21.6 C
Uberlândia
sábado, abril 26, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiManejo integrado de plantas daninhas em bananais

Manejo integrado de plantas daninhas em bananais

Liliane Rocha

Pesquisadora da Embrapa Amazônia Ocidental 

Crédito Ana Lúcia Borges

A cultura da bananeira é vulnerável à interferência negativa das plantas daninhas, que provoca sérios prejuízos, sobretudo redução de produtividade e da qualidade dos frutos.A adoção de ações de controle durante o período de maior vulnerabilidade, até cinco meses após o plantio das mudas, é fundamental para maximizar a capacidade competitiva da cultura contra a comunidade daninha.

Para o estabelecimento de um programa eficiente de manejo integrado o agricultor deve considerar as características das plantas daninhas, das variedades de bananeira utilizadas e a eficácia dos métodos de controle recomendados. Tal cuidado irá garantir máxima eficácia de controle das plantas daninhas, obtenção de produtividade e lucratividade esperadas com o mínimo de impacto negativo ao ambiente.

A tecnologia baseia-se na identificação e controle das plantas daninhas por meio de cuidados de limpeza dos plantios (que impeçam a entrada dessas espécies), e de técnicas de combate mecânico, físico e químico.

 

Prejuízos

 

A interferência negativa das plantas daninhas sobre a bananeira é responsável por acarretar prejuízos diretos, como atraso no crescimento e redução de produtividade, pois são competidoras eficientes por água, por nutrientes e por luz, resultando em perda de 85% na produtividade dos bananais quando nenhuma ação de controle é implementada.

Também podem ocorrer prejuízos indiretos, pois a interferência pode afetar a qualidade do produto colhido, com redução do tamanho e do número de pencas por cacho e de frutos por penca. As plantas daninhas que ocorrem em meio às bananeiras podem ainda ser hospedeiras alternativas de pragas e de doenças.

Essa matéria completa você encontra na edição de outubro de 2018 da Revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

 

Ou assine

ARTIGOS RELACIONADOS

Calagem favorece aproveitamento de nutrientes

Paulo Ricardo de Jesus Rizzotto Júnior Luiza Elena Ferrari Engenheiros agrônomos e mestrandos em Fitotecnia - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Gerarda Beatriz Pinto...

Corteva Agriscience™ passa a ser 100% independente

A Corteva Agriscience™ completou com sucesso sua separação da holding DowDuPont, tornando-se uma empresa 100% agrícola e uma das líderes globais, que oferece soluções completas para...

Nematicida orgânico para hortaliças

AutoresAna Elisa Lyra Brumat anaelisalbrumat@gmail.com Ana Carolina Lyra Brumat  anaelisalbrumat@gmail.com Engenheiras agrônomas, mestras em Produção Vegetal e bolsistas pesquisadoras do Incaper Jade...

Como fazer o manejo do estresse hídrico para uniformização da florada?

Autor Guy Carvalho  Produtor de cafés especiais, consultor agronômico e Coffee Producer Influencer A florada do cafeeiro é, sem dúvidas, um dos momentos mais bonitos da...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!