28.6 C
Uberlândia
sábado, abril 27, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiJalapeño - A clássica pimenta mexicana

Jalapeño – A clássica pimenta mexicana

A jalapeño é um clássico mexicano. Com seus frutos suculentos e arredondados na ponta, é inconfundível em sua forma e sabor. É originária da cidade de Jalapa (também conhecida como Xalapa), no México. Nos EUA, principalmente no Novo México, existe uma variedade chamada TAM Jalapeño, que possui um tempo de amadurecimento mais rápido. Outras variedades da jalapeño que possuem frutos maiores são a Giant, Conchos e El Jefe.

Cultivo

Tam Jalapeno Pepper - Bonnie Plants Tags
Tam Jalapeno Pepper – Bonnie Plants Tags

As sementes germinam em torno de 15 dias. A planta leva em torno de 90 dias para o amadurecimento, desenvolvendo uma raiz robusta que se expande numerosamente para os lados.

Aconselha-se adubar muito bem o solo para um melhor desenvolvimento. A jalapeño é geralmente colhida ainda verde, pouco antes de atingir a cor vermelha. Cada planta produz cerca de 30 frutos (com sorte, a quantidade de frutos da jalapeño pode chegar entre 50 a 100 frutos numa única planta).

Informações gastronômicas

A jalapeño é uma pimenta extremamente apreciada em diversos locais do mundo. Essas pimentas são ingredientes de inúmeras receitas, sendo utilizadas para recheios, molhos, grelhadas, fritas, etc. A jalapeño fresca é muito utilizada em saladas, principalmente com tomates.

Elas são indispensáveis na preparação do nacho na cozinha mexicana. Além disso, no México elas são secadas utilizando-se o processo de defumação, para que possam ser utilizadas na preparação do chamado Chipotle – nome dado a jalapeño após sua secagem. Apenas as jalapeño verdes são consumidas cruas, nunca as vermelhas.

Essa matéria você encontra na edição de Julho 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Reações do milho à aplicação das algas

A eficiência das algas na agricultura é evidenciada por seus constituintes, entre eles: aminoácidos, macro e micronutrientes, carboidratos complexos, fitormônios e matéria orgânica. Logo, atuam como biofertilizantes, bioestimulantes e, principalmente, como agentes elicitores de diversos processos nas plantas.

Vem aí o 7º Seminário Nacional de Tomate de Mesa

Evento apresentará as principais tendências de mercado e debaterá as questões mais relevantes e atuais para o setor, da produção ao consumo Hortaliça líder de...

Embrapa apresenta tecnologias na Hortitec 2017

Para a 24ª edição da Hortitec " Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas que acontece em Holambra (SP), de 21 a...

Raiz rosada em cebola – Proteja sua lavoura desse mal

Igor Souza Pereira Engenheiro agrônomo e doutor em Fitopatologia - IFTM - Campus Uberlândia igor@iftm.edu.br Márcia Toyota Pereira Fitopatologista da Faculdade de Agronomia da Unipac " Uberlândia O...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!