24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiManejo integrado de plantas daninhas em bananais

Manejo integrado de plantas daninhas em bananais

Liliane Rocha

Pesquisadora da Embrapa Amazônia Ocidental 

Crédito Ana Lúcia Borges

A cultura da bananeira é vulnerável à interferência negativa das plantas daninhas, que provoca sérios prejuízos, sobretudo redução de produtividade e da qualidade dos frutos.A adoção de ações de controle durante o período de maior vulnerabilidade, até cinco meses após o plantio das mudas, é fundamental para maximizar a capacidade competitiva da cultura contra a comunidade daninha.

Para o estabelecimento de um programa eficiente de manejo integrado o agricultor deve considerar as características das plantas daninhas, das variedades de bananeira utilizadas e a eficácia dos métodos de controle recomendados. Tal cuidado irá garantir máxima eficácia de controle das plantas daninhas, obtenção de produtividade e lucratividade esperadas com o mínimo de impacto negativo ao ambiente.

A tecnologia baseia-se na identificação e controle das plantas daninhas por meio de cuidados de limpeza dos plantios (que impeçam a entrada dessas espécies), e de técnicas de combate mecânico, físico e químico.

 

Prejuízos

 

A interferência negativa das plantas daninhas sobre a bananeira é responsável por acarretar prejuízos diretos, como atraso no crescimento e redução de produtividade, pois são competidoras eficientes por água, por nutrientes e por luz, resultando em perda de 85% na produtividade dos bananais quando nenhuma ação de controle é implementada.

Também podem ocorrer prejuízos indiretos, pois a interferência pode afetar a qualidade do produto colhido, com redução do tamanho e do número de pencas por cacho e de frutos por penca. As plantas daninhas que ocorrem em meio às bananeiras podem ainda ser hospedeiras alternativas de pragas e de doenças.

Essa matéria completa você encontra na edição de outubro de 2018 da Revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

 

Ou assine

ARTIGOS RELACIONADOS

Fertilizantes Tocantins – Consolidação da força na região Sudeste do Brasil

A unidade possui capacidade de expedição de 6 mil toneladas por dia e está interligada ao terminal da VLI em Araguari, podendo receber matéria-prima pelos modais...

Cenoura de inverno: qual a época certa de plantio?

A cenoura é uma hortaliça que naturalmente produz melhor em clima ameno, e seu plantio de inverno geralmente inicia-se no mês de julho e encerra em outubro. Isso porque esse grupo de cultivares é menos tolerante a condições de temperatura elevada, o que poderia comprometer o desempenho da cultura no campo.

Bosch na 26ª edição da Agrishow

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) a população mundial atingirá a marca de 9,6 bilhões pessoas em 2050 e serão necessários 60% a mais de comida, 50% a mais de energia e 40% a mais de água potável. A conectividade e a Internet das Coisas estão entre os elementos-chave que permitirão a transformação do setor nos próximos anos tanto no Brasil quanto no mundo.

O cálcio e a podridão apical do tomateiro

Lucas BaiochiRiboldi Doutorando em Fisiologia e Bioquímica de Plantas - Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz“ (USP) Paulo Roberto de Camargo e Castro Doutor em Agronomia...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!