23.6 C
Uberlândia
domingo, abril 27, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasMinas Gerais quer resgatar a produção de mandioquinha-salsa

Minas Gerais quer resgatar a produção de mandioquinha-salsa

Mandioquinha-salsa 09 - Crédito Embrapa Hortaliças
Emater-MG, em parceria com a Embrapa, busca profissionalizar o cultivo no Estado com criação de bancos de muda – Crédito Embrapa Hortaliças

A criação de bancos de muda de mandioquinha-salsa foi a solução encontrada pela Emater-MG para melhorar a qualidade da produção da hortaliça em Minas Gerais. A consolidação comercial da mandioquinha-salsa no Estado ocorreu por volta de 1970. Mas nas décadas seguintes, o surgimento de tecnologias e o maior apelo comercial de outros produtos, como a batata e o morango, fizeram com que os agricultores optassem por novas culturas.

Mandioquinha-salsa 08 - Campo de mudas pré-brotadas - Ibiá MG - Crédito Embrapa Hortaliças
Lavoura de mandioquinha-salsa – Campo de mudas pré-brotadas em Ibiá – MG – Crédito Embrapa Hortaliças

Além da troca de cultivo da mandioquinha por outros produtos mais rentáveis, muitos agricultores deixaram de investir na produção de mudas sadias para o plantio da hortaliça. A prática mais comum passou a ser o uso de “filhotes“ das mesmas plantas que foram colhidas. “Com isso o vigor e a sanidade das mudas ficam comprometidos, inclusive com o aumento da carga viral do material utilizado para plantio“, explica Georgeton Silveira, coordenador estadual de olericultura da Emater-MG.

Beneficiamento de mandioquinha-salsa - Crédito Dirceu Painha
Beneficiamento de mandioquinha-salsa – Crédito Dirceu Painha
Mandioquinha-salsa lavada - Crédito Dirceu Painha
Mandioquinha-salsa lavada – Crédito Dirceu Painha
beneficiamento de Mandioquinha-salsa - Crédito Dirceu Painha
beneficiamento de Mandioquinha-salsa – Crédito Dirceu Painha

Desde 2010, a Emater-MG, a Embrapa Hortaliças, agricultores e prefeituras desenvolvem um trabalho para melhorar a qualidade das mudas de mandioquinha-salsa com a criação de bancos de multiplicação de mudas em 17 municípios localizados no Sul de Minas e no Campo das Vertentes, principais regiões produtoras no Estado. Técnicos e produtores foram capacitados e o material para multiplicação das mudas foi fornecido pela Embrapa. Cada banco, que recebeu de mil a 2 mil mudas, gerou de 25 mil a 50 mil novas mudas em condições ideais de plantio. Segundo o coordenador da Emater-MG, os bancos já forneceram mudas de melhor qualidade para cerca de 150 agricultores.

Produção em Minas

Mandioquinha-salsa em lavador de Senador Amaral - MG - Crédito Nuno Madeira
Mandioquinha-salsa em lavador de Senador Amaral – MG – Crédito Nuno Madeira

O Estado é o maior produtor nacional de mandioquinha-salsa. Na safra 2013/2014, a produção foi de 55 mil toneladas em uma área de 3,5 mil hectares. Para a safra 2014/2015, a área plantada é de 3,8 mil hectares e a produção estimada é de 60,2 mil toneladas.

No Sul de Minas Gerais, a maior parte da comercialização ocorre por meio de compradores locais e regionais, que possuem estruturas para a limpeza e classificação das raízes. Já em outras regiões do Estado, a maior parte da comercialização é feita na Ceasa de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. O pico da safra ocorre entre maio e agosto.

Baroa lavada em Mal Floriano - ES - Crédito Embrapa Hortaliças
Baroa lavada em Mal Floriano – ES – Crédito Embrapa Hortaliças

Os cinco principais produtores do Estado estão na região Sul. São eles: Ipuiuna (8,4 mil toneladas), Espírito Santo do Dourado (6,6 mil toneladas), Campestre (4,8 mil toneladas), Caldas (4,2 mil toneladas), Toledo (4 mil toneladas).

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Controle biológico de coró em morango

Autores Anna Carolina Abreu Francisco e Silva Graduanda em Agronomia – Universidade Federal de Lavras (UFLA) annacabreufs@gmail.com Letícia Silva Pereira Basílio Doutoranda em Agronomia/Horticultura...

Como escolher as variedades de morango para plantio?

Para a definição do plantio de uma determinada cultivar, o agricultor deve definir, inicialmente, se deseja plantar uma cultivar de dias curtos ou de dias neutros.

Acordo de cooperação entre Imaflora e SEMA-MT darámais transparência a setor madeireiro de Mato Grosso

Informações de produção e transação madeireira estarão disponíveis para consulta em plataforma virtual O Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) assinou, na...

Manejo ideal da seringueira aumenta produção de borracha

  Juliano Quarteroli Silva Engenheiro agrônomo, doutor em Fitotecnia e assistente agropecuário da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!