20.6 C
Uberlândia
quinta-feira, fevereiro 22, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesIrrigação é a principal aliada da segurança alimentar

Irrigação é a principal aliada da segurança alimentar

A importância da sustentabilidade no agronegócio com o uso correto e eficiente da água nas lavouras é essencial para garantir a qualidade nutricional da população.

A irrigação é uma ferramenta que além de proporcionar uma produtividade até três vezes maior do que áreas de sequeiro, contribui decisivamente para a segurança alimentar e nutricional da população. Alimentos típicos da dieta, como arroz, feijão, legumes, frutas e verduras são produzidos em grande medida por meio da técnica. Com o avanço tecnológico, os agricultores a cada ano percebem que além de ter mais segurança na lavoura, podem ainda garantir uma produção cada vez mais sustentável no campo.

Créditos: Divulgação

Entre as mais diversas técnicas de irrigação, a utilização de pivôs ganha destaque por ser extremamente democrática, podendo ser utilizada para as mais diversas finalidades, acessível para pequenas e grandes propriedades. Por exemplo, no extremo Sul do Brasil a irrigação é complementar para salvar as culturas nos veranicos, enquanto no Centro-Oeste e Norte a técnica permite uma terceira safra. Para mostrar todas essas potencialidades, a Lindsay, representada pelas marcas Zimmatic™ e FieldNET™, mais uma vez marca presença na Agrishow, que acontece de 1 a 5 de maio, em Ribeirão Preto/SP.

O foco da empresa no evento é desmistificar e mostrar a importância da irrigação na sustentabilidade do planeta. Ou seja, apresentar o manejo correto da técnica. Muitos agricultores apenas “molham” as culturas, não utilizando todo o potencial das ferramentas e tecnologias disponíveis. Ao aplicar água a mais que o necessário, por exemplo, ou no momento em que a planta não necessita, além de poder causar um estresse por excesso hídrico na cultura, comprometendo sua produtividade, o agricultor aumentará os seus custos e consequentemente terá maior desperdício dos recursos.

Durante o crescimento da planta, ela terá demandas hídricas diferentes de acordo com seu estádio fenológico. Por esse motivo, manter a mesma quantidade de lâminas e o mesmo intervalo de aplicações pode resultar em um maior consumo e desperdício de água, principalmente quando não levamos em consideração a água presente no solo ou ainda as chuvas previstas.

Segundo Cristiano Trevizam, diretor de vendas & marketing para América Latina da Lindsay, a maior economia de água consiste em acertar o momento correto que a planta precisa e na quantidade exata, sempre aproveitando o recurso que já está disponível. “Por isso vamos proporcionar aos visitantes em nosso estande uma verdadeira imersão em sustentabilidade, comprovando que irrigação é uma coisa simples e não complexa, as outorgas e montagem também estão menos burocráticas”, destaca.

Uma das ferramentas eficientes hoje nesse sentido é o FieldNET Advisor. Com gerenciamento remoto, a solução foi desenvolvida pela Lindsay e é totalmente integrada a já reconhecida plataforma FieldNET, também da marca. A solução fornece informações objetivas de irrigação ao produtor e ainda mostra se os pivôs estão operando como o programado, auxiliando-o nas tomadas de decisões. Com o FieldNET Advisor a ideia é aplicar realmente o necessário, permitindo que as plantas se desenvolvam sem entrar em estresse hídrico. “Tudo isso com foco em reduzir os custos com energia no uso da água, além de deslocamentos ao campo para gerenciar os pivôs”, acrescenta o diretor.

ARTIGOS RELACIONADOS

Irrigação inteligente possibilita aumento de produtividade no milho

Rubens Duarte Coelho Professor titular da ESALQ/USP" Laboratório de Engenharia de Irrigação (LEB) rdcoelho@usp.br   A irrigação inteligente é um sistema de irrigação por gotejamento enterrado que...

EPAMIG entrega mais produtividade e qualidade sensorial

Projetos de transferência de tecnologia contribuem para a popularização de novas cultivares entre os cafeicultores

Vantagens do fertilizante organomineral para frutíferas

AutoresRegina Maria Quintão Lana Professora de Fertilidade e Nutrição de Plantas – Universidade Federal de Uberlândia (UFU) rmqlana@ufu.br Mara Lúcia Martins Magela Danyela...

Panorama nacional da produção de banana

Maria Geralda Vilela Rodrigues Engenheira agrônoma, D.Sc. e pesquisadora da Epamig Norte/bolsista da FAPEMIG magevr@epamig.br   O cultivo da banana é praticado em todo o território nacional,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!