Em um mundo cada vez mais conectado, as inovações tecnológicas avançam, também, cada vez mais rápido, mas é preciso pensar nos corações e mentes por trás das máquinas. Afinal, para que se possa evoluir em harmonia, compartilhar é fundamental. Essa é a mensagem principal que envolve o conceito da nova campanha John Deere, criada e desenvolvida pela agência Make ID, de Campinas (SP).
“Viver em conexão é inspirador” representa o atual momento da líder mundial em máquinas, tecnologia e serviços avançados para a agricultura e a construção. Um momento voltado para o fortalecimento do propósito da marca desde seus primórdios: ser uma empresa que trabalha para que a vida possa avançar.
O conceito criativo, segundo a agência responsável pela campanha, reafirma a força da marca John Deere, uma das 100 mais valiosas do mundo, de acordo com a edição de 2021 do ranking “100 Melhores Marcas Globais” (Interbrand).
Alfredo Miguel Neto, diretor de assuntos corporativos da John Deere para a América Latina, ressalta os principais pontos da campanha. “Como uma empresa Thought Leader, queremos inspirar as pessoas para que juntos possamos construir um mundo melhor, mais sustentável e mais igualitário. A sociedade vem demandando a cada dia que as empresas atuem e se posicionem nos diversos temas sociais. Temos, também, como objetivo homenagear todos aqueles que produzem alimentos para o mundo e que constroem infraestrutura para o desenvolvimento do país”.
De acordo com a gerente de marca corporativa da John Deere para a América Latina, Julia Sarak, a campanha cumpre o objetivo de reforçar a cultura da empresa através dos 3 pilares estratégicos: pessoas, sustentabilidade, e inovação tecnológica, utilizando uma narrativa contemporânea e inspiradora. “Acreditamos que uma comunicação eficiente possa atrair pessoas para estarem próximas da John Deere no seu propósito principal de ‘Trabalhar para que a vida possa avançar’”.
José Francisco Barbosa, diretor de estratégia da Make ID, destaca que o objetivo da ação é conectar e expandir a presença da marca e sua identidade junto aos diversos perfis de público com os quais se relaciona, extrapolando as barreiras da indústria de máquinas. Assim, nada mais autêntico do que trazer à tona os três pilares estratégicos da marca, inserindo-os de forma orgânica na rotina das pessoas. “Então, trouxemos estes três pilares para dentro da narrativa da campanha, de diferentes formas, principalmente na mensagem central, a de que viver em conexão é inspirador porque, afinal, são essas conexões que a marca faz para aprimorar a produção de alimentos e aperfeiçoar a construção”.
Conceito-chave de conexão e inspiração direciona a campanha da John Deere – Crédito: Divulgação
Esta ação institucional marca o início de uma série de estratégias que a empresa irá desenvolver nos próximos meses para estreitar os laços com seus públicos. Graziela Mônaco, diretora de criação da Make ID, explica que a agência desenvolveu um conceito institucional poderoso, que será um direcionador de toda a comunicação da marca a partir de agora. “O interessante da proposta é que trouxemos um olhar mais conceitual para o negócio, assumindo o papel da marca na vida das pessoas e destacando quão relevante é a presença da John Deere na construção de legados no mundo”.
Em toda a campanha, o elemento humano é protagonista e representa um convite a se inspirar na experiência das conexões criadas com inovação e com as pessoas na busca pela sustentabilidade. “Trabalhamos os principais pilares da marca através do conceito e dos diversos materiais que divulgaremos ao longo da campanha. O vídeo é um grande manifesto, onde apresentamos a diversidade e o protagonismo das pessoas e das conexões humanas, evidenciando a presença da empresa em todos os momentos da vida, por meio de sua atuação nos segmentos agrícola, de construção e florestal”, completa Graziela.
Gabriela Dolenc, diretora de contas da Make ID, destaca a importância de as marcas investirem em ações institucionais que valorizam o relacionamento humano, incluindo quem consome o produto indiretamente. “Eu acredito que cada vez mais os consumidores estão procurando por empresas que se importam com a sociedade e que tenham um propósito. É importante mostrar que os produtos das marcas, como os da John Deere, são ferramentas que constroem o futuro na sociedade. Na mensagem da campanha conseguimos evidenciar este posicionamento”, finaliza.