20.6 C
Uberlândia
domingo, novembro 24, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiMariposa oriental compromete formação da planta

Mariposa oriental compromete formação da planta

Lagarta deve ser controlada no início da infestação

A lagarta conhecida como mariposa oriental (Grapholita molesta) impõe desafios à safra brasileira de maçã (Malus domestica). Para especialistas, ano após ano pomicultores devem focar nas medidas de controle da praga nos Estados Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Com vistas ao planejamento da próxima safra, a equipe técnica da companhia de origem ítalo-japonesa Sipcam Nichino recomenda monitorar a mariposa oriental desde o início do ciclo da cultura. Nos ataques mais severos, informa a empresa, a praga causa danos como secamento de ponteiros, ramos e frutos da planta.

Conforme o engenheiro agrônomo José de Freitas, da área de desenvolvimento de produtos da Sipcam Nichino Brasil, a orientação da empresa é iniciar aplicações de seu inseticida Trebon® 100 SC quando forem coletadas na lavoura, por meio de armadilhas, em média 20 machos/semana (fase adulta).

“Trebon® 100 SC é um produto de ponta e efeito de choque. Funciona imediatamente após aplicado”, diz Freitas. Segundo ele, o inseticida tem sido empregado com sucesso há várias safras na maçã, colhida principalmente entre os meses de fevereiro e maio no Sul brasileiro. De acordo com Freitas, o inseticida da companhia tem como ingrediente ativo o composto Etofrenpoxi.

“Além da eficiência no controle da praga, o produto é ideal para uso no manejo integrado de pragas (MIP) e também no manejo de resistência da mariposa oriental a ingredientes ativos de inseticidas”, reforça Freitas. Ele ressalta ainda que ataques da mariposa oriental à macieira se mostram mais representativos, do ponto de vista do dano econômico, na fase vegetativa da cultura. “Em geral os sintomas aparecem cerca de duas semanas após a eclosão da lagarta.”

De acordo com a Sipcam Nichino, Trebon® 100 SC tem se destacado numa série de estudos realizados em nível de campo, em diferentes culturas, em áreas experimentais e comerciais. Um dos diferenciais do produto, diz a empresa, é a ação rápida nos estágios ovo, larva e 1º instar de pragas.

A maçã brasileira registra média de produção anual acima de 1 milhão de toneladas. Conforme divulgou, em fevereiro último, a Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM), em 2021 as exportações da fruta, de aproximadamente US$ 40 milhões anuais, podem crescer na casa de 60%, ante a alta do dólar e à perspectiva de aumento da produtividade nas lavouras.

Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.

ARTIGOS RELACIONADOS

Sete motivos para usar aminoácidos no manejo da cultura de tomate

  Uso de produtos ricos em aminoácidos pode aumentar a produção e resultar em frutos de melhor qualidade Produtores de hortifrúti sabem que todas as culturas...

Alternativas eficientes contra a resistência de insetos

Com a expansão das áreas de colheita de cana sem queima (cana crua), a cigarrinha das raízes (Mahanarva fimbriolata) se mantinha como uma praga que tinha pouca importância econômica, porém, atualmente vem causando sérios danos, tornando-se um problema de relevância para a cultura.

Bacillus thuringiensis no controle de brocas do tomate

  Andrés da Silva Engenheiro agrícola, M.Sc. e consultor em cultivo protegido andresdasilva@live.ca   Apesar da grande importância do tomate no Brasil, esta sofre prejuízos enormes devido às pragas,...

Pragas e doenças – Ameaça ao caquizeiro

O caquizeiro possui diversos problemas fitossanitários relacionados ao seu cultivo e que culminam na redução da produtividade, qualidade da produção e, em alguns casos, a perda do produto comercial. As principais doenças relacionadas à cultura são a cercosporiose (Cercospora Kaki), antracnose (Colletotrichum horii), mofo cinzento (Botrytis cinerea), pestalozia (Pestalotiopsis spp.), a queima-dos-fios (Cerotobasidium sp.) e a galha da coroa (Agrobacterium tumefaciens). A cercosporiose e antracnose consistem nas principais doenças que ocorrem na cultura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!