21.3 C
Uberlândia
domingo, julho 14, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiJalapeño - A clássica pimenta mexicana

Jalapeño – A clássica pimenta mexicana

A jalapeño é um clássico mexicano. Com seus frutos suculentos e arredondados na ponta, é inconfundível em sua forma e sabor. É originária da cidade de Jalapa (também conhecida como Xalapa), no México. Nos EUA, principalmente no Novo México, existe uma variedade chamada TAM Jalapeño, que possui um tempo de amadurecimento mais rápido. Outras variedades da jalapeño que possuem frutos maiores são a Giant, Conchos e El Jefe.

Cultivo

Tam Jalapeno Pepper - Bonnie Plants Tags
Tam Jalapeno Pepper – Bonnie Plants Tags

As sementes germinam em torno de 15 dias. A planta leva em torno de 90 dias para o amadurecimento, desenvolvendo uma raiz robusta que se expande numerosamente para os lados.

Aconselha-se adubar muito bem o solo para um melhor desenvolvimento. A jalapeño é geralmente colhida ainda verde, pouco antes de atingir a cor vermelha. Cada planta produz cerca de 30 frutos (com sorte, a quantidade de frutos da jalapeño pode chegar entre 50 a 100 frutos numa única planta).

Informações gastronômicas

A jalapeño é uma pimenta extremamente apreciada em diversos locais do mundo. Essas pimentas são ingredientes de inúmeras receitas, sendo utilizadas para recheios, molhos, grelhadas, fritas, etc. A jalapeño fresca é muito utilizada em saladas, principalmente com tomates.

Elas são indispensáveis na preparação do nacho na cozinha mexicana. Além disso, no México elas são secadas utilizando-se o processo de defumação, para que possam ser utilizadas na preparação do chamado Chipotle – nome dado a jalapeño após sua secagem. Apenas as jalapeño verdes são consumidas cruas, nunca as vermelhas.

Essa matéria você encontra na edição de Julho 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Sabão contra doenças em HF parece funcionar

  José Roberto Bergamo é produtor rural em Porangaba, no interior paulista, onde planta 10 mil metros quadrados divididos igualmente entre folhosas em estufas hidropônicas,...

Telados – Economia no custo final de produção

Intempéries climáticas podem prejudicar tanto a qualidade quanto o rendimento da produção de hortaliças, reduzindo drasticamente a rentabilidade do negócio para o produtor. Para fazer frente a esses riscos, o cultivo em ambiente protegido, também denominado plasticultura, tem demonstrado ser uma alternativa bastante promissora.

Cobre líquido

O cobre (Cu) é um elemento essencial para humanos e plantas quando presente ...

Cebolas híbridas exigem fertilização diferenciada

Carolina Cinto de Moraes Doutoranda em Agricultura Tropical e Subtropical do Instituto Agronômico - IAC carolcmoraes@hotmail.com Humberto Sampaio de Araújo Pesquisador Científico, Polo Extremo Oeste - APTA humbertosaraujo@yahoo.com.br Thiago...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!