25.6 C
Uberlândia
quinta-feira, junho 13, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioAnimaisApiculturaTecnoshow Comigo 2023: a importância das abelhas para agricultura e inventário sobre...

Tecnoshow Comigo 2023: a importância das abelhas para agricultura e inventário sobre efeito estufa

Divulgação

Atividades relacionadas à preservação e cuidados com o meio ambiente fazem parte da programação da Tecnoshow Comigo 2023, que será realizada no período de 27 a 31 de março, no Centro Tecnológico Comigo (CTC), em Rio Verde (GO). Entre as novidades deste ano estão um espaço reservado para conscientização sobre a apicultura e sua importância para a polinização e para a agricultura; e a elaboração de um inventário sobre a emissão de gases de efeito estufa. Também estão previstas parcerias para coleta seletiva, entrega de mudas de espécies nativas e palestra sobre mudanças climáticas.

O projeto Kombee, especializado no desenvolvimento de educação ambiental, é um dos parceiros que estará na feira, com uma kombi customizada, para atividades de educação ambiental. Quem passar pelo local conhecerá, por meio de uma visita guiada, espécies de abelhas sem ferrão, que são nativas do Brasil e excelentes polinizadoras. Também vão entender como elas contribuem para a produção no campo, inclusive com demonstração da melhoria obtida com a polinização de frutos. Ao final da explicação, será oferecida uma degustação do mel das abelhas.

Divulgação

No mesmo ambiente do projeto Kombee, os visitantes da Tecnoshow conhecerão mais sobre os processos de coleta seletiva, com o apoio da Cooperativa de Trabalho de Catadores de Material Reciclável em Geral do Sudoeste Goiano (Coop-Recicla). Durante toda a feira e ao final do evento, os resíduos coletados serão encaminhados para separação e processo de reciclagem, por meio da cooperativa. Outras iniciativas relacionadas ao meio ambiente na Tecnoshow Comigo serão a doação de 20 mil mudas de espécies nativas para os visitantes e uma palestra sobre mudanças climáticas e os desafios no mundo rural.

Efeito estufa
Atento à necessidade de ações de sustentabilidade, o coordenador de Meio Ambiente da Tecnoshow, Reginaldo Passos, explica que a equipe da COMIGO, nesta edição, produzirá um inventário de emissões de gases de efeito estufa na realização do evento. Com o relatório, será possível reduzir, quantificar e posteriormente compensar ambientalmente os impactos ambientais do evento. “Será a primeira vez que teremos esse inventário, com laudo também sobre como contribuímos com o ‘sequestro’ de carbono”, afirma Reginaldo.

ARTIGOS RELACIONADOS

Abelhas impactam a produtividade da soja

Engenheiro Agrônomo Décio Gazzoni, membro fundador do CESB e pesquisador da Embrapa, comenta esse cenário

Tecnoshow COMIGO 2024 começa com mais de 650 expositores e expectativa de 140 mil visitantes

Abertura do evento, que ocorre até o dia 12 de abril, no Centro Tecnológico COMIGO (CTC), em Rio Verde (GO), contou com a participação do ministro da agricultura e do governador do Estado

Técnica de criação de abelhas “sem ferrão”

Associação Caatinga dissemina técnica de criação de abelhas “sem ferrão” no sertão nordestino.

FertiSystem promete excelência em dosadores de adubo durante a Tecnoshow Comigo 2024

Evento acontece de 8 a 12 de abril em Rio Verde-GO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!