27.6 C
Uberlândia
sexta-feira, julho 19, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosMulching reduz botrytis em morango

Mulching reduz botrytis em morango

Foto: Agroflex

Mário Calvino Palombini
Engenheiro agrônomo, sócio-diretor da empresa de consultoria Resíduo Zeros Agro
vermelhonatural@hotmail.com

O mulching, que compreende a cobertura plástica do solo ou substrato, é uma técnica usual na cultura do morango. Sua instalação no solo pode ser antes ou depois do plantio.

Quando instalado antes do plantio, protege o solo contra erosão em período de excesso de precipitação pluviométrica, mas é importante que o solo seja irrigado para se manter úmido.

A instalação após o plantio geralmente ocorre para otimizar os trabalhos culturais quando a disponibilidade de tempo é reduzida. Neste caso, pode-se fazer a umidificação do solo pré-plantio com sistema de aspersão. É recomendado usar uma estaca próximo à planta como marcador para determinar o local de abertura do plástico.

Instalação do plástico

Na preparação do solo, antes de instalar o mulching o solo deve ser bem destorroado, deixando bem pulverizado. Este fator melhora a eficiência da fertirrigação.

O solo deve se manter úmido por irrigação por aspersão ou por precipitações pluviométricas para o seu assentamento. Na sua instalação é recomendado que o mulching fique encostado no solo, evitando bolsões de ar.

Funcionalidade

As principais funções do mulching são: controle de plantas daninhas, de perda de água e nutrientes, aumento da temperatura do solo, evitar o contato direto com o solo ou substrato e proteção contra sujeira, insetos e excesso de umidade.

No caso do excesso de umidade e o contato com a matéria orgânica do solo, o mulching é um fator que dificulta a inoculação de doenças como antracnose e, principalmente, mofo cinzento (Botrytis cinerea).

Fungo alarmante

Botrytis é um fungo saprófita facultativo, saprófita por ser um organismo que vive nas matérias orgânicas em decomposição e facultativo, por não necessitar obrigatoriamente de um hospedeiro para sobreviver.

Ataca muitas espécies de plantas, principalmente mudas de espécies florestais (eucalipto e coníferas). Em viveiro, aparece como um “bolor cinzento”, se desenvolvendo na parte apical dos rebentos, em mudas novas, podendo causar a sua morte.

Em infecções severas, provoca o apodrecimento dos tecidos suculentos da parte aérea, como flores, folhas e, principalmente, frutos.

Controle

Para a infecção da Botrytis, necessita de um período com umidade muito alta, acima de 95% de umidade do ar. Estas condições podem ser facilitadas pelo plantio excessivamente adensado e plantas enfraquecidas por estressores (biótico ou abiótico).

Por este motivo, a colocação do mulching antes do plantio, um bom manejo de fertirrigação, adensamentos de plantas adequados à variedade e alguns tratos culturais, como evitar o toque com as mãos diretamente sobre os esporos são fatores que ajudam a reduzir o ataque de Botrytis.

ARTIGOS RELACIONADOS

Calhas beneficiam cultivo de tomate mais saudável

Douglas José Marques Professor de Olericultura e Melhoramento Vegetal da Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas) douglas.marques@unifenas.br Vladimir Landiva Representante técnico da Solotec Soluções Agrícolas A crescente demanda por...

Parceria forte – AgroCultivo e Vivaz Consultoria

AgroCultivo e Vivaz Consultoria fecham acordo de distribuição das mudas de morango e framboesa da empresa espanhola ViverosCalifornia para o mercado brasileiro Em novembro, os...

Produtores mineiros investem em sistema alternativo de morango

  Modelo pode reduzir em até 50% o uso de defensivos e aumentar a produtividade em até 30%   Produtores de morango do Sul de Minas estão...

Estufas: cultivo de pepino japonês

Segundo a Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM), foram comercializadas em 2017 aproximadamente 34,3 milhões sementes de pepino japonês. Considerando uma densidade populacional média de 25 mil plantas por hectare, a área cultivada com esse tipo de hortaliça foi em torno de 1,37 mil hectares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!