23.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 16, 2024
- Publicidade -
InícioEventosManejo de doenças na cultura da soja lota auditório no penúltimo dia...

Manejo de doenças na cultura da soja lota auditório no penúltimo dia do Show Safra

Pesquisadores se unem para apresentar resultados de experimentos no controle de doenças da soja.

Divulgação

O auditório da Fundação de Pesquisa e Desenvolvimento Rio Verde ficou lotado nesta no dia 23 de março com a mesa redonda: “Manejo de doenças e anomalias na cultura da soja”. A palestra faz parte da programação do Show Safra 2023, em Lucas do Rio Verde-MT.

Ferrugem asiática, mancha-alvo, cercosporiose, septoriose e oídio são apenas algumas das dezenas de doenças que podem comprometer a produtividade da soja, causando grande preocupação ao sojicultor.

Engenheira agrônoma e pesquisadora da Fundação Rio Verde, Luana Belufi reforçou que a equipe vem desenvolvendo pesquisas sobre essas doenças, que têm gerado problemas na cultura da soja na região de Lucas do Rio Verde e tirado a produtividade das últimas safras.

“Ainda não temos um agente causador do problema, mas já percebemos que tem uma resposta na adoção de manejo com uso de fungicidas para reduzir, então hoje eu pontuei alguns resultados que a Fundação conduziu, com nossas percepções da diferenças dos cultivares, como foi a contribuição da adoção de ferramentas de manejo e fungicidas, a época de semeadura, de forma geral são informações que o produtor rural observou para utilizar em sua propriedade para evitar prejuízos com essas anomalias que ainda estão em fase de identificação”, explicou Luana.

Alana Tomen, Engenheira Agronômica e pesquisadora da Proteplan, participou da roda de conversa e contribuiu com os resultados da safra obtidos nas estações experimentais. Segundo ela, depois de anos, finalmente nesta safra, a equipe conseguiu direcionar projetos de pesquisas especialmente voltados às anomalias da soja e obtiveram resultados positivos, que são mais consistentes.

“É evidente isso, sempre teve claro que haveria uma importância genética, ou seja, as variedade de soja se comportam de uma maneira diferente entre elas, e tratando-se de fungicidas, já que estamos tratando sim de complexo de doenças, a gente vê sim diferença entre os produtos e principalmente entre os momentos de aplicação de casa um deles , então conseguimos ajustar bem essa recomendação , que não passa só por fungicidas, passa também por variedade, momento, por tratamento de sementes, sistemas de produção, então a gente já está munido de informações.”, pontuou.

O público pode participar de palestras e fazer negócios na feira a partir das 8h da manhã. Todos os dias o local fecha os portões às 18h.

Programação completa está disponível nas mídias sociais da feira e no site do Show Safra – https://www.showsafra.com.br/programacao

ARTIGOS RELACIONADOS

Percevejos da soja: Alerta para os produtores de grãos

Os percevejos da soja (semelhantes a marias-fedidas) são insetos da ordem Hemiptera que se caracterizam por apresentar o aparelho bucal sugador (estiletes ou “agulhas” que usam para sugar partes da planta) e que causam grandes prejuízos a cultura.

Brasil deve se manter como grande exportador de commodities

A produção e a exportação de commodities deve seguir aumentando no próximo ano. Nesse cenário, o Brasil seguirá como um grande exportador de commodities...

Milho 2ª safra: Crescimento em área e rentabilidade

Conhecido como safrinha, o cultivo de milho após a soja é uma modalidade que traz ao empresário rural maiores rentabilidades em um ano agrícola.

Zinco aumenta a produtividade da soja

O zinco é um micronutriente requerido em pequenas quantidades pela planta, entretanto, sua disponibilidade faz toda a diferença na produção, pois este elemento está diretamente relacionado ao crescimento e formação dos grãos de soja.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!