18.1 C
São Paulo
quarta-feira, agosto 10, 2022
-Publicidade-
Inicio Revistas Grãos Lonza lança seu posicionamento para safra 2017/18 em parceria com a CropSolutions

Lonza lança seu posicionamento para safra 2017/18 em parceria com a CropSolutions

 Crédito Lonza
Crédito Lonza

As últimas semanas têm sido de trabalho intenso para a equipe da Lonza. Até o momento, foram mais de 30 eventos para profissionais do setor agrícola (produtores rurais, técnicos e agrônomos), buscando excelência para a próxima safra. Estas ações ocorreram nas regiões sul, sudeste e centro-oeste do Brasil e também no Paraguai.

Os eventos foram conduzidos pela DrªGizelly Santos, pesquisadora e gestora da CropSolutions, empresa de pesquisa, consultoria e planejamento, sediada em São Gabriel do Oeste, Mato Grosso do Sul.

Gizelly é engenheira agrônoma, possui mestrado em Produção Vegetal pela UEM (Universidade Estadual de Maringá) e doutorado em Proteção Vegetal na mesma instituição. O assunto abordado nas reuniões teve como tema: “Estratégia de controle de doenças na cultura da soja“, e foram explorados diversos assuntos relacionados, como a importância do pH de calda na aplicação dos fungicidas, a necessidade do uso de produtos que melhorem o controle de doença associado aos fungicidas e a importância de saber que cada produto tem o seu benefício, mas também possui suas limitações técnicas.

Para a pesquisadora, o ciclo de palestras traz inúmeras oportunidades, tanto para os agricultores quanto para os profissionais. “A troca de experiência neste momento é importante para entendermos as necessidades e as dificuldades encontradas pelos produtores no dia a dia, e assim levarmos aos profissionais resultados atualizados para que estes possam ajudar os produtores da região. Os treinamentos ministrados aos profissionais do setor agrícola são focados em levar soluções ao agricultor e, para isso, a conversa sobre as características químicas dos fungicidas é fundamental, pois assim entendemos o melhor momento para aplicação de cada produto. Além disso, a partir das características químicas dos fungicidas pode-se distinguir o que são fungicidas protetores de fungicidas específicos, e ainda a importância da associação dos dois nas aplicações para o controle das doenças na soja. A ideia é somarmos e não substituir, para proteger as moléculas fungicidas de prováveis resistências dos fungos a esses produtos“ afirma a Gizelly.

Peso na agricultura

Nas palestras falaram sobre aestratégia de controle de doenças na soja - Crédito Shutterstock
Nas palestras falaram sobre aestratégia de controle de doenças na soja – Crédito Shutterstock

A pesquisadora ainda ressalta que a Lonza pode contribuir neste cenário dinâmico que estamos presenciando: “Atualmente os produtos testados da Lonza, quando associados aos fungicidas específicos, têm mostrado algo além da melhora da eficácia de controle do fungicida sobre as principais doenças na cultura da soja e milho safrinha. Também mostraram maior flexibilidade nas associações de produtos e seletividade às culturas testadas“.

E ainda complementa: “O futuro da agricultura depende da proteção das moléculas fungicidas que temos atualmente e o desenvolvimento de novos produtos, como a Lonza tem feito e investido nesse setor, com ação diferenciada do que já temos no mercado, promove a longevidade aos fungicidas existentes, além de trazer mais segurança e alternativas de controle das doenças, em diversas culturas como soja, milho, algodão e HF“.

Ao final de cada evento foi apresentado o modo como a Lonza pode contribuir para minimizar os problemas enfrentados por todos da cadeia do agronegócio. Visando melhoria do controle de doenças, e principalmente redução de perda de produtividade que esta tem causado, ano após ano, na cadeia produtiva da soja, a Lonza apresentou suas soluções para o campo:

üCelenco™ DC Prime e Celenco™ AG+: adjuvantes que melhoram o desempenho do fungicida aplicado;

üFrexusâ„¢ Ceres Plus: fertilizante à base de cobre, cuja principal função é promover a resistência da planta, fazendo com que a mesma consiga se proteger melhor de ataques de patógenos. Possui em sua formulação um adjuvante diferenciado, que ajuda a evitar perdas de eficácia de produtos;

üFrexusâ„¢ CH Fert: fertilizante à base de oxicloreto de cálcio, que possui diversas funções que auxiliam a planta no combate às doenças.

Parceria

Gizelly ainda complementa sobre a parceria entre a Lonza e a consultoria. “A parceria surgiu em 2015, com a necessidade de posicionar produtos que atendessem a demanda do agricultor, bem como pudessem ser associados a outros fungicidas no controle das doenças em diversas culturas, sem trazer danos econômicos ou mesmo problemas de incompatibilidade de calda. Foi então que, depois de um embasamento técnico, refinamos o entendimento sobre os produtos e assim, juntos, pudemos contribuir com soluções para o dia a dia do agricultor.“

As empresas

A Lonza é uma empresa multinacional suíça que está completando 120 anos de fundação. Dentre os diversos segmentos de atuação, possui uma experiência elevada em controle microbiológico, em um portfólio com mais de mil marcas registradas ao redor do mundo.

Para o agronegócio, a empresa possui soluções tanto para indústria, com a linha de preservantes e produtos para formulação de defensivos e fertilizantes, como soluções para o agricultor, com a linha Celencoâ„¢ e Frexusâ„¢. Conheça mais em www.lonzaagro.com.br

A CropSolutions é uma empresa de Pesquisa, Assessoria e Consultoria e está situada na cidade de São Gabriel do Oeste (MS), que desenvolve trabalhos tanto da demanda vinda da indústria como do produtor rural, em diversos segmentos.

Atualmente atende mais de 50 empresas, entre nacionais e multinacionais, com uma gama de produtos já comercializados ou produtos em fase de teste. O objetivo: entender a demanda do produtor e encontrar as melhores soluções disponíveis no mercado, bem como auxiliar as empresas a preencher essa demanda.

Essa matéria você encontra na edição de setembro 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

Inicio Revistas Grãos Lonza lança seu posicionamento para safra 2017/18 em parceria com a CropSolutions