28.6 C
Uberlândia
quarta-feira, abril 24, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosIrrigação em café para garantir segurança da produção

Irrigação em café para garantir segurança da produção

A Fazenda possui irrigação em 100% de suas propriedades, totalizando 640 hectares. Com uso da técnica obtém um pegamento de florada muito superior, proporcionando maior produtividade e qualidade do café.

A Fazenda Terra Nova, localizada em Três Pontas (MG) e administrada por Danilo Mesquita Andrade, está se tornando uma referência na produção de café e laranja na região, graças à implementação de sistemas avançados de irrigação.

Danilo Andrade está satisfeito com a irrigação do cafezal
Foto: Fazenda Terra Nova

Após enfrentar dois anos de seca drástica, Danilo decidiu investir em irrigação para garantir a segurança e o crescimento de suas culturas. Com resultados positivos, ele agora expandiu o uso da irrigação para 100% de suas propriedades, colhendo benefícios significativos em termos de produtividade e qualidade dos grãos.

Agricultores brasileiros estão familiarizados com os desafios que o clima pode trazer para a produção agrícola. A região de Três Pontas não foi exceção, e as lavouras amargaram uma seca intensa que reduziu sua produção de café e laranja em quase 70%, deixando-o em busca de soluções para proteger seus negócios.

“Com a seca, nossa produção caiu para 30% do que era antes”, disse Danilo. “Foi então que decidimos implementar a irrigação para garantir a segurança de nossa produção.”

Com o apoio da empresa especializada em sistemas de irrigação, Gota Azul, Danilo embarcou em uma jornada para transformar sua propriedade agrícola em uma empresa moderna e sustentável.

A irrigação por gotejamento foi a escolha ideal, permitindo o uso eficiente da água e minimizando os riscos de perdas devido a problemas climáticos e imprevistos, como geadas e chuvas de granizo.

“O objetivo era pensar primeiro no benefício da segurança”, enfatizou Danilo. “Temos segurança de produção aqui, e a irrigação nos permite minimizar os riscos associados à produção ao céu aberto”, define.

De produtor a empresário rural

A mudança para um modelo empresarial também foi uma prioridade para Danilo. Vindo de uma experiência anterior em uma empresa, ele aplicou seus conhecimentos de gestão e organização para transformar a fazenda em uma operação mais eficiente e rentável.

Com a irrigação contribuindo para uma produção mais consistente e aumentando o tamanho dos frutos, a fazenda começou a colher resultados significativos. “Já no primeiro ano com a irrigação, tivemos um pegamento de florada muito superior em comparação com fazendas não irrigadas”, observou Danilo.

Os benefícios não se limitaram à quantidade de produção. Os grãos maiores resultantes da irrigação de gotejamento também tiveram um impacto direto no valor de venda dos produtos, pois são mais valorizados no mercado, impulsionando a lucratividade da fazenda.

Atualmente, a Fazenda Terra Nova possui irrigação em 100% de suas propriedades, totalizando 640 hectares. Danilo está otimista quanto ao próximo ano e espera um aumento ainda maior na produtividade, especialmente porque as áreas irrigadas já estão garantindo uma produção consistente, enquanto as áreas não irrigadas estão sujeitas à bienalidade do café.

Parceria de sucesso

Sobre a parceria com a Gota Azul, Danilo elogia a expertise e o conhecimento de Eduardo Rabelo, representante da empresa, que abrange tanto o aspecto técnico quanto o comercial da irrigação. Essa sinergia permitiu que a Fazenda Terra Nova evitasse a necessidade de equipes separadas (técnica e comercial), tornando a parceria ainda mais vantajosa.

O sucesso da Fazenda Terra Nova e a transformação liderada por Danilo Mesquita Andrade destacam a importância da inovação e da adoção de tecnologias avançadas na agricultura. Com a irrigação inteligente, a fazenda está escrevendo uma nova história de prosperidade e segurança para o setor agrícola da região de Três Pontas.

Gota Azul

Tecnologia em irrigação

A Gota Azul surgiu em 2005 com um objetivo ambicioso: prestar serviços e instalar projetos de grande porte em diversos segmentos. Com o passar dos anos, a empresa passou por mudanças significativas e evoluções tecnológicas, tornando-se uma referência no ramo de engenharia de sistemas de irrigação em lavouras.

Com a visão de levar a tecnologia da engenharia para o campo, a Gota Azul abraçou diferentes tipos de sistemas de irrigação para garantir a hidratação e nutrição adequadas das lavouras.

Entre os sistemas utilizados, destacam-se o gotejamento, pivô central, autopropelido e aspersão, cada um com suas particularidades, mas todos contribuindo para otimizar a produção agrícola.

O compromisso da Gota Azul não se limita apenas à instalação dos sistemas, mas também à prestação contínua de assistência técnica em irrigação para os produtores rurais que desejam aprimorar sua produção agrícola. Isso inclui suporte técnico, monitoramento e ajustes personalizados para cada necessidade específica, visando obter o melhor desempenho das lavouras.

Consolidação de mercado

Um dos fatores que consolidou a posição de destaque da empresa no setor é a parceria com a Rivulis, renomada marca do mercado de irrigação. Dessa forma, permite que a Gota Azul ofereça soluções personalizadas e inovadoras, adaptadas às particularidades de cada tipo de plantação.

A sede da Gota Azul está estrategicamente localizada em Alfenas, no sul de Minas Gerais.

Artigo anterior
Próximo artigo
ARTIGOS RELACIONADOS

Mandioquinha-salsa: Sul e sudeste em destaque

A área de produção de mandioquinha-salsa no Brasil é de aproximadamente 15 mil hectares, movimentando cerca de R$ 2 bilhões ao ano. Dentre as regiões brasileiras, o Sul e o Sudeste são responsáveis pela maior parte da produção de mandioquinha-salsa no País, sendo que Minas Gerais responde pela maior produção entre os Estados brasileiros.

Bioinsumos e ambiciosa meta de dobrar a produção agrícola do Brasil

Segundo dados do Ministério da Agricultura, o Brasil conta com cerca de aproximadamente 160 milhões de hectares de pastagem degradadas, dos quais, segundo estimativas...

Cientista descobre como gastar menos água em cultivos

  Um ingrediente do qual qualquer cultivo é absolutamente dependente é a água. As plantas podem perder litros de água por dia por meio da...

Drone: Adubação e pulverização ganham novo aliado

Autor Vinícius Bitencourt Campos Calou Mestre em Engenharia Agrícola e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Iguatu vinicius.calou@ifce.edu.br...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!