25.2 C
Uberlândia
terça-feira, dezembro 3, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesLagartas: Prejuízos e soluções contra a praga

Lagartas: Prejuízos e soluções contra a praga

Fausto R. Bugalho Ferreira Especialista em BioRacionais – Sumitomofausto.ferreira@sumitomochemical.com

O setor florestal vem sofrendo com o ataque de lagartas, sendo que ao longo dos anos as principais (Thyrinteina Arnobia/Iridopsis sp/Euselasia Apisaon) causaram danos à copa das árvores, chegando à desfolha de 100% das folhas.

Conviver com as pragas e controla-las fizeram parte da história conhecida até o ano de 2021, que está ficando marcado devido a um surto de uma lagarta que vem causando desfolha e sua população vem crescendo de modo exponencial dia após dia.

Este advento está em evidência porque a presença desta lagarta trouxe um pânico ao setor. O motivo é que a praga está presente em altas populações e sem um controle efetivo. O ponto de atenção ficou na identificação da praga, que pela falta de conhecimento houve dificuldade no controle, trazendo confusão no campo na hora de realizar o monitoramento.

Pesquisas a todo vapor

Pois bem, leitores. Ano de 2021, com uma seca severa, frio intenso que não observávamos tamanha intensidade já muitos anos e a presença da uma lagarta que demonstra ser voraz foram adventos fortes que prejudicaram o setor florestal, mas existem situações que nós poderemos atuar e é ai que entra a Sumitomo Chemical.

Já estamos gerando resultados de um produto biológico que nos primeiros resultados nos trouxe boas respostas no controle das principais lagartas e também nesta praga, que foi identificada pela empresa MIP Florestal e levada a laboratório para comprovação da identificação por um professor renomado no setor florestal.

Sintomas e regiões mais afetadas

Após as comprovações no laboratório, temos a espécie que tanto vem causando danos identificada como Iridopsis Panopla, com características já conhecidas de raspagem e consumo das partes verdes da planta, podendo chegar a 100% a desfolha da copa, isto dependendo da população e do manejo.

No Brasil, esta praga vem mostrando maior voracidade e presença populacional no Estado do Mato Grosso do Sul, onde os maiores prejuízos vêm sendo contabilizados.

Controle

O controle desta espécie está passando por estudos de eficácia. Como já relatado, a Iridopsis Panopla é uma nova descoberta, mas a Sumitomo Chemical já tem excelentes resultados de campo gerados pela empresa MIP Florestal, que utilizou Bacillus Thuringiensis do nosso portfólio e a resposta está atrelada a excelentes resultados, conseguindo controlar até 100% dos indivíduos no terceiro dia após a aplicação.

Atuais desafios

Na temática do controle de lepidópteros, enxergamos que o grande desafio ficará em monitorarmos a praga ainda com a população baixa, pois para termos um controle efetivo é de suma importância realizarmos as aplicações tendo as lagartas nos três primeiros instares.

Para obtermos sucesso, o cenário perfeito se dará após a realização de um monitoramento de pragas com a identificação precisa – isto ajudará, e muito, na hora de manejar as principais  lagartas e, claro, nos primeiros instares. Sem dúvidas, deveremos seguir firmes na melhor tecnologia de aplicação possível, visando dispor da melhor cobertura foliar, que será a via de ação dos cristais e esporos presentes nas toxinas dos produtos biológicos.

Só após a raspagem e ingestão, as lagartas terão sua membrana digestiva quebrada através dos cristais, e então os esporos, após a quebra da membrana digestiva, conseguirão penetrar, acessando a hemolinfa da lagarta, deixando-as, após duas horas, sem se alimentar e concluindo a morte em dois dias.

Reforçamos que a partir do momento em que a lagarta raspou a folha, ela não causa mais danos econômicos às florestas cultivadas.

Novidades

A Sumitomo Chemical já está preparando novidades. Quando falamos da Iridopsis Panopla, já estamos em fase de desenvolvimento de um inseticida biológico e a confiança nos resultados é notória, a qual se confirmou após a empresa MIP Florestal entregar laudos dos trabalhos que comprovaram os resultados efetivos sobre algumas lagartas, dentre elas a I. Panopla. Vamos aguardar!

Custo

A Sumitomo Chemical, além de se preocupar com a eficiência, se preocupa também em entregar uma ferramenta com um custo acessível. Sempre que ouvirem sobre a Sumitomo Chemical, saiba que você poderá contar com produtos que entregam excelentes resultados e viabilidade econômica. Consulte um dos nossos agrônomos de vendas para ter mais detalhes, conforme o Estado que você reside.

O custo-benefício é um ponto de atenção dos agricultores e indústrias produtoras. Então, ao utilizarem produtos biológicos, tenham atenção à eficiência, pois produtos biológicos não são iguais.

Sempre que seguirem com a aquisição desta ferramenta de controle, certifiquem-se sobre quais cristais e suas concentrações no KG/L. Nós, da Sumitomo Chemical, entregamos exatamente o que informamos, ou seja, no campo sempre terão os cristais que nós apresentamos, abrindo um leque de controle em diferentes lagartas. Pensem nisto!

ARTIGOS RELACIONADOS

Serapilheira Material combustível e o risco de incêndio

Autores Diego Munhoz Gomes diegomgomes77@gmail.com Fabiana Prieto Castanho fabianacastanho26@gmail.com Graduandos em Engenharia Florestal - UNESP/FCA Roque de Carvalho Dias Engenheiro agrônomo, mestre em Proteção...

Controle de pragas com manejos integrados

Sistemas integrados de produção, como a Integração Lavoura-Pecuária e esquemas de sucessão e rotação com intensificação de culturas, podem maximizar a produtividade, mas demandam...

Tecnologia inédita para o controle da lagarta-falsa-medideira é desenvolvida

Os primeiros resultados da pesquisa foram apresentados durante o 6º Encontro Técnico do RHAE Pesquisador na Empresa Fomentar as atividades de pesquisa e desenvolvimento nas...

Nutrição foliar diminui perdas na produção de soja

Carla Verônica Corrêa Doutoranda em Ciências Agronômicas pela UNESP " Botucatu cvcorrea1509@gmail.com Luís Paulo Benetti Mantoan Doutorando em Ciências Biológicas pela UNESP " Botucatu luismantoan@gmail.com   Na soja, as perdas de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!