26.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 14, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiQuais os benefícios do mulching para a produção de uvas de mesa?

Quais os benefícios do mulching para a produção de uvas de mesa?

Autor

Givago Coutinho
Doutor em Fruticultura e professor efetivo do Centro Universitário de Goiatuba (UniCerrado)
givago_agro@hotmail.com
Crédito-Erasmo Reis

O mulching é uma técnica eficaz de proteção das uvas de mesa, que precisam ter qualidade visual e sabor, ao mesmo tempo. O plástico é aplicado diretamente no solo e combate o ataque de ervas daninhas, controla a temperatura do solo, reduz a evaporação da água e proporciona economia de 50% de água. Com isso, o ciclo de produção é diminuído, propiciando o aumento do número de colheitas.

Benefícios

Dentro do processo de produção, o manejo dos tratos culturais tem sido um dos fatores mais relevantes para o êxito da cultura. Nesse contexto, a utilização de cobertura de solo vem se destacando devido à sua relativa capacidade no controle de plantas infestantes.

Tal técnica de cobertura é conhecida como “mulching” e consiste em uma barreira física à transferência de energia e vapor d’água entre o solo e a atmosfera, podendo ser formada por um material orgânico como folhas, serragem ou palha ou mesmo por filme plástico especial.

Em algumas regiões como em Jundiaí (SP), uma das principais formas de utilização de cobertura do solo é feita por meio da aplicação de cobertura morta de capim-gordura após as capinas de inverno ou início da primavera.

Como implantar

Nesse sistema, o solo recebe uma cobertura que pode ser constituída por um filme plástico de espessura fina ou outro material, que terá a função de proteger o solo e o sistema radicular das plantas. Tal cobertura é geralmente colocada sobre as linhas de cultivo no caso das fruteiras, ou sobre os canteiros, no caso de olerícolas.

Nota-se que ocorre um aumento na utilização desta técnica hoje no Brasil, sobretudo para a produção de hortaliças e frutas. A utilização do mulching apresenta baixo custo de implantação, quando comparada às vantagens que traz consigo.

Seu uso pode reduzir o consumo de água, por evitar a evaporação, evita o crescimento de plantas daninhas, controla e manipula o microclima, na maioria dos casos, evita o contato dos frutos com o solo, favorece o crescimento das plantas, diminui perda de fertilizantes e diminui amplitude térmica entre o dia e a noite, como no caso do filme plástico por exemplo.

Em campo

Alguns autores relatam que os frutos produzidos em áreas com a utilização de mulching apresentaram maior tamanho em comparação com áreas convencionais, proporcionando melhorias na classificação para comercialização e ampliando a porcentagem de ganho na comercialização.

Contudo, a utlização de “mulching” plástico ainda é pouco estudada na viticultura.

ARTIGOS RELACIONADOS

Ácidos húmicos aumentam o desenvolvimento de raízes da cebola

  Nilva Teresinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora do Curso de Engenharia Agronômica do Centro Regional Universitário de Espírito...

Vitrines Tecnológicas reúnem as últimas novidades para a lavoura arrozeira

Vinte e oito estações de 16 empresas e instituições estarão mostrando seu trabalho na Abertura Oficial da Colheita do Arroz no mês de fevereiro...

IV Encontro dos Produtores de Trigo de Minas Gerais destaca a força da cultura

  O Moinho Sete Irmãos promoveu, no dia 31 de março, em Uberlândia (MG), o IV Encontro dos Produtores de Trigo de Minas Gerais 2017,...

Fosfito no manejo de doenças do cafeeiro

Manoel Batista da Silva Júnior mjunior_agroufla@yahoo.com.br Deila Magna dos Santos Botelho Pós-doutorandos- DFP" Universidade Federal de Lavras (UFLA) Gustavo César Dias Silveira Mestrando - DFP- UFLA O cafeeiro...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!