21.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 16, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesInseticida eficaz e inovador tem adesão crescente do tomate

Inseticida eficaz e inovador tem adesão crescente do tomate

Inseticida avança entre práticas do produtor para controlar com eficácia à traça-do-tomateiro e à boca-grande-dos-frutos, assinala companhia

Nos últimos dois anos a companhia Sipcam Nichino Brasil introduziu no mercado tecnologias inseticidas com amplo espectro de controle de pragas, em diferentes cultivos. Um desses produtos, de nome Takumi®, vem crescendo nos índices de adesão do produtor de tomate, com vistas ao controle de duas pragas de alta complexidade da cultura: a Tuta absoluta ou traça-do-tomateiro e a boca-grande-dos-frutos. Segundo a companhia, a ação desses insetos pode trazer prejuízos de até 100% à produção.

Créditos: Divulgação

Frente à traça-do-tomateiro, assinala a Sipcam Nichino, Takumi® está sendo aplicado ainda em alternância a outro inseticida de alta tecnologia da empresa: Ohkami®, este lançado no ano passado e agora também registrado para controle da traça-das-crucíferas em mais 6 cultivos.

Na tomaticultura, a aplicação bem-sucedida de Takumi®, ante a incidência da traça-do-tomateiro, ocorre inicialmente “quando observadas as primeiras mariposas e ovos”, conforme resume Vitor Cabral Araújo, da área de desenvolvimento de mercado. Já frente à boca-grande-dos-frutos (Helicoverpa zea), diz o agrônomo, “as pulverizações podem ser feitas do começo da frutificação até a colheita”.

Segundo Cabral, o inseticida Takumi® se diferencia por sua nova molécula Flubendiamida 222 e pela formulação micronizada, que inovou no segmento. “Trata-se de uma ferramenta estratégica, de alto desempenho sobre lagartas difíceis de controlar”, enfatiza. Segundo ele, o inseticida cessa ataques da traça-do-tomateiro e da boca-grande-dos-frutos após aplicado. “Age por contato e ingestão e é seletivo a inimigos naturais, adequado ao MIP ou manejo integrado de pragas.”

Conforme a Sipcam Nichino, antes de chegar ao mercado Takumi® foi alvo de mais de 200 trabalhos de pesquisa e desenvolvimento, realizados em diferentes estados como Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Os estudos envolveram consultorias de peso. “Além da tomaticultura, o inseticida conquistou espaço representativo no manejo de lagartas nas culturas de soja, milho, algodão e cana-de-açúcar”, finaliza Cabral.

ARTIGOS RELACIONADOS

Silenciamento gênico é a nova arma contra pragas

A ciência traz constantemente para o nosso dia a dia ferramentas e tecnologias que mudam a nossa forma de interagir com o ambiente. A...

Fertilizantes organominerais – Mitos e verdades

De acordo com a Instrução Normativa nº 25, de 23 de julho de 2009, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), fertilizante organomineral é a mistura física ou combinação de fertilizantes minerais e orgânicos. Os fertilizantes organominerais devem respeitar especificações e garantias exigidas pelo MAPA, sendo que para produtos sólidos são estabelecidos os seguintes parâmetros: mínimo de 8% de carbono orgânico, máximo de 30% de umidade, capacidade de troca de cátions (CTC) mínima de 80 mmolc kg-1 e no mínimo 10% de macronutrientes declarados para os produtos com macronutrientes primários.

Quais os métodos eficazes contra a mosca-branca?

Autores Anderson Gonçalves da Silva Doutor e professor da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), campus Paragominas (PA) e coordenador do Grupo de Estudos...

Aminoácidos – Aliados nas pulverizações do tomate

Os aminoácidos são componentes presentes em todas as plantas. Possuem concentrações e funções distintas, entre as quais estão a síntese de proteínas e diversas substâncias que regulam o metabolismo vegetal e também como ativador de metabolismos fisiológicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!