21.6 C
Uberlândia
sexta-feira, maio 17, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesMato Grosso do Sul projeta crescimento de 10% na produção agrícola de...

Mato Grosso do Sul projeta crescimento de 10% na produção agrícola de 2023

A melhora na produtividade das lavouras é um dos principais fatores para o aumento na região

A soma de todos os produtos agrícolas a serem colhidos em Mato Grosso do Sul neste ano deve chegar a 70,57 milhões de toneladas, avanço de 10,51% em relação ao ano passado, segundo a Coordenadoria de Economia e Estatística da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), com base no Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Créditos: Pixabay

A melhora na produtividade das lavouras, beneficiadas pela regularidade das chuvas, é um dos principais fatores para o aumento. A área de plantio também projeta crescimento, passando de 6,92 milhões para 6,97 milhões de hectares.

Segundo o especialista Leonardo Sodré, CEO da GIROAgro, uma das maiores empresas de fertilizantes do país, “é necessário manter pesquisas no radar para que especialistas e suas equipes possam se adaptar em busca de maiores tetos produtivos. Se mantivermos o ritmo de investimentos, aprimoramento de técnicas e desenvolvimento tecnológico, novos recordes serão batidos em menores períodos”.

O produto que promete maior impacto no volume de produção agrícola é a cana-de-açúcar, devendo atingir 44,7 milhões de toneladas, crescimento de 9,83% em comparação à safra passada. A soja aparece em seguida com estimativa de 13,11 milhões de toneladas, aumento de 53,58% no volume e 3,63% na área.

Sodré pontua que a produção deve crescer principalmente com adoção de tecnologias e utilização de fertilizantes, resultando em grandes resultados a cada safra. “O Estado protagonizando suas especialidades e técnicas vai gerar resultados que impactarão em recordes de produção das safras 2023/24”, finaliza.

ARTIGOS RELACIONADOS

Excesso de chuvas favorece incidência de fungos e bactérias

Fase atual de plantações na região demanda ações de manejo para o controle de doenças

Chuvas no RS: negócios gaúchos terão prioridade no crédito com aval do Sebrae

A instituição fez o aporte de R$ 2 bilhões no Fundo de Aval para a Micro e Pequena Empresa (Fampe) e deve gerar R$ 30 bilhões em empréstimos

Chuvas durante a colheita da soja interferem na qualidade e atrasam milho safrinha

Umidade acima de 14% pode provocar danos mecânicos durante o processo da colheita, depreciando ainda mais os grãos

Aviões semeiam nuvens e fazem chover sobre os canaviais

Conheça a tecnologia de indução de chuvas localizadas desenvolvida pela ModClima, empresa paulista que utiliza aeronaves para “semear” nuvens e fazer cair água do céu. É a “dança da chuva” da atualidade, só que muito mais tecnológica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!