexo de iniciativas da IHARA visando a proteção das abelhas e do meio ambiente, a valorização do serviço de polinização por insetos e a multiplicação do conhecimento para garantir a produção sustentável dos alimentos.

O Projeto conta ainda com importante frente de educação ambiental. Um dos destaques é o ebook “Revisão de Culturas com Foco em Polinização de Abelhas”, disponível para download gratuito no site.

ARTIGOS RELACIONADOS

Encontro Abelheiro vai promover a reconstrução do setor no RS

"Coragem para Reconstruir" é o tema do evento deste ano.

Agrishow terá abelhas sem ferrão como solução agrícola sustentável

A.B.E.L.H.A., Embrapa e Kombee apresentam tecnologias para uso das abelhas como bioinsumo

Como realizar o preparo de colmeias para a próxima safra?

Por Heber Luiz Pereira, apicultor, doutor em zootecnia, consultor da HP Agroconsultoria e do Colmeia Viva, programa do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg). 

IHARA apresenta tecnologias disruptivas

Produtos Terminus, Yamato SC e Fusão EC serão os grandes destaques da empresa durante o evento, que será realizado entre os dias 16 e 18 de janeiro, em Palotina (PR).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!