16.4 C
Uberlândia
quinta-feira, julho 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasLavoro divulga Relatório de Sustentabilidade 2021/2022

Lavoro divulga Relatório de Sustentabilidade 2021/2022

O Grupo Lavoro, maior distribuidora de insumos agrícolas do Brasil, acaba de publicar o seu Relatório de Sustentabilidade 2021/2022, documento que engloba todas as ações de inovação, governança, desempenho social e ambiental realizadas pela empresa durante o período.

Sustentabilidade é um dos pilares do grupo, que tem um compromisso firmado com o Pacto Global das Nações Unidas, construindo um trabalho dentro da Agenda de 2030 da ONU, visando uma agricultura sustentável, produção responsável e crescimento econômico.

“Os últimos dois anos representaram um grande avanço para a nossa agenda sustentável. Durante o ciclo 21/22 desenvolvemos nosso Programa de Rastreabilidade, por meio de ferramentas digitais de monitoramento, e de um protocolo proprietário de avaliação. Isso nos levou a criar o Selo Lavoro de Sustentabilidade, elaborado com o objetivo de reconhecer, incentivar e divulgar boas práticas dos nossos clientes em suas fazendas”, informa Ruy Cunha, CEO do Grupo Lavoro.

De acordo com Monique Cardoso, Gerente Corporativa de Sustentabilidade da Lavoro, com o Programa de Rastreabilidade, a companhia busca avaliar os impactos ambientais de uma ponta à outra da cadeia produtiva por meio de suas atividades no mercado.

O Programa é resultado de um vasto estudo e mapeamento prévio de clientes Lavoro e suas fazendas, localizadas na Amazônia e no Cerrado brasileiro. “A partir disso, conseguimos elaborar um protocolo socioambiental que avalia os principais riscos a serem mitigados ou evitados dentro e fora das propriedades rurais”, explica Monique.

“Com o Programa de Rastreabilidade, nós teremos a certeza de que a soja, milho, trigo, café, algodão e outros produtos agropecuários produzidos por nossos clientes, serão aceitos em todos os mercados, sem qualquer restrição. As fazendas, arrendadas ou não, que estiverem 100% alinhadas aos protocolos exigidos pelo programa, recebem o Selo Lavoro de Sustentabilidade, como reconhecimento às boas práticas e compromisso com o meio ambiente”, complementa Cunha.

Selo Lavoro de Sustentabilidade

O Selo nasceu como parte do Programa de Rastreabilidade e da necessidade do aperfeiçoamento da avaliação socioambiental de clientes e fornecedores. Ele será concedido anualmente para todos os parceiros que estejam 100% regulares dentro dos critérios socioambientais, considerando a aderência ao Código de Conduta e Ética, Política de Sustentabilidade e boas práticas comerciais.

“O Selo foi implementado como projeto-piloto na safra 22/23, com um aumento progressivo de verificação nas próximas safras. Nossa meta é ter 100% de nossos clientes verificados até 2025. É uma maneira de garantir que o alimento que chega na mesa do consumidor final é um produto cultivado de forma responsável e alinhado aos nossos compromissos socioambientais”, enfatiza Monique.

Em 2022, a Lavoro automatizou os processos de análise de risco ambiental, adotando uma ferramenta de consulta que utiliza base de dados públicos, atrelada ao uso de inteligência artificial em suas avaliações, utilizando também recursos de georreferenciamento. São considerados 18 fatores de risco socioambiental, que inclui a situação do Cadastro Ambiental Rural (fazendas próprias e arrendadas), listas do IBAMA, ICMBio e secretarias estaduais de Meio Ambiente, lista de trabalho escravo e critérios de desmatamento irregular em diversos biomas brasileiros.

“O Selo Lavoro de Sustentabilidade é uma conquista para todo o mercado, já que há uma garantia de que os nossos clientes são 100% alinhados às políticas de preservação ambiental exigidas pela legislação brasileira. É um grande passo para a construção de um futuro agrícola sustentável”, finaliza o CEO da companhia.

ARTIGOS RELACIONADOS

Essere Group

Composto por quatro unidades de negócios, Bionat Agro, Floema, Kimberlit Agrociências e Loyder ...

Cafés de alta qualidade e em cápsulas são tendências de consumo entre os brasileiros

Pesquisa mais recente sobre o tema será apresentada durante a Semana Internacional do Café 2017, em Belo Horizonte Duas tendências marcam os hábitos mais recentes...

Soja brasileira: mais produtividade, mais sustentabilidade

É evidente que somente produzir não é mais uma opção, é preciso fazer com sustentabilidade.

Sustentabilidade no agronegócio é o tema de painéis durante Inova Trade Show

Com foco em inovação, palestras e mesas redondas nos dias 12 e 13 de junho discutem estratégias de produção, biodiversidade e práticas ESG

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!