25.6 C
Uberlândia
segunda-feira, maio 6, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesInseticida eficaz e inovador tem adesão crescente do tomate

Inseticida eficaz e inovador tem adesão crescente do tomate

Inseticida avança entre práticas do produtor para controlar com eficácia à traça-do-tomateiro e à boca-grande-dos-frutos, assinala companhia

Nos últimos dois anos a companhia Sipcam Nichino Brasil introduziu no mercado tecnologias inseticidas com amplo espectro de controle de pragas, em diferentes cultivos. Um desses produtos, de nome Takumi®, vem crescendo nos índices de adesão do produtor de tomate, com vistas ao controle de duas pragas de alta complexidade da cultura: a Tuta absoluta ou traça-do-tomateiro e a boca-grande-dos-frutos. Segundo a companhia, a ação desses insetos pode trazer prejuízos de até 100% à produção.

Créditos: Divulgação

Frente à traça-do-tomateiro, assinala a Sipcam Nichino, Takumi® está sendo aplicado ainda em alternância a outro inseticida de alta tecnologia da empresa: Ohkami®, este lançado no ano passado e agora também registrado para controle da traça-das-crucíferas em mais 6 cultivos.

Na tomaticultura, a aplicação bem-sucedida de Takumi®, ante a incidência da traça-do-tomateiro, ocorre inicialmente “quando observadas as primeiras mariposas e ovos”, conforme resume Vitor Cabral Araújo, da área de desenvolvimento de mercado. Já frente à boca-grande-dos-frutos (Helicoverpa zea), diz o agrônomo, “as pulverizações podem ser feitas do começo da frutificação até a colheita”.

Segundo Cabral, o inseticida Takumi® se diferencia por sua nova molécula Flubendiamida 222 e pela formulação micronizada, que inovou no segmento. “Trata-se de uma ferramenta estratégica, de alto desempenho sobre lagartas difíceis de controlar”, enfatiza. Segundo ele, o inseticida cessa ataques da traça-do-tomateiro e da boca-grande-dos-frutos após aplicado. “Age por contato e ingestão e é seletivo a inimigos naturais, adequado ao MIP ou manejo integrado de pragas.”

Conforme a Sipcam Nichino, antes de chegar ao mercado Takumi® foi alvo de mais de 200 trabalhos de pesquisa e desenvolvimento, realizados em diferentes estados como Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Os estudos envolveram consultorias de peso. “Além da tomaticultura, o inseticida conquistou espaço representativo no manejo de lagartas nas culturas de soja, milho, algodão e cana-de-açúcar”, finaliza Cabral.

ARTIGOS RELACIONADOS

Tela antiafídeo requer pé direito da estufa mais alto

  Edvar de Sousa da Silva Doutor em Agronomia " Horticultura e professor do Instituto Federal do Acre edvardasilva@gmail.com O uso de tela antiafídeo com pé direito convencional,...

9º Congresso Brasileiro de Tomate Industrial será realizado em novembro

Consolidado como um dos mais importantes eventos no calendário do agronegócio nacional, o Congresso Brasileiro de Tomate Industrial (CBTI) completará em 2018 a marca de nove edições.

Horticultura possui tecnologia no campo?

O advento dos veículos aéreos não tripulados (Vants) ou drones trouxe à tona o emprego acentuado de programas computacionais para aquisição, tratamento e análise das imagens...

Soluções para controle de mosca-branca destacam Nufarm no Congresso Brasileiro de Entomologia

Companhia anuncia lançamento do inseticida Carnadine®, único produto à base de acetamiprido comercializado na formulação líquida   Gramado (RS) " A Nufarm, uma das líderes do...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!