16.4 C
Uberlândia
quinta-feira, julho 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosMulching x plantas daninhas do mamão

Mulching x plantas daninhas do mamão

Camila Queiroz da Silva Sanfim de SantAnna
Engenheira agrônoma – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
agro.camilaqs@gmail.com
Paulo Henrique Santarosa
Engenheiro agrônomo – ESALQ/USP
santarosa.pauloh@gmail.com

Dentre as frutíferas largamente produzidas pelo mercado brasileiro, o mamão se destaca em escala mundial de produção, sendo bastante requerido para consumo in natura. O Brasil é um dos maiores produtores dessa fruta e seu cultivo ocorre em todas as partes do País, com destaque para os Estados do Espírito Santo, Bahia e Ceará.

Devido ao seu notório e expansivo mercado e dentro de uma cadeia de produção cada vez mais competitiva, técnicas de cultivo que possibilitem agregação de valor ao produto, melhor produtividade e custo-benefício são demandadas.

Exigências do mamão

A cultura do mamoeiro requer alta demanda hídrica, fertilizantes e matéria orgânica a fim de atingir seu potencial de produção. Tais fatores contribuem para a infestação do solo por plantas daninhas e, consequentemente, implicam em efeitos negativos sobre a cultura, como perdas na semeadura direta, alta competição com as mudas transplantadas e alto custo com controle ao longo de seus estádios de desenvolvimento. 

O período crítico que consiste na interferência prejudicial ocasionado pelas plantas daninhas à cultura deve ser levado em conta antes e depois da prática de amontoa, assim como o sistema de plantio ou tipo de irrigação optado pelo produtor.

Na literatura, ressalta-se, ainda, a dificuldade na exatidão quanto à descrição desse período para o mamoeiro. Geralmente, no cultivo comercial, entre o terceiro e quarto mês (período que corresponde ao intervalo entre transplantio e sexagem), predominam as capinas manuais.

Após a sexagem, com a realização da amontoa, emprega-se o controle químico com o uso de herbicidas não seletivos de pós-emergência para o controle das daninhas.

Mulching

A utilização de práticas de manejo alternativo que visam à otimização de recursos naturais concomitantemente à redução de custos de produção é bastante requerida quando o assunto é produção vegetal. Neste contexto, a técnica conhecida como mulch ou mulching, a qual consiste no uso de alternativas para recobrimento do solo, tais como folhas secas, cascas, pedriscos, palhas ou mantas plásticas, tem expandido seu uso em distintos cultivos.

A escolha dos materiais a serem empregados dependerá de fatores como condições climáticas, época do ano, disponibilidade de matéria-prima e recursos financeiros.

Vantagens

Especificamente as mantas plásticas à base de polietileno têm indicações de benefícios comprovados em inúmeras culturas, dentre os quais podemos citar a dissipação de parte da radiação incidente no solo, reduzindo a perda de água do solo por evaporação.

São, ainda, barreira física no controle das plantas daninhas; promovem maior aproveitamento dos fertilizantes, uma vez que minimizam a perda de água do solo e a manutenção dos mesmos; reduzem os efeitos de crosta formada pela chuva e luz solar e os gastos com o controle de plantas daninhas.

Também diminuem os custos com mão de obra, tanto em capina quanto com aplicação de herbicida.

Opções

O plástico do mulching varia conforme sua coloração – o preto é indicado para regiões mais frias devido ao aumento da temperatura do solo, no entanto, pode implicar na queima foliar baixeira, e de frutos, a depender da região e incidência solar.

O preto e branco já possui maior dispersão da luz, com alta refletividade, promovendo, inclusive, a percepção ascendente da luz no fruto, o que impactará em sua melhor qualidade e uniformidade de desenvolvimento e maturação. E o preto e prata consiste em um intermediário entre o preto e o preto e branco.

Custo

Em termos econômicos, no controle de plantas daninhas com capinas nos três primeiros meses de implantação da cultura do mamoeiro temos os custos médios registrados de R$ 1.200,00/ha.

Já o custo médio do plástico mulching, tamanho 1,60 m x 500 m, a depender da coloração e especificações, e não considerando demais valores como mão de obra para instalação, tem-se um valor médio de R$ 500,00.

Já o controle químico, embora apresente elevada eficácia e custo reduzido em relação às operações de capinas e os custos iniciais na implantação do mulching, possui algumas implicações sob o ponto de vista ambiental, limitações de produtos registrados para a cultura, além da necessidade do conhecimento quanto à seletividade, restringindo as opções no manejo químico.

Ademais, ressalta-se que a cobertura com mulching vai possibilitar outros benefícios além do controle das plantas daninhas, diferentemente do que se espera com as práticas de controle mecânico e químico.

Por fim, caberá ao produtor, diante de sua realidade, definir a melhor alternativa que o possibilite ganhos de produção, oferta de produtos de melhor qualidade e aumento de sua rentabilidade.

ARTIGOS RELACIONADOS

Panorama nacional da produção de melancia

A produção brasileira de melancia corresponde a 105.064 hectares de área colhida e a 2.314.700 toneladas. O Nordeste lidera em termos de área plantada e de produção, com 36.864 ha e uma produção de 663.458 toneladas, seguido pelas regiões sul, norte, centro-oeste e sudeste do País. Dentre os Estados, o Rio Grande do Sul é o maior produtor nacional (18.551 ha).

Electro Plastic mostra diferenciais do AgroplásMulching

  O mulching reduz a evaporação da água no solo por fazer uma barreira impermeável acima do perfil. O grupo Irmãos Andrade usou o mulching...

Adubação verde: mamoeiro agradece

A adubação verde aumenta a quantidade de matéria orgânica no solo, favorecendo sua utilização.

Lançamento: Hotsite calcula potencial de incremento de produção instantaneamente

Netafim lança nova ferramenta de comunicação   Para divulgar suas histórias de sucesso no Brasil, a Netafim, empresa pioneira e líder mundial em soluções de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!